quinta-feira, 31 de março de 2011

Composição Química do Bafômetro

Olá blogueiros do quipibid!  Neste post vamos falar sobre o bafômetro e seu funcionamento, espero que gostem!                     
                  
Composição Química do Bafômetro
          Praticamente todos os tipos de bafômetros utilizados pela policia federal, funcionam a base de reações químicas, o dicromato de potássio e a célula de combustível são os principais reagentes.           
           Em ambos os testes, o motorista deve assoprar o bafômetro com força [sopro de 5 segundos].           
           Vejam como funciona cada um destes bafômetros:
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       Bafômetro “dicromato de potássio”
                               
       -O ar expelido pelos pulmões do suspeito e bombeado em uma solução de dicromato de potássio fortemente acidulado [acido sulfúrico]; O etanol presente na boca do motorista [se este consumiu bebida alcoólica] reage com os íons dicromato da solução, produzindo acetaldeido e íons cromo [III];                                     
      
       - Em razão da reação química, ocorre uma mudança na cor da solução, a cor característica laranja passa por um tom esverdeado, acusando a presença de álcool.


Bafômetro “célula de combustível”
A diferença deste para o primeiro é que o dicromato muda de cor na presença do álcool enquanto a célula gera uma corrente elétrica.
       Os efeitos provocados pelos resíduos do álcool etílico presentes no hálito do indivíduo é que ativam a corrente elétrica.

Processo de funcionamento:
       -A avaliação do grau alcoólico é baseada nas mudanças das características elétricas de um sensor. O sensor é constituído por materiais cuja condutividade elétrica é influenciada por meios externos, em geral são compostos de óxido de estanho [SnO2] depositado sobre um substrato isolante;            
      -A condutividade elétrica do aparelho aumenta quando entra em contato com o álcool, devido a liberação de elétrons na reação.
      Os elétrons presentes passam por um fio condutor , gerando corrente elétrica.
     A constatação do grau de embriaguês fica a cargo do chip presente dentro do aparelho,este calcula a porcentagem e dá  concentração de álcool no sangue do motorista
 
Agora que você já sabe como funciona um bafômetro, vamos aprender como se prepara um.
Experiência: Como fazer um bafômetro caseiro
Materiais:
-Algodão
-Dicromato de potássio
-Recipiente de vidro, ou plástico ( é necessário que este seja transparente)
    
Procedimento:
-Umedeça o algodão com dicromato de potássio;
-Coloque dentro do recipiente, bem no fundo.
Utilizando-o:
É só assoprar no orifício, se a pessoa que estiver assoprando não tiver ingerido álcool, o algodão ficará da mesma cor, caso ao contrário o algodão mudará de cor.
OBS: É necessário assoprar por um período de 25 segundos. 

domingo, 27 de março de 2011

Fotos Diversas


Reunião com Coordenadora Geral (2010)












Planejamento Pedagógico








Inventário do laboratório (2010)














Preparação do simulado (2010)






Execução do simulado (2010)











Lista de exercícios do grupo de estudo do 3° período

                                     Bolsista: Nara Alinne Nobre da Silva

    Alunos, abaixo se encontra a lista que iniciamos no grupo do dia 23. Estaremos trabalhando com ela novamente na proxíma aula. Contudo enquanto não chega o dia do grupo, se divirtam resolvendo-a em casa. Aguardo vocês no dia 30.
    Para ajudar na diversão indico alguns vídeos que auxiliam bastante na compreensão do nosso conteúdo:











Colégio Estadual Alfredo Nasser
Grupo de Estudo 3° Período
Aluno (a):

1-    Escolha a substância preferível para limpar um tecido sujo de graxa:
a-    Gasolina
b-    Vinagre
c-    Etanol
d-    Água

2-    Quando uma solução aquosa saturada de AX2 A 70°C contendo 50 g de água é resfriada para 10°C, quais são, em gramas, a massa de sal cristalizada e a massa que permanece em solução?
(Ver gráfico no livro p. 13)

3-    Qual a concentração, em g/L da solução obtida ao se dissolverem 4 g de cloreto de sódio em 50 cm3 de água?

