quarta-feira, 1 de junho de 2011

                                                    Bolsistas: Alessandro Barbosa e Gisléia

Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje, em nossa coluna de Química do Dia-a-dia, vamos falar sobre um assunto discutido no minicurso “Delicias Quimicamente Pasteurizadas” apresentado aos alunos do ensino médio, pela nossa amiga Mônika, no IFG. Alguém sabe? É O LEITE!   

Para quem perdeu o minicurso, segue algumas informações da composição química do leite:

Estima- se que o leite possua em torno de cem mil constituintes distintos, embora a maioria deles não tenha ainda sido identificada. A composição aproximada do leite de vaca é apresentada na Tabela 1.


O leite contém teores consideráveis de cloro, fósforo, potássio, sódio, cálcio e magnésio e baixos teores de ferro, alumínio, bromo, zinco e manganês, formando sais orgânicos e inorgânicos. A associação entre os sais e as proteínas do leite é um fator determinante para a estabilidade das caseínas ante diferentes agentes desnaturantes. O fosfato de cálcio, particularmente, faz parte da estrutura das micelas de caseína.

Considerando a variação da composição do leite, a legislação vigente do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) determina valores mínimos de seus componentes, considerando-se leite normal, o produto que apresente:

  • Teor de gordura mínimo de 3% (três por cento);
  • Lactose - mínimo de 4,3 (quatro e três décimos por cento);
  • Extrato seco total (Soma dos percentuais de gordura, proteínas, lactose e sais minerais) mínimo de 11,5% (onze e cinco décimos por cento).
  • Extrato seco desengordurado (Extrato Seco Total menos o teor de gordura) mínimo de 8,5% (oito e cinco décimos por cento).
  • Proteínas – mínimo de 2,9 g/100ml

Bem como vimos o leite contêm minerais considerados essenciais à dieta do ser humano, a ação fisiológica dos diferentes sais do leite é importante, principalmente do fosfato de cálcio, na formação de ossos e dentes. Então, fique atentos, leite é saúde. Até mais!


 Fontes:


http://qnint.sbq.org.br/qni/visualizarTema.php?idTema=18


Nenhum comentário:

Postar um comentário