segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cálcio (Ca)

Bolsista: Leonice

Olha pessoal! Hoje vamos falar um pouquinho do elemento Cálcio (Ca) e de sua importância no nosso dia a dia. O Cálcio é um metal da família alcalino- terrosos pertence ao grupo II da classificação periódica dos elementos químicos. De número atômico 20(20 prótons e 20 elétrons) e massa atômica 40u.
O cálcio é um metal de baixa dureza, prateado, que reage facilmente com o oxigênio do ar e com a água. Na natureza ele nunca foi achado isolado, como metal, sendo encontrado principalmente como constituinte de rochas, como calcáreos, como a mármore (CaCO3), gipso (CaSO4.2H2O) e fluorita (CaF2). A apatita, um fluorfosfato de cálcio, é outro minério de cálcio bastante comum. Ocorre também em dentes, nas cascas de ovos, em pérolas e nas conchas de muitos animais marinhos.
A uma grande importância do Cálcio em nosso organismo, no corpo humano, o Cálcio representa cerca de dois por cento do total e é o principal componente inorgânico de dentes e ossos. A deficiência de Cálcio principalmente na alimentação das crianças pode provocar uma malformação óssea, conhecida como raquitismo.
 A falta de Cálcio no organismo, principalmente nas mulheres adultas, é o centro de debates sobre a osteoporose, que se tornou uma epidemia silenciosa, entre as mulheres. Lembremos que, com a idade, o capital ósseo diminui lentamente e que a osteoporose corresponde ampliação deste fenômeno fisiológico.

Os alimentos ricos em Cálcio nos ajudam a se proteger um pouco da esteoporose que são eles leite e derivados, ovos, verduras, cereais integrais estas são algumas fontes de Cálcio. Estas são suas principais funções, fortalecer ossos e dentes, atuar na coagulação do sangue e na contração muscular.


Referência:
Scielo
Química nova na escola


Nenhum comentário:

Postar um comentário