4-    Calcule a massa de acido nítrico necessária para a preparação de 150 mL de uma solução de concentração 50 g/L.

5-    A massa dos quatro principais sais que se encontram dissolvidos em 1 litro de água do mar e igual a 30 g. Num aquário marinho, contendo 2.106 cm3 dessa água, a quantidade de sais nela dissolvidos e:

6-     A massa de cloreto de crômio (III) hexaidratado, necessária para se preparar 1L de uma solução que contem 20 mg de Cr3+ por mililitro, é igual a:
Dados: Massas molares, em g/mol: Cr = 52; cloreto de crômio hexaidratado = 266,5

7-    Quantas gramas de H2O são necessários, a fim de se preparar uma solução, a 20% em peso, usando 80 g do soluto?

8-    Tem-se um frasco de soro glicosado, a 5,0% (solução aquosa de 5,0% em massa de glicose). Para preparar 1,0 kg desse soro, quantas gramas de glicose devem ser dissolvidos em água?

9-    Uma solução de densidade igual a 1,2 g/mL é formada pela dissolução de 10 g de um sal em 290 g de H2O. Calcule, em g/L, a concentração desse sal.

10-  O rotulo de um produto usado como desinfetante apresenta, entre outras, a seguinte informação: “cada 100 mL de desinfetante contêm 10 mL de solução de formaldeído 37% V/V (volume de formaldeído por volume de solução)”. Qual é a concentração de formaldeído no desinfetante, em porcentagem volume por volume?

11-  Soro fisiológico contem 0, 900 gramas de NaCl (massa molar = 58,5 g/mol), em 100 mL de solução aquosa. Qual é a concentração do soro fisiológico, expressa em mol/L?

12-  O carbonato de cálcio é usado na fabricação de vidros, adubos, cimentos e dentifrícios. Encontrado na natureza na forma de argonita, calcita, calcário, etc. A massa de CaCO3 que deve ser dissolvida em água (admitindo-se solubilização total do sal) para obter 500 mL de solução 0,2 M e:

13-  Uma solução de brometo de cálcio a 10 g/L apresenta uma concentração, em mol, igual a:

14- Num exame laboratorial, foi recolhida uma amostra de sangue, sendo o plasma separado dos eritrócitos, ou seja, deles isolado antes que qualquer modificação fosse feita na concentração de gás carbônico. Sabendo-se que a concentração de CO2, neste plasma, foi de 0,025 mol/L, essa mesma concentração em g/L é de:

15-  Quando 39,2 g de acido sulfúrico são dissolvidos em 200 mL de água, obtém-se uma solução de volume igual a 220 mL. Qual a molalidade (W) e a molaridade (M) dessa solução?

16-  Quais as massas de Na2CO3 e de água necessárias para preparar 2 kg de uma solução aquosa de carbonato de sódio de concentração igual a 0,5 molal?

17- Diluindo-se 200 mL de solução 5 molar de acido sulfúrico a 250 mL, qual será a molaridade final?

18-  200 mL de solução 5 molar de acido nítrico foram diluídos com água destilada, até obter uma solução 2 molar. Qual é o volume da solução final?


19-      Para preparar NH3 (aq) 6,0 M, pode-se medir 120 mL de NH3 (aq) 15 M e:
a-    Acrescentar 100 mL de água      c- Diluir a 400 mL de água
b-    Acrescentar 250 mL de água      d- Diluir a 300 mL de água

20-     Submetendo-se 3 L de uma solução 1 M  de cloreto de cálcio a evaporação ate um volume final de 400 mL, qual será sua concentração?

21-     Qual a molaridade de uma solução de hidróxido de sódio formada pela mistura de 60 mL de solução a 5 M com 300 mL de solução a 2 M?

22-     Qual é o volume de uma solução de hidróxido de sódio 1,5  M que deve ser misturado a 300 mL de uma solução 2 M da mesma base, a fim de torná-la solução 1,8 M?

23-    Um laboratório analisou a água de um rio que fora contaminado com o efluente acido de uma empresa, verificando que uma alíquota de 20, 0 mL foi neutralizada com 30,0 mL de hidróxido de sódio 800 mg/L. Qual é a concentração em mol/L de acido existente no rio?

