domingo, 30 de setembro de 2012

CANDELABRO DE LATINHAS


Solange Batista de Sousa Anacleto Reis
Você vai precisar de:
* Latas de alumínio (cerveja, refrigerante, etc.)
* Compasso ou outro objeto de ponta bem fina
* Molde ou régua para riscar a lata no formato do desenho desejado
* Solução de sulfato de cobre
* Cloreto de sódio (sal de cozinha)
* Placa de Petri ou uma tigela rasa
* Fita crepe
* Lima ou faca para retirar a tampa da lata
* Vela

Mãos à obra...
Selecione um desenho para aplicar na lata. Você pode usar qualquer molde: uma régua, um estêncil com furos, um bobs de cabelo, dentre outros. Nesse momento você pode usar sua criatividade. No nosso caso foi usado um cilindro grande de plástico usado em novelos de linhas, por terem um desenho interessante e serem quase do tamanho da lata.
O primeiro passo foi cortar o cilindro para que este coubesse ao redor da lata. Em seguida, coloque o cilindro ao redor da lata. É nesse momento que você utilizará outras possibilidades como: recortar um desenho qualquer em uma folha de plástico (estêncil) e fixe-o ao redor da lata. Outra possibilidade é fazer linhas verticais ao redor da lata, com uma régua.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A QUÍMICA PICANTE


Bolsista: Gisléia Chaves
            Olá amigos do Quipibid! Hoje vamos conhecer a composição química das famosas pimentas. Acompanhe as informações desta matéria e você verá o quanto é interessante.
                                       
             
            A pimenta está presente no cotidiano da maioria das pessoas. E existe uma variedade muito grande da mesma. Algumas são mais picantes e cheirosas do que outras, e para aqueles que gostam, elas dão um sabor muito bom aos alimentos.
            Agora, vamos conhecer a composição química presente nas pimentas?

Jogos de química - Periodicidade química


                                                                 bolsista: Glaucia Lima
Nesta semana a dica e sobre um jogo de pergunta e resposta online, o jogo abrangem um extenso conteúdo de química geral.
São varias perguntas envolvendo curiosidades sobre a química relacionada ao nosso dia-a-dia.
Teoria para o jogo
Como o jogo esta relacionado a conteúdos diferentes de químicas a teoria será sobre periodicidade química.
A lei periódica estabeleceu que as propriedades dos elementos fossem funções periódicas de seus números atômicos. Um arranjo baseado nesta lei agrupa, na tabela periódica, famílias de elementos com propriedades semelhantes em colunas verticais chamadas grupos. Os grupos longos, que consistem nos elementos representativos são designados (da esquerda para a direita) como grupo IA (metais alcalinos), IIA (metais alcalinos- terrosos), IIIA, IVA, VA, VIA (calco gênios) VIIA (halogênios) e gases nobres. Os grupos menores localizados na região central da tabela periódica consistem em elementos de transição e são designados de IIIB a VIIIB, seguidos pelos grupos I B e II B.

sábado, 22 de setembro de 2012

Protactínio (Pa)

Bolsista:Leonice Paraguai

Olha pessoal! Vamos conhecer mais um “Elemento Químico”. O elemento de hoje é o Protactínio (Pa), o protactínio não tem aplicações práticas. As pequenas quantidades de Protactínio é cerca de o, 1 ppm de 231 Pa, são encontradas no minério de Urânio pechblenda, UO2. O Protactínio é formado como um dos produtos do decaimento radioativo do 235U, na série de decaimento radioativo do actínio.
A história do estudo do Protactínio é um exemplo de cooperação científica raramente encontrada. O comportamento químico desse elemento era praticamente desconhecido até 1960, quando A. G. Maddok e uma equipe do “United Kingdom Atomic Energy Authority” extraíram 130 gramas desse elemento a partir de 50 toneladas de resíduos de extração de Urânio. Amostras foram enviadas aos principais laboratórios em todo mundo. Assim, rapidamente foi obtida a maioria das informações que se tem sobre as propriedades do elemento


