quarta-feira, 22 de junho de 2011

EXPERIMENTO XII

Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis
Olá leitores do blog, hoje continuaremos falando dos minicursos apresentados pelos bolsistas do IFG – Campus de Uruaçu, dentro do projeto PIBID, aos alunos do CEAN e do integrado de Química do IFG.
O minicurso do qual falaremos hoje é “UMA QUÍMICA VENENOSA”, que foi ministrado pela bolsista Leidiane no dia 01/06 às 8h00m da manhã e contou com a presença de alunos. Ao se deparar com o nome do minicurso, o que lhes vem a cabeça? Se alguém pensou em agrotóxicos, acertou.
Para iniciar, a bolsista começou falando da história do surgimento dos agrotóxicos no Brasil e no mundo. Em seguida, ressaltou os perigos que eles podem causar aos seres vivos, em especial aos seres humanos, dando ênfase ao perigo do seu uso exagerado, fato que ocorre em alguns países.
Como a área em que atuamos é a Química, nossa bolsista não deixou de dar a devida importância os compostos químicos presentes nos agrotóxicos. E os classificou-os quanto aos tipos mais usados e onde serão usados, sua periculosidade e os sintomas ocorridos em caso de intoxicação.
Para finalizar, procurou-se mostrar um pouco do que são os alimentos ditos “Orgânicos” e os transgênicos.
Mas como nossa coluna é sobre experimentos, vamos ao nosso objetivo principal. A bolsista trabalhou dois experimentos com os alunos: Um fungicida feito com Cavalinha, usado para fortalecer as plantas contra pulgões, cochonilhas e outros fungos e um repelente contra insetos, ambos de fabricação caseira. Postarei hoje o repelente.

REPELENTE CONTRA PERNILONGOS, BORRACHUDOS E MOSQUITOS DA DENGUE

MATERIAIS UTILIZADOS
·         1/2 litro de álcool
·         1 pacote de cravo da Índia (10 g)
·         1 frasco com óleo corporal infantil (100 mL), pode ser de amêndoa, camaomila erva-doce, aloe vera)

PROCEDIMENTOS
·         Coloque o cravo no álcool para que este fique em maceração (curtindo) durante 4 dias, agitando-o de manhã e à tarde;
·         Depois de passado o período da maceração, adicione o óleo corporal;
·         Pronto, você já pode usar seu repelente caseiro;
·         Passe uma pequena quantidade nos braços e pernas e logo os mosquitos sairão de perto de você.

EXPLICANDO...
·         O cravo tem um componente em sua estrutura, o Engenol que é responsável pelo seu aroma e que age como um repelente de insetos. Ele pode ser espalhado pela cozinha, pois serve para repelir também as formigas deste local. Pode ser usado nos animais para repelir pulgas.
·         O aroma expelido do cravo da Índia, evita que o mosquito sugue o sangue, sendo assim, ele não consegue energia suficiente para maturar os ovos e atrapalha a postura. Com isso, vai diminuindo a proliferação deste na natureza.

OBS.: Ao utilizar o repelente, todos os que estiverem presentes, terão que usá-lo, como em um mutirão, para que o resultado esperado seja atingido.

Espero que tenham gostado da matéria de hoje. Façam comentários para que a coluna possa ser melhorada. Se houver interesse pelo outro experimento que foi feito no minicurso de hoje, façam comentários com pedidos, que ele será postado futuramente.

REFERÊNCIAS
·         www.sucen.sp.gov.br
·         www.sitecurupira.com.br
·         www.planetaorganico.com.br
·         www.anvisa.gov.br/conceito.htm
·         www.embrapa.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário