quarta-feira, 11 de julho de 2012

Processo industrial do Acetileno ou etino e seus derivados


Bolsista: Ana Lucia Miranda

    Olá leitores, hoje vamos falar do processo industrial do acetileno, que é um composto orgânico. Você sabe o que é?Não então vamos aprender juntos com essa matéria!




       O acetileno pode ser adquirido do gás natural, do craqueamento do petróleo ou a partir do carbeto de cálcio ou carbureto de cálcio, (CaC2).A formação do carbeto de cálcio é através da reação entre uma mistura de oxido de cálcio(CaO) e carvão coque(Cn),que é produzido em fornos elétricos entre 2000ºC e 2100ºC.


        O fato do carbureto de cálcio reagir violentamente com água ele deve ser armazenado em recipientes vedados para evitar o contato com umidade do ar atmosférico. A obtenção do acetileno e devido à adição de água ao carbureto de cálcio.



     Essa geração irá ocorrer em geradores, onde o carbeto de cálcio será tratado com excesso de água, onde as impurezas ficaram retidas na solução.


         A partir do acetileno pode ser produzidos uma serie de compostos de extensa aplicação industrial tais como: etanal que é a base para fabricar a borrachas sintéticas;a crolonitrila,importante na fabricação de materiais acrílicos; o acetato de vinila,empregado na produção do policetato de vinila ( cola branca),entre outros composto.
         90% de toda produção mundial de acetileno é utilizado nas indústrias químicas, os 10% tem utilidades em principal nos maçaricos oxiacetilênicos,eles queimam  a 3000ºC e cortam chapas de aço.
          A obtenção do acetato de vinila é através da reação entre o ácido acético e o acetileno, está reação é feita geralmente borbulhando-se acetileno gasoso sobre ácido acético na forma de cristais. A reação é exotérmica devido a esse fator deve manter a temperatura entre 75ºC e 80ºC.
        A catálise heterogênea é obtida pela mistura de grânulos de carvão aditivado, carregado de acetato de zinco, o produto obtido dessa reação é purificado por meio de vários tipos de destilações para separar as impurezas, gerando no final o acetato de vinila numa concentração próxima de 99%.
         O fato do acetato de vinila possui forte disposição a polimerização, é necessária que receba a adição de agentes que irão estabilizar antes da sua estocagem.



Fontes:

- REIS, M.; Química – Meio Ambiente – Cidadania – Tecnologia. v. 3, Editora FTD, 2011




Nenhum comentário:

Postar um comentário