24-     100 mL de uma solução de HCl 0,5 mol/L neutralizam 1,85 g de uma dibase. Qual das alternativas representa essa dibase?

a-    Ba(OH)2                                         d- Mg(OH)2
b-    Be(OH)2                                         e- Sr(OH)2
c-    Ca(OH)2

25-     1,24 g de ferro impuro foi dissolvido em 20 mL de HCl 3 molar, produzindo cloreto ferroso e hidrogênio. Após essa reação, o excesso de HCl foi neutralizado por 10 mL de NaOH 2 molar. Qual é a porcentagem de pureza do ferro analisado?



                                   "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”
(Albert Einstein).

Grupo de estudo


     O grupo de estudo organizado pelo Pibid visa contribuir para o aprendizado do aluno. Em geral são trabalhados exercícios para ajudar a sanar as dúvidas. É executado no Colégio Estadual Alfredo Nasser. Existem grupos de estudos para os 1°, 3° e 5° períodos, entretanto é realizado de acordo com a necessidade dos estudantes, portanto se você é aluno e deseja participar, favor entrar em contato com algum dos bolsistas do Pibid, e conversar sobre o assunto. Estamos no colégio durante toda a semana, no período matutino e vespertino. Caso você já tenha grupo com horário definido e se esqueceu, e só olha na nossa agenda, o link se encontra na página inicial.

sábado, 26 de março de 2011

Novas estratégias de ensino e produção de avaliação por áreas de conhecimento

                                            Bolsista: Nara Alinne Nobre da Silva

      Durante o dia 25 de março esteve aconteçendo no Colégio Estadual Alfredo Nasser Uruaçu -Go, um curso de formação continuada para professores, este era aberto para a participação dos pibidianos. O curso iniciou-se as 8h, com o palestrante Cleomar da cidade de Goiânia. Foram descutidas as novas estratégias de ensino. A discussão teve como base o artigo "As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contabéis"  de Sady Mazzioni, disponível em http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos92009/283.pdf.
     As atividades realizadas no dia encerrou-se as 17h. Os participantes afirmaram que gostaram muito do curso, e enfatizaram que o tema abordado foi muito interessante, pois possibilitou uma análise das estratégias que eles utilizavam e ao mesmo tempo como trabalhar com as novas.
    Hoje, dia 26, foi realizada a segunda etapa do curso, o tema foi "Produção de avaliações por áreas de conhecimento" inícou-se as 8h. Os professores foram divididos por área , e foram tratados assuntos como: Referências curriculares para o ensino médio, O ensino de química e nível médio, Química escolar e o currículo, entre outros. O ministrante era Ujeverson Sampaio, de Goiânia, especialista em Docência Universitária pela Faculdade de Goiás - FAGO, graduado em Licenciatura em Matemática pela UNIVERSO. Entre os materiais utilizados destacou-se o artigo "O papel do professor e as novas tecnológias da informação e comunicação", no curso o ministrante auxiliava os professores a elaborar uma prova que contemplasse todas as disciplinas da área a qual eles pertenciam, foi enfatizado a importânicia do trabalho transdisciplinar.

     Veja as fotos:



Ministrantes do curso








Ujeverson






 Abaixo alguns  vídeos para reflexão, semelhante aos apresentados no curso.




I Expoquímica

                                     Bolsista: Nara Alinne Nobre da Silva

        O Pibid subsidiou a realização da I Exposição de Química do Colégio Estadual Alfredo Nasser Uruaçu - GO. A proposta foi para que alunos do 2°, 4° e 6° período estivessem particiando. Cada turma recebeu um tema diferente, e foi dividia em grupos, para a melhor exposição, pois  abrangia diversos assuntos.
     As turmas tinham o apoio do Professor supervisor e dos bolsistas para estarem preparando a apresentação. Está aconteceu no mês de novembro de 2010.
     O evento estimulava além de busca pelo conhecimento, o trabalho em grupo, e ações interdisciplinares.
      Confira algumas fotos:






Professor Supervisor