quarta-feira, 31 de agosto de 2011

EXPERIMENTO XXI


Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis

FAZENDO A GELECA “AMOEBA”
MATERIAIS E REAGENTES
  •          5 g de bórax (tetraborato de sódio ou borato de sódio)
  •          30 mL de água
  •          20 mL de cola
  •          Corante alimentício (podem ser usadas várias cores)
  •          Béquer ou copos descartáveis
  •          Bastão de vidro

PROCEDIMENTOS
  •          Prepare a 1ª solução:
  •          Junte 5 g de bórax com 20 mL de água em um béquer ou copo descartável, misture bem com o bastão de vidro e reserve.
  •          Prepare a 2ª solução:
  •          Em um béquer ou copo descartável, misture 10 mL de água com 20 mL de cola mexendo bem, e por final adicione o corante alimentício que dará cor à sua amoeba. Podem ser misturadas diversas cores de corantes, para se conseguir tonalidades únicas.
  •          Em seguida, junte as duas soluções, mexendo sempre durante a adição.
  •          Nesse momento, ficou pronta a sua amoeba, agora é só brincar.

EXPLICANDO O QUE É A AMOEBA...
  •          Ao misturamos a cola com o bórax é formado um polímero de silicone (um tipo plástico).
  •          Polímeros são macromoléculas de alta massa molar, formadas por unidades de moléculas menores chamadas monômeros. Os monômeros são chamados assim porque representam apenas uma (mono) parte da estrutura final, que é o polímero. Ao ocorrer reações por adição ou condensação são produzidos polímeros com diferentes propriedades físico-químicas e mecânicas.
  •          A reação de formação do polímero é denominada de polimerização.
  •         Abaixo vemos uma estrutura que mostra então, essa formação do polímero:


Espero que tenham gostado...

REFERÊNCIAS
http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=724&AMOEBAGELEINHA#top Disponível em: 30/08/2011
http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/ciencianossadecadadia/Ementas_das_atividades-2010/fazendoamoeba.pdf Disponível: 31/08/2011



A ARTE DE COZINHAR OVOS


Bolsista:Gisléia Chaves
           Oi amigos do Quipibid!Hoje, irei falar sobre um alimento que está sempre presente em nossas cozinhas.
Você gostaria de aprender maneiras diferentes de cozinhar ovos? Então, preste atenção nesta matéria.
 
A clara possui água, gordura e colesterol e tem muitas proteínas que mudam de forma quando aquecidas. Elas se desenrolam e deixam expostas regiões na superfície que as ligam a outras proteínas, formando um emaranhado que transforma a clara no material sólido e branco que conhecemos. O ovo também tem bolhas de ar para que o filhote comece a respirar. Elas se tornam um problema quando cozinhamos porque, além de deixar o fundo do ovo chato, ainda podem aumentar a pressão interna e fazê-lo rachar. Para resolver o problema, basta furar o fundo da casca com uma agulha antes de cozinhar e colocar sal ou limão na água. Os dois ingredientes conseguem tampar o buraco porque agem sobre a clara da mesma forma que o calor: fazem as proteínas se juntarem e endurecerem antes que o ovo vaze na panela.                                                   
        Há também outras maneiras pelas quais o ovo pode explodir. A casca é irregular e, ao aquecer, cada uma das partes começa a se expandir de forma diferente, o que pode levar a rachaduras. É preciso controlar a forma como ele esquenta para que isso não aconteça. Coloque o ovo em água fria, aqueça até ferver, reduza o fogo por mais 10 minutos e jogue em outro recipiente com água fria. Esse último procedimento também ajuda a eliminar aquela substância esverdeada que se forma em volta da gema. Ela surge quando o sulfeto de hidrogênio presente na clara esquenta e se expande.
        O aumento de pressão o faz migrar para as regiões mais frias do ovo, como a gema, onde ele reage com o ferro e forma sulfeto de ferro, o material verde. Quando jogamos o ovo em água fria, a casca diminui de temperatura e atrai o sulfeto para longe da gema.
É muito importante  saber que, quanto mais velho um ovo, mais fácil ele descasca. Ao envelhecer, ele se torna menos ácido, o que faz com que a membrana interna da casca se enfraqueça e não grude na parte branca.
É recomendável deixar os ovos ao menos uma semana na geladeira, com cuidado para que eles não estraguem.
Seguindo todas as dicas, o ovo terá formato, aparência e gosto perfeitos.

Fontes:  
http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?acao=quimica/ms2&i=19&id=391