quarta-feira, 27 de março de 2013

Promécio (Pm)

                                                                             Bolsista: Leonice Paraguai

Olha turma do blog! No “Elemento Químico” de hoje vamos conhecer mais um elemento das terras raras o Promécio (Pm).O é um metal altamente radioativo, o que confere luminescência aos seus sais, na qual suas cores vão do azul claro ao esverdeado. A descoberta do promécio iniciou-se a pouco mais 100 anos, em 1902, Branner suspeitou da existência de um elemento intermediário entre o neodímio e o samário, sendo confirmado por Moseley em 1914.

“Por água abaixo”

                                                                               Bolsista:Mônika Cristina
 
Este filme conta a história do rato Roddy que vive a vida de um animal em um apartamento luxuoso, que ao conhecer Sid um rato de esgoto sua vida muda radicalmente, Roddy tenta se livrar de Sid mas acaba indo por água abaixo para dentro dos esgotos no mundo de Ratópolis, lá ele conhece Rita que o ajuda a voltar para casa. Ele consegue sair de lá depois de muita luta e também depois de estourar um tubo de nitrogênio que deixa seus inimigos congelados.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Diamantes

                                                                                                  Bolsista: Eliana Carvalho






Oi amigos seguidores da Química da beleza! Hoje estarei falando dos cristais de diamantes, esta preciosa jóia por incrível que pareça e graças a Química ela surgem através do carbono em alta temperatura. Ela tem várias finalidades uma dela é deixar as pessoas mais lindas e elegantes através de seu brilho. Os diamantes podem variar sua cor, pela imagem podemos perceber a cor amarela predominado, esta cor é devido à presença de nitrogênio na estrutura cristalina que substitui alguns átomos de carbono.
       O diamante é uma das formas alotrópicas (pode se unir de várias formas diferentes, formando inúmeras substancias) do carbono, que também pode se apresentar na forma pura como: grafite, carvão e fulereno. Em compostos, ele pode ser encontrado em carbonatos, hidrocarbonetos, carbetos, etc.


        A forma alotrópica do carbono é a substância natural mais dura existente no mundo.  A dureza do diamante é devido sua estrutura altamente compacta, mas mesmo sendo duro o diamante pode ser quebrado mas não riscado. Além de um ótimo isolante elétrico, pois seus elétrons de valência estão firmemente envolvidos na formação de ligação sigma entre os átomos de carbono, não sobrando elétrons livres para conduzir corrente elétrica. Para saber a quantidade de átomos de carbono que há em certa quantidade de brilhantes é necessário consultar a tabela periódica para chegar ao valor da massa. Como o átomo é muito pequeno a unidade de media usado para medi-lo será U.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Carboidratos: o açúcar na bioquímica

                                                                                                    Bolsista:Leidiane R.Rosa
A sofisticação na qualidade de vida nos países industrializados proporciona mudanças nos hábitos alimentares, há uma grande variação nas dietas do ser humano contemporâneo, quanto ao consumo exagerado de carboidratos.
                                     
Os carboidratos ou hidratos de carbonos são compostos de função mista, poliálcool- aldeído ou poliálcool- cetona, que ao sofrer hidrolise, se transforma num composto desse tipo. Os carboidratos são fontes de energia aproveitável pelo organismo e indispensável para manter a vida, além de ser precursor metabólico de todos os compostos orgânicos e manter o metabolismo normal das gorduras, formam os glocoproteínas e glicolípideos componentes das membranas biológicas.

quarta-feira, 13 de março de 2013

O LADO QUÍMICO DOS DETERGENTES


Bolsista: Gisléia Chaves

            Olá pessoal do Quipibid! Estamos de volta com nossa coluna de Química no dia a dia, e hoje iremos conhecer a química que existe por trás dos detergentes.
            Os detergentes estão presentes no nosso dia a dia e são amigos inseparáveis das cozinheiras, das louças e das panelas. Atualmente os detergentes de uso doméstico utilizam matéria-prima biodegradável em sua formulação. Mas o que é biodegradável?
            Um produto ou substância orgânica é considerado biodegradável quando pode ser decomposto pela ação de microrganismos. Normalmente a biodegradação é um processo aeróbio, ou seja, que necessita de quantidades razoáveis de oxigênio para se completar.      Quando uma substância orgânica é biodegradável, os microrganismos conseguem transformá-la em íons inorgânicos, como nitrato,nitrito,fosfato e sulfato, ou em moléculas simples como dióxido de carbono e água.Todos esses íons e moléculas são usados como nutrientes pelas plantas.
            Os detergentes biodegradáveis possuem cadeia normal ou linear como, por exemplo, o p-do-decilbenzenossulfonato de sódio, esquematizado abaixo.
                                                 

            Na maioria das vezes, os fabricantes se referem a essas substâncias no rótulo de seus produtos como “tensoativos”. Isso porque, de fato, os detergentes agem diminuindo a tensão superficial da água.