quarta-feira, 30 de maio de 2012

GARRAFA AZUL



Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis
MATERIAIS UTILIZADOS
  •     180 mL de água destilada;
  •          3,5 g de NaOH (hidróxido de sódio), a popular soda cáustica;
  •        6 g de C6H12O6 (glicose), vendida nas farmácias, drogarias e supermercado pelo nome de destrosol (açúcar para mamadeiras);
  •          0,5 mL de azul de metileno (AM) 1%, encontrada a solução pronta em algumas drogarias e farmácias;
  •          1 garrada PET transparente com tampa;
  •          Balança analítica;
  •          Espátula ou colher de chá;
  •          Pipeta graduada.
 
PROCEDIMENTOS
  •          Adicione os 180 mL da água destilada e os 3,5 g de hidróxido de sódio na garrafa e agite até dissolver completamente o hidróxido. Por ser uma reação exotérmica, ou seja, com liberação de calor, o recipiente ficará um pouco aquecido, espere esfriar.
  •          Em seguida, dissolva as 6,0 g de glicose na solução de hidróxido de sódio e então acrescente 0,5 mL (ou 5 gotas) do azul de metileno 1%, mas só faça isso um pouco antes da realização do experimento, pois o efeito da solução só ocorre durante o algumas horas.
  •          Espere o sistema ficar incolor, que mostra a redução do AM, tampe o frasco e agite-o novamente até obter uma coloração azul.
  •          Deixando o sistema em repouso, o sistema volta a ficar incolor.

     ANALISANDO O EXPERIMENTO...
Durante o experimento em alguns casos podemos perceber uma finíssima camada azul na superfície do líquido antes mesmo deste ser agitado, mas isso não é responsável pela coloração azul, nem o fato do líquido entrar em contato com a tampa do frasco.
O que podemos concluir já de início é que o ar ou um de seus componentes tem participação direta no processo químico que resulta na formação da substância azul, justamente pelo fato de que o tempo de duração do efeito que causa a mudança de cor, ser de algumas horas, ou seja, o efeito só ocorre enquanto existir o componente, após ele ser consumido, o efeito acaba e a mudança de cor não mais acontece.
A agitação realizada com o frasco só aumenta o contato e a dissolução do ar no líquido e permite que a reação química ocorra em toda a massa do líquido.
Resumidamente podemos concluir o que acontece nesse experimento, da seguinte maneira:
  •          Alguns experimentos que utilizam mais recursos determinam que a glicose em meio alcalino, é redutora, ou seja, cede elétrons. Nesse caso então, ela reduz lentamente o azul de metileno até leuco-metileno, que é incolor. Durante a agitação, o gás oxigêio presente no ar se dissolve no líquido e rapidamente oxida o leuco-metileno até azul de metileno novamente (oxidar = receber elétrons), sendo este reduzido a leuco-metileno durante o repouso, fechando o ciclo.
  •          O que podemos verificar é que o leuco-metileno não é consumido na reação globar, por ser apenas um intermediário que se regenera em seguida na reação, desempenhando então a função um catalisador.
  •          Esta reação é uma das poucas onde se pode observar claramente e visualmente o papel do catalisador, já que ele produz um intermediário (a substância azul) que reage em seguida e regenera o catalisador (leuco-metileno).
  •           As substâncias consumidas nesta reação são o oxigênio e a glicose.


Obs.: O oxigênio é o componente do ar atmosférico que também se dissolve na água dos lagos, rios e mares, pois é esse oxigênio que os peixes respiram através de suas brânquias. Outra utilização do oxigênio, é no sabor característico da água, podemos verificar isso ao bebermos uma água recentemente fervida, por ter perdido os gases que estavam dissolvidos, tem um sabor diferente. Para que esse sabor volte ao normal basta agitar esta água com uma colher

E por hoje é só pessoal. Voltarei na próxima semana com mais um experimento interessante. Espero que tenham curtido este e os anteriores também. Aceito sugestões, críticas, comentários, etc. Fiquem à vontade. Beijos e até mais.

REFERÊNCIAS






A CRISTALIZAÇÃO DAS BEBIDAS



Bolsista: Gisléia Chaves
            Bom dia amigos do Quipibid! Hoje quero compartilhar com vocês um fato curioso que ocorre frequentemente em nosso dia a dia, e que na maioria das vezes não demonstramos nenhum interesse em saber como acontece tal processo.
                                     
            Provavelmente em algum dia você já passou pela seguinte situação: O refrigerante, ou o suco, ou a cerveja, estava em uma temperatura ambiente e foi colocado no congelador para gelar mais rápido. Ao ser retirado do congelador, a bebida que inicialmente estava líquida começou a cristalizar bem diante de seus olhos. Mas, porque será que isso acontece?
            Isso acontece porque nas mudanças de fase de agregação ou estados físicos da matéria em que há perda de calor, como é o caso da condensação (passagem do gás ou vapor para o estado líquido) e a solidificação (passagem do estado líquido para o sólido), pode ocorrer eventualmente um retardamento no fenômeno, ou seja, a mudança de fase pode não acontecer na temperatura esperada. Por exemplo, a água pode ser resfriada até -10 graus Celsius sem ocorrer à solidificação. Isso é o que chamamos de sistema metaestável ou equilíbrio metaestável.
            É o estado de equilíbrio metaestável que proporciona isso e ele só acontece quando existe ausência de pontos de nucleação do sistema. Você deve está se perguntando, como assim? O que é isso? Calma, pois já vou explicar.
            A explicação que se dá para este processo é o seguinte: Dentro da garrafa não existe sujeirinhas, nem ranhuras no plástico ou no vidro que formem um ponto de nucleação, ou seja, um lugar para os cristais de água se apoiarem e começarem a crescer. Então, quando colocamos uma garrafa de refrigerante no congelador, a temperatura pode descer abaixo do ponto de solidificação sem que a água presente na bebida passe para o estado sólido. Em outras palavras, quando a temperatura abaixa, as moléculas estão em movimento e como não há nenhum fator externo em ação, o conjunto acaba atingindo temperaturas mais baixas, mesmo sem a parte líquida passar para o estado sólido.
            Ao pegarmos essa garrafa, perturbamos o equilíbrio metaestável com o movimento, que faz com que as moléculas fiquem agitadas, e fornecemos calor ao líquido de forma brusca, iniciando a solidificação da bebida. É por isso que ela cristaliza.
            Observação: Esse processo só acontece com bebidas que possuem maior quantidade de água do que de álcool. Por exemplo: Muito dificilmente isso acontecerá com a vodka, pois o alto teor de álcool que ela possui, faz com que o ponto de fusão do líquido como um todo seja muito baixo, a uma temperatura que os congeladores normais não alcançam.

            Boa leitura e até a próxima!!!!!!!!!


Referências bibliográficas:
Fonseca, Martha Reis Marques da Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia/ Martha Reis Marques da Fonseca. -1.ed.- São Paulo: FTD, 2010.-( coleção química, meio ambiente,cidadania,tecnologia; v.1)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

“ESTUDO DIZ QUE SUPLEMENTO DE CÁLCIO AUMENTA RISCO DE ATAQUE CARDÍACO”

Bolsista: Alessandro R. Barbosa

     Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre estudo que diz que ingestão de suplementos à base de cálcio pode aumentar incidência de problemas no coração. 

