terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Refinação do petróleo

                                                                      Bolsista:Ana Lucia Miranda                                                                

Olá leitores do blog quipibid!Terminada as férias voltamos com muitas matérias, é nesta em especial será abordado um importante processo industrial para toda civilização a refinação do petróleo. Sendo assim vamos então à matéria!

Antigamente na refinação do petróleo envolvia simples fracionamento dos compostos presentes no óleo cru. Para a fabricação de muitas substancias químicas comercializadas a indústria de petróleo fornece as matérias-primas mais baratas, o negro de fumo, amônia, glicol, passando pelo etanol, borrachas sintéticas e plásticas.

As indústrias de petróleo empregam muitos engenheiros químicos, pelo o fato de envolver inúmeras operações químicas e físicas. A química orgânica está presente em todas as etapas da refinação do petróleo. A produção mundial de petróleo são mais de 20 bilhões de barris por ano, os Estados Unidos é responsável por 16% desta produção.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Praseodímio (Pr)

                                                                                                                 
                                                                                                  Bolsista: Leonice Paraguai


         Olha turma do blog! Depois de um longo período de férias, estamos de volta, com algumas informações de outro “Elemento Químico”. Hoje vamos conhecer mais um elemento das terras raras o Praseodímio (Pr).
 O Praseodímio é um elemento metálico, sólido amarelo pálido, mas o seus sais são verde em soluções, pouco duro pertence aos lantanídios. É mais resistente a corrosão no ar do que o Európio, Lantânio, Cério ou o neodímio, porém desenvolve um oxido verde que reveste o metal quando exposto ao ar, expondo o metal ainda mais a oxidação. O Praseodímio é encontrado em minerais terras raras como a monazita e a bastnasita e pode ser recuperado pelo processo de troca de íons (Praseodímio, 2010).

As terras raras compreendem um grupo de 17 elementos da tabela periódica com propriedades químicas semelhantes. A expressão “terras raras” está relacionada a origem desses elementos na natureza como óxidos de aparência terrosa, e além disso,considerados raros. São elementos químicos que, conforme sua pureza tem aplicações em diversas tecnologias de pontas e são considerados “materiais de terceira onda”  porque têm inúmeras aplicações em vários segmentos da industriais, entre eles, metalurgia, catalisadores, vidros, energias nucleares, lâmpadas fluorescentes, refrigeradores e fibras óticas (Jornal da  ciência, 2010).
O Praseodímio é um dos elementos químicos raros e dificilmente de ser encontrado na natureza, pois já que ele se encontra em pequenas quantidades e em diferentes tipos de minerais. É um elemento perigoso em ambiente de trabalho, devido ao fato de que as umidades e os gases compostos desse elemento podem ser inalados pelo ar. Isso provoca embolias pulmonares, principalmente durante a exposição em longo prazo. O Praseodímio pode ser uma ameaça ao fígado quando se acumula no organismo humano.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dentes com esmaltes


                                                                          Bolsista: Eliana  Carvalho




     Oi galerinha Quipibid! Vocês sabem que nossos dentes possuem esmaltes para fortalecer e torna-os mais elegantes. Mas o que os esmaltes dos dentes tem haver com a Química? E eu respondo a vocês que há um equilíbrio químico, onde o principal constituinte do esmalte dos dentes é a hidroxiapatita, Ca5OH(PO4)3(S). Por estar em meio aquoso (saliva) a hidroxiapatita entra em equilíbrio de dissociação de seus íons:
 Ca5OH(PO4)3(S)                  5Ca2+(aq) + 1OH1-(aq) + 3PO43-(aq)
        O consumo de alimentos ou bebidas ácidas (como refrigerantes) desloca o equilíbrio de dissociação da hidroxiapatita no sentido direto, fragilizando o esmalte dos dentes. Escovar os dentes com uma pasta alcalina (de pH > 7) desloca o equilíbrio no sentido inverso, ajudando a torná-los mais resistentes.
       Uma ótima alternativa para evitar o desequilíbrio e tornas os dentes mais resistentes é a utilização de pastas que contêm íons fluoretos, F1-, sendo que elas têm a propriedade de substituir os íons OH1- na hidroxiapatita, formando fluorapatita, cujo equilíbrio de dissociação não se desloca no sentido direto tão facilmente na presença de ácidos.
Ca5OH(PO4)3(S)                  5Ca2+(aq) + 1F1-(aq) + 3Po43-(aq)
       Que lega! Amigos leitores da Química da Beleza sabermos que existem equilíbrios químicos que fazem com que nossos dentes mantenham saudáveis, resistentes, bonitos e naturais graças a química.
Fontes:
Reis, M. Química 2 Meio ambiente Cidadania Tecnologia, 1ª Edição, São Paulo: FTD, 2010. P.268-269.

http://www.cabelomaquiagem.com/tratamentos-esteticos diferenciados/branqueador-de-dentes/


Tabela Maluca

                                                                                                                Bolsista:Glaucia Lima




Depois de um logo período de férias, vamos começar  uma nova jornada.
Nessa semana vamos trabalhar com um jogo de tabuleiro, onde a diversão começa com a elaboração do jogo.
O jogo propõe conhecimento sobre algumas aplicações e algumas propriedades dos elementos da tabela periódica.
Formação do jogo
Uma tabela periódica colorida.
 

                                         


 36 cartas, contendo o nome de um elemento químico e suas propriedades e aplicações.