quarta-feira, 22 de junho de 2011

Bolsista: Alessandro Barbosa
Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje, em nossa coluna de Química do Dia-a-dia, vamos falar sobre um fenômeno que ocorre em nossas casas e muitas vezes não sabemos porque isso acontece.
Muitas vezes chegamos em casa depois de um dia inteiro de atividades e vamos direto para  a geladeira procurando um copo com água bem gelado e ai temos uma surpresa : a água pegou gosto dos alimentos que estavam na geladeira .


Será que a Química explica isso? É claro meus amigos.
Bem, quando colocados na geladeira, os alimentos tendem a desprender partículas de água que ficam dispersas dentro da geladeira. Segundo o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo, “Quando esse líquido sai, carrega junto algumas moléculas da comida”, assim quando colocamos alimentos com odor forte na geladeira, como cebola, carnes temperadas, peixes, entre outros, esses alimentos liberam partículas de água com micropartículas desses alimentos que irão circular pelo ambiente e se depositar em qualquer lugar que estiver desprotegido e destampado, daí vem o gosto ruim na água.
Mas, como fazer para se evitar esse fenômeno?
Neste caso valem as dicas da vovó, como colocar um pedaço de carvão na geladeira e manter os alimentos bem tampados.
Então até a próxima meus caros! E espero que tenham gostado.


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário