segunda-feira, 2 de julho de 2012

“QUASE METADE DOS BRASILEIROS NÃO FAZ USO CONSCIENTE DA ÁGUA”

Bolsista: Alessandro R. Barbosa

     Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre um estudo que diz que 48% da população do Brasil, não controla o uso de água.



NOTÍCIA:
          Pesquisa encomendada ao Ibope pela organização não governamental WWF-Brasil revela que o brasileiro desperdiça água, mesmo sabendo como economizar o recurso natural.
            Os dados divulgados nesta terça-feira (26) informam que 48% da população admite gastar água em suas casas com pouco controle, 30% demoram mais de dez minutos no banho e 29% dos domicílios no Nordeste sofrem com a constante falta do insumo.
            Apesar de a indústria ser frequentemente apontada como a vilã do desperdício, a produção agrícola é listada como responsável por 70% do gasto de água no país e pelo maior desperdício desse recurso.
            O levantamento faz parte do "Programa Água para a Vida", parceria entre a WWF e o banco inglês HSBC, e mostra que houve melhora da consciência nacional em relação à importância dos recursos hídricos, em relação aos últimos cinco anos, quando foi feito o primeiro estudo.
           A pesquisa foi feita com 2.002 pessoas no fim de 2011 em 26 estados e apontou que, apesar de a indústria ser vista como a maior poluidora por 77% da população, a poluição das águas por uso doméstico muitas vezes supera a poluição industrial nas grandes cidades.
           O consumo médio diário de água por habitante no Brasil é de 185 litros, considerado normal e muito próximo do índice da Comunidade Europeia, que consome cerca de 200 litros diários por pessoa.
          O gasto médio, porém, passa longe do consumo diário registrado em regiões secas como o semiárido brasileiro - abaixo de 100 litros diários -, e de partes da África subsaariana, abaixo de 50 litros.
            A pesquisa mostrou ainda que apenas 1% dos entrevistados reconhece que o desmatamento é uma das causas do agravamento do problema de água no Brasil.
            "O tema água doce, seus problemas e oportunidades, ainda precisa ser melhor compreendido pelo cidadão brasileiro. A urbanização crescente do país nas últimas décadas levou mais de 80% da população a morar nos grandes centros. O descompasso entre o reconhecimento do problema e a tomada de atitudes precisa ser compreendido. A visão sobre a água é limitada, assim como a percepção dos seus problemas", avalia Maria Cecília Wey de Brito, presidente do conselho diretor do WWF-Brasil, ao analisar a pesquisa.
            A Agência Nacional de Águas (ANA) é desconhecida de 87% das pessoas ouvidas na pesquisa.
            Bem, caros amigos e seguidores do QUIPIBID hoje trago para vocês alguns aspectos químicos da água. Espero que gostem e bons estudos.
            Como nós sabemos, é impossível vivermos sem água, já que ela, depois do oxigênio, é a substância mais essencial para o ser humano. Além disso, é a substância mais abundante em nosso planeta, cobrindo cerca de 70% de sua superfície. Pode ser encontrada em rios, lagos, lagoas, mares, oceanos e nas calotas polares.
          Contudo, a água disponível para o consumo humano, água doce, representa apenas 3% de toda a água encontrada no planeta, sendo que destes 3% apenas 1% é encontrada na forma líquida e os outros 2% nas calotas polares.



     Quimicamente falando, apresenta uma estrutura molecular simples composta de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Cada átomo de hidrogênio liga-se ao átomo de oxigênio, compartilhando com ele um par de elétrons, através de uma ligação covalente.


        A água é uma molécula "polar", ou seja, tem uma carga negativa parcial junto ao átomo de oxigênio por causa dos pares de elétrons não-compartilhados, e tem cargas positivas parciais junto aos átomos de hidrogênio.



         Além disso, a água também é conhecida por suas propriedades inusitadas, como:
- A água sólida (gelo) é menos densa do que a água líquida, por esta razão, o gelo bóia sobre a água líquida.
- Comparando a água com compostos análogos à sua molécula, o fato de a água ser líquida à temperatura ambiente é completamente inesperado. Todos os compostos similares são gases.
- A forte e extensa ligação de hidrogênio entre as moléculas produz um valor muito alto de certas propriedades físicas, tais como temperatura de ebulição, viscosidade, tensão superficial, calor específico, entre outros.
      Até semana que vem e lembrem-se de que mudar mau hábitos só depende de nós! Então, consuma água com consciência.
Fontes:
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/06/quase-metade-dos-brasileiros-nao-controla-uso-de-agua-aponta-pesquisa.html
http://www.uff.br/ecosed/PropriedadesH2O.pdf
http://www.stefanelli.eng.br/webpage/p-molecula-agua.html






Um comentário: