sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Previsão do Tempo

                                                                                                 
Bolsista: Leidiane  R. Rosa
  



Olá coleguinhas do blog, já estava com saudades de vocês.
Hoje vou contar pra vocês um fenômeno muito legal que ocorre com o nosso ar. A partir do mês de julho o clima muda, não é verdade? E o que a Química tem haver com isso?Já vamos descobri!
Sempre assistimos na televisão a previsão do tempo, e eles dizem que a umidade relativa do ar esta baixa ou alta, que a temperatura aumenta ou diminui, que as massas de ar estão se deslocando; na previsão do tempo às vezes há a perturbação no equilíbrio dos gases que compõem a nossa atmosfera.
No que diz respeito à umidade relativa do ar estar baixa, é que existe pouca concentração de água na atmosfera, onde o tempo fica seco; se a umidade do ar esta alta, no caso do tempo úmido, a concentração de água na atmosfera é alta. Quanto à temperatura,quando ela aumenta ocorre à absorção de calor na atmosfera (reação endotérmica), se a temperatura diminui ocorre a liberação de calor na atmosfera (reação exotérmica).

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O PAPEL DE JORNAL É MAIS FRÁGIL?


Bolsista: Gisléia Chaves
            Oi amigos do Quipibid! Na matéria de hoje, apresentarei a vocês informações interessantes sobre este objeto que faz parte do nosso dia a dia e que nos mantêm informados.

                                                             

            Existem papéis para várias finalidades, para estudo, para higiene pessoal e para transmitir informações, como é o caso dos papeis de jornais. O papel de jornal é mais frágil que outros tipos de papel, ele se rasga com mais facilidade e com o passar do tempo vai se tornando amarelado.
             O preparo do papel usado em jornais é diferente do papel tradicional, porque a polpa de celulose contém impurezas que não são retiradas, passando a fazer parte do processo. Por esse motivo a matéria prima sai mais barata, porém, os materiais contaminantes aceleram a decomposição da celulose.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Óculos solar


Bolsista Eliana


        Oi amigos leitores Quipibid! Os óculos deixam um verdadeiro charme sejam eles femininos ou masculinos. E vocês sabiam que na sua fabricação envolvem uma química?
            Sendo que é através das reações de oxirredução que podemos entender a química envolvida nas lentes fotossintéticas, conhecida também por fotossensíveis. Os vidros das lentes se formam quando átomos de oxigênio tetraédrico se ligam com silício dando origem a uma estrutura cristalina de cloreto de parta. Onde essa estrutura encontra desordenada, de forma que existem brechas entre os átomos onde a luz visível passa através desta estrutura.
            A vantagem destas lentes é que elas não deixam a radiação ultravioleta passar porque as lentes absorvem essa luz originando uma reação de oxirredução entre íons de prata e cloro. Mas vocês leitores devem estar perguntando o que é uma reação de oxirreducação?
São as reações em que ocorre perda ou ganho de elétrons.
Veja a reação:



Ag+ + Cl- → Cu2+ + Cl- 

             Através desta reação se formam os cristais de cloreto de prata, mas para que a reação não se torne reversível se adiciona íons Cu+.
Acompanhe reação:

Cu+ + Cl0 ® Cu2 + Cl-


          É isto ai amigos leitores da Química da Beleza, agora vocês já sabem que os óculos solares protegem contra os raios ultravioletas, além de ganhar e perderem elétrons e deixarem o rosto um verdadeiro glamour.

Fontes:

http://modarevenda.fashionbubbles.com/acessorios/classico-das-decadas-de-50-e-60-oculossolar-ganha-toque-de-sofisticacao-com-a-assinatura-da-cartier/attachment/vogue3/
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/passeio-optica.htm
http://modarevenda.fashionbubbles.com/acessorios/classico-das-decadas-de-50-e-60-oculos-solar-ganha-toque-de-sofisticacao-com-a-assinatura-da-cartier/
http://www.brasilescola.com/quimica/lentes-fotossensiveis-reacoes-oxirreducao.htm


AO NOSSO AMIGO WIL!


         Querido professor Wilcimar, nós do PIBID- Subprojeto de Química III, queremos lhe agradecer por sua valiosa e estimada parceria, como nosso supervisor. Contudo, queremos agradecer ainda mais por sua amizade tão importante. Obrigado por nos ajudar a descobrir que um professor não é só aquele que sabe algo de Química, mas aquele que sabe também ser o ombro amigo, o conselheiro...de seus alunos, na esperança de que estes cresçam e se tornem pessoas melhores.
         Ser professor é uma dádiva, pois muitas vezes temos que apontar os caminhos, mas deixar que nossos alunos caminhem com seus próprios pés. Além disso, ao ensinar nossos alunos, temos a grande oportunidade de aprendermos com eles, pois isso é o processo de ensino-aprendizagem.
      Como você nos acolheu tão bem, quando iniciamos nossa missão de educadores, com nossos medos, inseguranças, dificuldades, queremos hoje lhe dizer que seu amor pela docência nos marcou e nos ajudou na opção de sermos educadores que buscam uma educação de qualidade.

Obrigado por tudo!

De seus amigos, 
Alessandro
Ana Lúcia
Eliana
Gisléia
Gláucia
Leidiane
Leonice
Litton
Mônika
Solange
Prof. Fabiana Gomes

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Samário (Sm)

        
                                                                                                    Bolsista: Leonice Paraguai


Olha pessoal! Hoje vou levar algumas informações sobre mais um “Elemento Químico”. Depois de alguns dias de descanso estou de volta, hoje vamos conhecer um pouco do elemento Samário (Sm),  é um elemento pouco conhecido, mas descoberto a bastante tempo,em 1879 por Lecoq de Boisbaudran, pela análise espectral da samarquita ( mineral de Urânio e tório,contendo samário como impureza). É um metal branco acinzentado, razoavelmente pouco estável no ar.
A origem do seu nome é do mineral samarquita, no qual foi descoberto. O nome samarquita, por sua vez, foi dado em homenagem ao coronel russo Samarski. O samário não ocorre em estado livre, e encontrado com outros elementos pertencentes à série dos lantanídeos, como a monazita, bastanita e samarsquita. É usado como absorvedor de nêutrons em reatores nucleares, na fabricação de vidros para absorção de raios infravermelhos e ímãs permanentes. Seus compostos não tem nenhuma aplicação significativa.