quarta-feira, 27 de abril de 2011

Separação dos pigmentos das tintas

Adaptação Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis


MATERIAIS UTILIZADOS
·         Frasco grande ou copo de boca larga
·         Tesoura
·         Fita cola
·         Papel de filtro
·         Canetas de feltro (canetinhas)
·         Sal
·         Água
·         Colher

PROCEDIMENTO
·         Corte um retângulo de papel filtro com tamanho suficiente que, ao ser enrolado sem que as beiradas se sobreponham, caiba no frasco ou copo que será usado.
·          Trace uma linha na horizontal a 4 cm da parte inferior do papel filtro e sobre essa linha faça pequenas manchas de diferentes cores (incluir de preferência algumas cores escuras).

·         Coloque água no frasco até aproximadamente 3 cm de altura, adicione meia colher de sal e mexa bem.
·         Faça um tubo com o papel, fixando-o com a fita cola, tomando cuidado para não sobrepor as beiradas, coloque-o no frasco ou copo, tampe e aguarde até que a água suba cerca de 4 cm da parte superior do papel filtro.

·         Retire o papel e deixe secar.

O QUE ACONTECEU?
·         Observam-se manchas de várias cores a diferentes alturas do papel. O que é isso? É a separação dos vários pigmentos presentes na composição das tintas.
·         Os pigmentos são pós ou partículas sólidas finamente divididas e insolúveis. São utilizados para dar cor, opacidade, certas características de resistência e outros efeitos. Podem ser: ativos, que conferem cor/opacidade ou inertes, que conferem certas propriedades como diminuição de brilho e resistência.
·         Esses pigmentos são compostos diferentes que tem diferentes afinidades pela água e pelo papel, então à medida que a água sobe dissolve esses pigmentos e os leva com ela. Mas devida a diferenças de afinidades, eles são arrastados a
velocidades diferentes, por isso ficam separados.


REFERÊNCIAS

         ·            Umaquimicairresistivel.blogspot.com/2011/01/separação-de-pigmentos-de-tintas.html (23/04/2011)


Nenhum comentário:

Postar um comentário