                A química do protactínio é de estudo particularmente difícil, porque seus compostos hidrolisam rapidamente. Além disso,os íons se polarizam, formando precipitados coloidais em água e na maioria dos ácidos. Esses precipitados ficam adsorvidos nas paredes do recipiente ou sobre outros precipitados. Tais precipitados coloidais não são formados quando Protactínio é manuseado em soluções contendo fluoreto, pois nesse caso forma fluorocomplexos.
 O Protactínio pode ser extraído de soluções de HCl ou HNO3 com fosfato de tributila. É, então, precipitado como PaF4 e reduzido ao metal com Ba, a 1.400°C . O Protactínio foi obtido em quantidades da ordem de 100 gramas. Trata-se de um metal brilhante e maleável, que escurece em contato com o ar.
O elemento no estado de oxidação (+V) é o mais estável. Pa2O5, um sólido branco, é obtido por calcinação de compostos de Pa ao ar. Este óxido é fracamente ácido, pois reage com álcalis fundidos. Seu aquecimento numa câmara sob vácuo, ou sua redução com hidrogênio a 1.500ºC, fornece uma fase não estequiométrica de cor preta, PaO2,3, e eventualmente, PaO2. PaF5  pode ser obtido pela reação de F2 com PaF4, ou de BrF3 com Pa2O5. É reativo, mas pode ser sublimado.
O protactínio 234 possui pequena meia-vida menos de 7 horas, o protactínio sobre forma natural é muito raro. Entretanto, o Pa-231 é o isótopo mais estável, pode ser encontrado junto às reservas de Tório, Plutônio e Urânio, já que é produto da fissão desses elemento.
No minério pechblenda, sua concentração média está em torno de 0,1 ppm. Mas em minérios de Urânio, esse valor é um pouco maior: 0,34 ppm ou 340 mg a cada tonelada de minério.



O Protactínio por ser radioativo e tóxico ao organismo humano deve-se manter a sua exposição controlada seguida uma série de regras de segurança, dentre elas o uso de roupas adequadas, tempo de exposição o menor possível e evitar ao máximo contato direto. Como qualquer outro radioisótopo, pode causar câncer e mutações no DNA das células.

Bom pessoal! Estarei de volta na próxima semana com mais um “Elemento Químico”. Uma ótima semana para todos.

Referência:
Lee, J. D. Química inorgânica não tão concisa, 5ª ed. São Paulo: Blucher, P.453.454. 1999.
 http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/protactinio/




Jeans com cara de velho

Bolsista Eliana



       Oi leitores Quipibid! Mais uma vez a Química está aqui para satisfazer as necessidades da moda. Desta vez estaremos descobrindo como usar aquelas lindas peças jeans desbotadas. O nome desta peça é na verdade “jeans stonewashed” (brim lavado à pedra), que atualmente é brim lavado com uma solução enzimática.
        Houve época que este aspecto desbotado era obtido por rolar as peças de roupas com pedra – pomes, em enormes recipientes de pedra. Atualmente este efeito é conseguido com uma solução química.
      Sendo que o tecido de algodão é quase inteiramente constituído de celulose, um polímero de glicose, a enzima celulose, geralmente purificada a partir de fungos e bactérias, digere parcialmente a superfície externa das fibras de celulose, amaciando e descorando a peça.
Celulose- é um polissacarídio, de fórmula (C6H10O5)n.









Glicose - tem fórmula molecular C6H12O6








Enzimas -são catalizadores biológicos, formados por longas cadeias de moléculas pequenas chamadas de aminoácidos.
Aminoácidos- são compostos químico que apresentam em sua fórmula química grupos carboxílico (-COOH) e grupo amino (-NH2).
      Que bom sabermos que a química que está presente naqueles belos jeans que  nos deixam com estilo despojado e elegante ao mesmo tempo.
Fontes:
Canto.T.Química na abordagem do cotidiano Química Orgânica 3, 4ª edição, editora Moderna ano 2006, p 552.


sábado, 15 de setembro de 2012

O MEDICAMENTO MAIS UTILIZADO NO MUNDO


Bolsista: Karliene
Olá pessoal! Hoje vou mostrar para vocês a reação química do medicamento mais utilizado nas ultimas décadas: o ácido acetilsalicílico.
Aspirina, doril, melhoral são os nomes mais populares do ácido acetilsalicílico, medicamento classificado como anti-inflamatório, antipirético e analgésico. O principio ativo da aspirina vem da casca do salgueiro onde são extraídos a salicina e o salicilato.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

SUBLIMANDO E CRISTALIZANDO


Solange Batista de Sousa Anacleto Reis
Você vai precisar de:
* Naftalina
* 2 frascos de vidro
* Fita adesiva
* Gelo

Mãos à obra
Coloque uma bolinha de naftalina dentro de um dos frascos de vidro. Evite respirar os vapores liberados e manusear as bolinhas com as mãos. Usando o segundo frasco que deverá conter gelo dentro, tampe o que contem a bolinha de naftalina. Passe uma fita larga entre os dois frascos para que eles se mantenham juntos. No caso do gelo derreter, coloque mais gelo e fique observando o que ocorre.
Para acelerar o processo, você pode colocar os dois frascos sob o sol ou aquecer cuidadosamente o frasco com a naftalina em um banho-maria, tomando o cuidado de não aquecer exageradamente, pois a bolinha pode derreter. Caso isso ocorra, interrompa o aquecimento e deixe o frasco esfriar.

