terça-feira, 28 de maio de 2013

Mico Preto Orgânico



                                                                                             Bolsista: Glaucia Lima

Pessoal esta semana vamos falar sobre o jogo “mico preto orgânico”, que foi elaborado sobre a versão convencional do jogo “mico preto”.
Tem como objetivo educacional propor um aprendizado sobre nomenclatura de compostos orgânicos e fórmulas estruturais de maneira mais lúdica.
Elaborar o jogo:
É um jogo de formar pares corretos entre nomenclatura e formulam estruturais.
As cartas são neste formato.



segunda-feira, 27 de maio de 2013

A rocha

Bolsista:Mônika Cristina

O filme conta a história do general que foi herói na guerra do Vietnã, indignado com o tratamento que recebem do governo americano, comanda um grupo de elite e se instalam na prisão da ilha de Alcatraz. Eles possuem poderosas armas químicas que contém um gás venoso, ameaçam disparar as armas na cidade se suas exigências não forem cumpridas. Assim, para combatê-los o FBI convoca um perito que é bioquímico, em armas químicas para entrar na prisão e desarmar os mísseis, impedindo que ocorra uma catástrofe química.
            

Esmeralda

Bolsista: Eliana Regina




         Oi galerinha seguidores da Química da Beleza! Hoje estaremos conhecendo um pouco da esmeralda. Esta encantadora pedra preciosa é extraída da natureza. Com este minério podemos fazer uma variedade de jóias para tornarmos mais elegantes. A esmeralda é na verdade o berílio que é uma pedra preciosa, cristalizada no sistema hexagonal, de coloração amarela-esverdeada. Sendo que os dois possuem estrutura cristalina, dureza e densidade semelhantes. Além de serem silicatos duplos de berílio e alumínio, Be3Al2(SiO)6. A diferença entre os dois é que a esmeralda contém cerca de 2% de cor, conferindo-lhe a cor verde. 

DE FRENTE COM A QUÍMICA

Bolsista: Gisléia Chaves
            Olá amigos do quipibid! Na matéria de hoje, vamos analisar o envolvimento da química em um dos recursos tecnológicos mais utilizados dos últimos tempos. Eu estou me referindo a um aparelho eletrônico que está presente em quase todos os lares, cujo nome é televisão.
         

            A química está presente em diversas partes da televisão, porém, a parte que será abordada nesta matéria é sobre as cores da mesma.
            Vocês já observaram que antigamente as cores presentes nas televisões eram somente preto e branco?
 Pois é, com o grande avanço tecnológico e com a ajuda da química, tornou-se possível a fabricação de televisões coloridas e elas vieram para ficar, pois desde que chegaram ao mercado foram tomando o espaço das antigas televisões.
            Agora vamos conhecer os fatores que são responsáveis por todas aquelas cores que tanto nos prendem a atenção.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Agrotóxicos: a importância do uso consciente


                                                                                                  Bolsista: Roniel  Dos Santos



Olá seguidores do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal de notícia G1, sobre um avião agrícola que sobrevoava escola e intoxicou dezenas de crianças.
 

NOTÍCIA:       

Dezenas de alunos e alguns professores ficaram intoxicados após um avião agrícola sobrevoar uma escola pública localizada no Assentamento Goiás, na manhã desta sexta-feira (03 de maio). A aeronave estava realizando o trabalho de combate às pragas em uma lavoura utilizando um inseticida chamado engeo pleno, segundo informações do Corpo de Bombeiros. No momento do sobrevoo, 122 crianças estudavam nas salas de aula, informou o coronel do Corpo de Bombeiros de Rio Verde, Cléber Cândido.
De acordo com o serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) até o final do dia, 42 crianças tinham sido encaminhadas para o hospital de montividiu intoxicadas. Destas, 28 continuavam internadas até o início da tarde, em estado regular. Segundo o Samu, diversos alunos estavam vomitando e sentido tonturas e fortes dores de cabeça, que segundo o órgão, é comum em casos de intoxicação. O samu informou ainda que as outra crianças e os professores intoxicados foram atendidos no local e, logo em seguida, liberados. Alguns foram socorridos pelos próprios pais e moradores da região.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

CORANTES NA INDÚTRIA TÊXTIL



   Bolsistas: Walmira Gomes

    Olá galera do Pidid! Vamos conhecer um pouco a história dos corantes?
    A grande tarefa dos químicos do século XIX constitui em extrair dos resíduos indesejáveis das fábricas de carvão os espessos alcatrões de hulha, a malva, a fusteína, o vermelho Magenta, o azul da Prússia, o amarelo auramina, o verde ácido e o indigo. Longe de ser uma busca solitária, o fabrico dos corantes sintéticos é uma tarefa coletiva que mobilizam várias equipes e várias gerações de químicos. Em particular, a síntese dos corantes artificiais era impensável sem o conhecimento dos corantes extraídos dos vegetais, nomeadamente sem os trabalhos de Chevreul, que os isolou e analisou sistematicamente. Então, o aperfeiçoamento dos corantes sintéticos passa pela expansão da indústria dos gases e por um enorme esforço de investigação dos produtos de destilação da hulha: análises sistemáticas dos alcatrões de hulha realizadas na primeira metade do século XIX permitiram a descoberta da naftalina em 1820, do antraceno em 1832, do fenol em 1834, do benzeno, da anilina e do tolueno. Em 1865, foi descoberta a estrutura do benzeno por Kekule (Balard, 1862, p. 213).