Suplemento de cálcio
NOTÍCIA:
                O consumo de suplementos de cálcio pode aumentar o risco de ataque cardíaco, de acordo com pesquisadores alemães.                                                                                                               O cálcio em pílulas é recomendado para fortalecer os ossos e prevenir fraturas na velhice. No entanto, segundo o estudo publicado na revista científica "Heart", o suplemento "deve ser consumido com cautela".
            Alguns especialistas recomendam uma dieta balanceada, com doses adequadas de cálcio, como alternativa ao suplemento.
            Os pesquisadores do Centro Alemão de Pesquisa sobre o Câncer, em Heidelberg, acompanharam 23.980 pessoas por mais de uma década.Eles compararam o número de ataques cardíacos em pessoas que tomaram suplementos de cálcio com outras que não tomaram nada e concluíram que no primeiro grupo o risco de um ataque era 86% maior.
            O médico Carrie Ruxton, do Serviço de Informações sobre Suplementos de Saúde, no Reino Unido, acredita que seria "irresponsável" recomendar que as mulheres parassem de consumir cálcio.
            "A osteoporose é um problema grave entre mulheres e seria irresponsável recomendar o fim do consumo de suplemento de cálcio com base em uma única pesquisa inconsistente, quando a ligação entre cálcio, vitamina D e saúde dos ossos está confirmada pela Agência Europeia de Segurança Alimentar", disse Ruxton.
            Segundo a Fundação Britânica do Coração (BHF, na sigla em inglês) pacientes que receberam recomendações para tomar cálcio devem continuar o tratamento e conversar com seus médicos se estiverem preocupados.
            "A pesquisa indica que as pessoas que tomam suplementos de cálcio podem estar mais sujeitas a um ataque cardíaco, mas isso não significa necessariamente que esses suplementos causam ataques cardíacos", afirma Natasha Stewart, enfermeira especializada em cardiologia da BHF.
            "Mais estudos são necessários para elucidar a relação entre a ingestão de suplementos de cálcio e problemas do coração. Precisamos determinar se os riscos potenciais da administração de suplementos superam os benefícios para mulheres que sofrem de condições como osteoporose".
            Dando continuidade aos nossos estudos, hoje vamos falar sobre o cálcio, suas fontes e importância para a nossa saúde. Vamos lá?
            O cálcio (Ca) é um elemento essencial para todos os seres vivos, sendo o elemento metálico mais abundante no corpo humano, sendo assim vital para o para o nosso organismo, já que é um dos responsáveis diretos o crescimento e manutenção dos ossos e dos dentes e ajuda na coagulação do sangue e na contração muscular
            Apresenta massa atômica 40, número atômico 20, ponto de fusão de 842°C e de ebulição de 1484°C, devido sua alta reatividade no estado puro, o cálcio geralmente é encontrado na forma de óxido de cálcio (CaO), a cal , além disso, se apresenta como formas naturais os carbonatos, bicarbonatos e fluoretos.
            Na indústria é utilizado como insumo da produção agrícola na forma de carbonato de cálcio popularmente conhecido como calcário, que por ser um sal alcalino é utilizado na correção do pH do solo e, como fertilizante na forma de sulfato e fosfato de cálcio. É também usado na indústria em sínteses de obtenção e purificação de outros metais.

        Como já dito, o cálcio também é muito importante para saúde, sendo o leite uma das fontes de cálcio mais importantes encontradas nos alimentos. A quantidade de cálcio necessária por um adulto varia de1000 mg a1200mg, de acordo com a idade, por dia, vejamos:

 
         Assim, para manter a saúde é preciso ficar atento à quantidade de cálcio que ingerimos, uma vez que, a deficiência de cálcio pode levar a osteopenia e osteoporose, agitação, unhas quebradiças, propensão à cáries, depressão, hipertensão, insônia, irritabilidade, dormência no corpo e palpitações e, a sua ingestão em excesso  pode ocasionar a redução de outros minerais, como magnésio, também dificuldade de memorização, depressão, irritabilidade e fraqueza muscular.
            Espero que tenham gostado e aguardo comentários!

Fontes:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/05/suplemento-de-calcio-aumenta-risco-de-ataque-cardiaco-diz-estudo.html
http://www.unimedtangara.com.br/artigos%5C010908.pdf
http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/calcio/
http://www.qnesc.sbq.org.br/online/qnesc20/v20a12.pdf
USBERCO, João. Química - volume único. - 5.ed. reform. - São Paulo: Saraiva, 2002.