quarta-feira, 4 de julho de 2012

SHERLOCK HOLMES 2 - "O JOGO DAS SOMBRAS"



 
                     
                                                                              Bolsista: Mônika Cristina
            Este mais vez nos impressiona com sua capacidade de desvendar crimes usando sua inteligência e a grande ajuda de seu amigo medico Watson, porém, Holmes terá que encarar um inimigo a sua altura, um novo e fantástico gênio na arte do crime o Professor Moriarty, que também usa de sua renomada inteligência para praticar crimes, não deixa pista, nem levanta suspeita. Eis um grande desafio ao nosso detetive pois agora ele e seu inimigo podem brigar de igual para igual, e Holmes não possui provas contra Moriarty, seus cálculos e deduções terão que ser precisas  e sem erro.
            Bom, neste filme mais uma vez é possível ver a presença da química em vários momentos, hoje iremos aprofundar em apenas um, na parte em que Holmes faz o uso de formaldeído que segundo ele seria pra ter mais resistência física para encarar seu inimigo.

            Afinal, você sabe que composto seria este? Para que ele serve? Onde ele é usado? E o que a química tem a ver com isso?
            Pois bem, nossa amiga química poderá nos ajudar a entender este composto de nome formaldeído. O formol ou formaldeído é um grupo funcional pertencente a classe dos aldeídos, os aldeídos por sua vez, são compostos que pertencem ao grupo funcional:
            A nomenclatura IUPAC dos aldeídos é feita com a terminação al, a cadeia principal é a mais longa que inclui o grupo –CHO, e a numeração é feita a partir desse grupo.
            O etanal é um exemplo de aldeído, o que causa problemas trazidos pelo consumo de bebidas alcoólicas, ele se forma quando o organismo metaboliza o etanol, que é responsável pela indesejável ressaca provocada pelo exagero de bebida alcoólica. Ele é também encontrado no cheiro forte que emana nos automóveis que são movidos a álcool, sendo este um poluente atmosférico.
 

            Por fim, o metanal, que é comercializado em solução aquosa com o nome de formol, solução a 37%, é um composto liquido claro com varias aplicações, ele é um produto usado na conservação dos tecidos de animais, desinfetante e antisséptico. É usado para embalsamar peças de cadáveres, mas é útil também na confecção de seda artificial, celulose, tintas e corantes, soluções de ureia, vidros, explosivos e na indústria da beleza (para mais detalhe sobre ação do formol na indústria da beleza, pesquise em nossa coluna “Química da Beleza- Cabelos lisos”).
            Este produto é toxico quando ingerido, inalado ou quando entra em contato com a pele, em concentrações de 20 ppm (partes por milhão) no ar causa rapidamente irritação nosso olhos, na forma de gás ele é mais perigoso.
 
Fontes:
-www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=795
- Química na abordagem do cotidiano/ Francisco Miragaia Peruzzo (Tito), Eduardo Leito do Canto. – 4.ed. – São Paulo: Moderna, 2006.
- Quimica / Ricardo Feltre. – 6.ed.- São Paulo  : Moderna, 2004.


Nenhum comentário:

Postar um comentário