    A história dos corantes sintéticos começa em Londres em 1856, envolvendo três gerações sucessivas de corantes. Por um lado, desenrola-se uma longa batalha com os elementos, para estabelecer reações complexas e variar os processos de fabrico; por outro lado, com os concorrentes, para conquistar os mercados, renovar constantemente as cores propostas e baixar os preços. Estes quarenta anos de história definiram um novo perfil da química: a indústria fina, estreitamente ligada à investigação.

PLÁSTICO: UM LIXO QUE SUFOCA O NOSSO PLANETA


Bolsista: Andressa Guimarães


O impacto do lixo no meio ambiente.

Facilmente moldável, resistente, impermeável, de baixo custo, o plástico, sem dúvida, é um material indispensável hoje em dia. Em nome da praticidade, porém, ele é utilizado em embalagens e produtos descartáveis. Como não se degrada facilmente no meio ambiente - leva séculos para se decompor, ele polui o solo e, principalmente os oceanos, formando verdadeiros entulhos na natureza. Nos mares, a massa plástica dificulta a troca de oxigênio da atmosfera com a água, o que causa a morte dos animais, ao consumir pedaços de plástico, por engano.
O combate ao uso excessivo das sacolas plásticas não é exclusividade de algumas cidades brasileiras. Nos últimos anos, nações de todos os continentes aboliram ou restringiram o uso ou a distribuição dos sacos plásticos em seu território. Esta tendência vem se confirmando não somente nos países desenvolvidos, mas também em nações pobres, como Tanzânia, Ruanda e Somália, em que a proibição do plástico se tornou uma questão de saúde pública.
Mesmo países que nunca se preocuparam com o problema, como os Estados Unidos, China e Japão, tem se esforçado para acabar com os sacos plásticos em suas redes de comércio, cada um à sua maneira.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Netúnio (Np)


Bolsista: Leonice Paraguai

Olha turma do blog! Vamos conhecer algumas características do Elemento Químico Netúnio (Np). Seu nome é dado em referência ao planeta Netuno. O elemento netúnio foi descoberto por Edwin M. McMillan e Philip H. Abelson, em 1940 nos Estados Unidos, eles bombardearam o núcleo do urânio-238 com um feixe de nêutrons; e o resultado foi à obtenção do primeiro elemento transurânico.
 Os nêutrons não possuem carga, portanto seu bombardeamento ocorre com maior facilidade, não sofrendo repulsão por parte do núcleo, que é carregado positivamente. No entanto, como as pesquisas para obtenção de elementos transurânicos foram se aprofundando, outras partículas (como as partículas alfa, os dêuterons e os prótons) passaram a ser usados como projéteis nesses bombardeamentos. Mas como elas possuem carga positiva, é necessário o uso de um acelerador de partícula, que aumenta as suas velocidades a fim de romper as forças de repulsão com o núcleo.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Índice glicêmico: o vilão dos Carboidratos


                                                                                                         Bolsista:Leidiane Rodrigues Rosa
Olá blogueiros do quipibid, no poste de hoje vamos continuar falando dos carboidratos.
Vamos descobrir por que os carboidratos sendo a nossa principal fonte de energia pode se tornar um grande vilão à saúde.
Atualmente há uma busca contínua por uma qualidade de vida saudável, que proporciona mudança nas dietas do ser humano, quanto ao consumo exagerado de carboidratos, principalmente os refinados.

PRESENÇA DA QUÍMICA NO CHOCOLATE

                                                                             Bolsista:Gisleia Chaves
Olá amigos do Quipibid! Como foi a páscoa para vocês? Espero que tenha sido ótima.
Pois bem, hoje vamos conhecer a composição química presente no chocolate, que é um alimento muito consumido durante o período da páscoa.

 

Transformando Lixo em Adubo


                                    Bolsista: Andressa Guimarães


Atualmente fala-se muito em ecologia, citando-se como principais problemas a poluição e a degradação do meio ambiente. No que diz respeito à matéria, a humanidade dispõe apenas da matéria que encontra no planeta Terra. Como sabemos, pela Lei de Lavoisier, a matéria não pode ser criada, apenas transformada; consequentemente, a humanidade, para garantir sua sobrevivência, só pode transformar os materiais já existentes na Terra.
Quando falamos em reciclagem a maioria das palavras que vem a nossa cabeça é papelão, vidros, ou qualquer tipo de metal. Entretanto o que talvez muitos não saibam é que os resíduos orgânicos, também conhecidos como lixo úmido, também podem ser reciclados, sendo transformados, em muitos casos, em adubo.
Por ano, 22 milhões de toneladas de alimentos têm um destino certo: os aterros sanitários. Quando abandonados a céu aberto, os resíduos orgânicos se transformam em chorume, líquido que contamina as águas subterrâneas. Além disso, devido ao processo de decomposição, o lixo orgânico produz gás metano (CH4), que é extremamente nocivo à camada de ozônio. Como se não bastasse, esse tipo de dejeto atrai animais como ratos e diversos tipos de insetos, propiciando a propagação de doenças.