EXPLICAÇÃO QUÍMICA PARA AS DIFERENTES CORES DAS FLORES DAS HORTÊNSIAS


Bolsista: Gisléia Chaves
            Olá amigos do Quipibid! Com as informações desta matéria, entenderemos porque as hortênsias produzem flores com cores variadas.
                      
 
            Como vocês sabem, as flores estão presentes no nosso dia a dia, afinal, quem não tem um jardim em sua casa, não é mesmo? Mas as flores das hortênsias nos causa uma grande curiosidade, pois em alguns lugares ela produz flores azuis e em outros, as flores são rosa. Vamos entender porque isso acontece?

FÚRIA SOBRE RODAS



Bolsista: Mônika
            O filme conta a historia de Milton, que por não ter tido uma vida integra em vida, após sua morte vai para o inferno. Sua filha foi assassinada pelo próprio marido, deixando então sua neta nas mãos deste louco que é líder de uma seita satânica, e que pretende sacrificar sua própria filha para fazer um pacto satânico. Porém, Milton retorna das trevas, para salvar sua neta das mãos desta seita, ele conhece Piper que é uma garçonete boa de briga e sem medo de aventuras que se torna sua grande aliada. Mas, um fiel súdito do diabo o contador, veio para leva-lo de volta a escuridão, que acaba contribuindo também com seu colega.
 Ele joga um caminhão contendo Hidrogênio nos policiais que cercavam a pista, ao qual explode tudo e deixa a passagem livre, para Milton ir atrás de sua neta.

Seabórgio (Sg)

                                                                                                      Bolsista: Leonice Paraguai



Olha pessoal! Hoje vou levar algumas informações de outro “Elemento Químico”. Vamos conhecer um pouquinho do Seabórgio (Sg), este elemento é resultante do bombardeamento do 249 Cf (Califórnio-249) no acelerado linear de partículas de Berkeley. A origem do nome “Seaborgium”(searbógio) é em honra ao prêmio Nobel e diretor do LBL, Glenn T. Seaborg, um químico americano, sendo o primeiro elemento químico, a receber o nome de uma pessoa viva.
 
O nome Seabógio, com o símbolo Sg, foi anunciado na 207ª Encontro Nacional da América Chemical Society, em San Diego. Existem 11 isótopos de Seabógio que são conhecidos, sendo o de vida mais longa o isótopo 269 Sg, cujo modo de decaimento ocorre através de emissão alfa e fissão espontânea. Apresenta uma meia-vida de 22 segundos. O isótopo de vida mais curta é o 258 Sg com o decaimento alfa e fissão espontânea. A meia-vida deste isótopo é de apenas 2.9 milisegundos.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Conceito de reação química



         

Nesta semana a dica será de um site que possui vários tipos de jogo, que envolve vários conteúdos de química. Entre os jogos estão: palavras-cruzada, jogo da memória, adivinhas e etc.
  

Teoria relacionada sobre o jogo
Como são vários conteúdos o escolhido será reação química.
Conceito de reação química
 Se uma ou mais substâncias, presentes no estado inicial de um sistema transformam-se em uma ou mais substâncias diferentes, que estarão presentes no estado final, a transformação é uma reação química, ou transformação química.
 

O sistema é uma porção de matéria que foi escolhido para ser estudada, observada. Um sistema pode ser constituído por uma substância pura ou por uma mistura de substância.
Reações químicas é uma transformação em que novas substâncias são formadas a partir de outras. As reações são formadas por reagentes e produtos.
As substâncias inicialmente presentes num sistema e que se transformam em outras devido à ocorrência de uma reação química são denominadas reagentes. E a nova substância é chamada de produto.
Reagentes: são gastos, consumidos ou eliminados
Produtos: são formados, criados ou produzidos
Muito bem pessoal agora é só acessar este site: professormazzei.wordpress.com/mazzei-com/jogos-de-quimica/  
Divirta-se e bom aprendizado!     







Referencias bibliográficas:
Peruzzo, Franscisco Miragaia. Química na abordagem do cotidiano/Francisco Miragaia Peruzzo (Tito),Eduardo Leite do Canto.4° Ed- São Paulo:moderna 2006
Obra em 3 v.
   Conteúdo: V. 1 Química geral e inorgânica