sábado, 22 de junho de 2013

Hássio (Hs)


                                                                                                                           Bolsista: Leonice Paraguai
         
Olha turma do blog! No Elemento Químico de hoje, vamos conhecer algumas características do Hássio (Hs) esse elemento é radioativo e produzido artificialmente, e o quinto dos transactinídeos e pertence ao grupo oito da tabela periódica. A sua cor não foi confirmada, mas suspeita-se que seja metálico e de cor cinza-prateado. Provavelmente, é um sólido a temperatura ambiente. Não é encontrado na crosta terrestre, pois e um elemento radioativo. Se este se encontrasse presente constituiria um risco devido a sua perigosa radiação. Talvez seja impossível isolar uma amostra capaz de ser observada, pois o elemento decai rapidamente emitido partículas alfa (α).

                                                         Peter Armbruster, físico alemão.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

IMPRESSÕES DIGITAIS DE CRIANÇAS EVAPORAM?

                                                                                       Bolsista: Walmira Gomes


Olá galera do Quipibid! Vocês sabiam que cada um de nós tem um padrão de impressão digital exclusivo? Conforme descrito pela primeira vez por Johannes Purkinje, em 1823.
              Não muito depois de sua descoberta, os colonos ingleses na Índia, começaram a utilizar impressões digitais em contratos, porque acreditavam que desse modo o contrato pareceria mais efetivo. Em 1812, na Áustria, Prochaska publicaria seu trabalho em que aborda a estrutura das linhas papilares, e neste mesmo ano, outro estudo, agora na Alemanha, de Johanan Friederich Schroter, descreveria os poros, através de ampliações fotográficas.


terça-feira, 4 de junho de 2013

Produção de gesso (CaSO4)



                                                                                           Bolsista: Ana Lucia Miranda

Olá leitores do blog quipibid! Certamente sempre ouvem falar do gesso que é utilizado em construções civil e também quando alguém sofre fraturas nos ossos e necessita da de engessar. Mas nem sempre sabemos o processo que ocorre até ser utilizado em seus devidos fins, por isso trago esta semana o processo industrial do sulfato de cálcio (CaSO4 ) ou gesso.

O sulfato de cálcio (CaSO4) é considerado um sal inorgânico,normalmente é encontrado no estado sólido,sua  coloração é branca solúvel em água,na natureza ele está presente no forma gipsita e anidrita. A anidrita possui coloração que pode variar de incolor a cinza escuro, com brilho intenso, mas não é fluorescente, na produção de fertilizantes agrícolas, fabricação de cimento e giz é muito utilizado esse mineral, também é útil para absorver água.

 
          

Lipídios: as gorduras na bioquímica


                                                                                              Bolsista: Leidiane Rodrigues Rosa


Olá seguidores do quipibid, na matéria de hoje vamos falar um pouco dos lipídios.
Os lipídios são conhecidos erroneamente por gorduras, são de extrema importância para o nosso corpo. Os lipídios junto com os carboidratos e as proteínas formam o grupo mais importante em alimentos e são os mais freqüentes encontrados na natureza em animais e vegetais.
Os lipídios (gorduras) são compostos orgânicos, biomoléculas compostas principalmente por moléculas de hidrogênio, oxigênio e carbono, apresentam característica de serem insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos (clorofórmio, álcool, éter e metanol). Exercem funções importantes no organismo como combustível metabólico, reserva e transporte de energia, componentes estruturais de membranas e parte da massa corporal no tecido adiposo, auxilia na manutenção da temperatura interna e na integridade dos tecidos.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Alumínio: um elemento reciclável

Bolsista: Andressa Guimarães

Atualmente, milhões de toneladas de alumínio são gastas no mundo inteiro para fabricar recipientes (“latas”) de refrigerantes, cervejas, água e outras bebidas. A utilização do alumínio nesse tipo de indústria deve-se principalmente ao fato de ele ser leve, não-tóxico, inodoro, insípido e um bom condutor de calor, o que permite ao líquido contido nessas “latas” ser resfriado rapidamente.
O grande inconveniente da utilização do alumínio para esse fim é que anualmente milhões de toneladas desse metal vão para o lixo, causando, além da sujeira no meio ambiente, um significativo desperdício para a sociedade de consumo. Não podemos nos esquecer também de que o alumínio é extraído de um recurso finito, que é o mineral bauxita.
            Sem dúvida, a melhor solução para resolver esses problemas causados pelo desperdício das “latinhas” de alumínio é a reciclagem.
            Nos últimos anos, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial em reciclagem de latas de alumínio. Em 2006, o país reaproveitou 94,4% do alumínio consumido. O Japão ficou em segundo com 90,9%, seguido pela Argentina, com 88,2%.
Os dados são publicados e atualizados pela Associação Brasileira de Alumínio (Abal) e pela Associação da Indústria de Latas (Abralatas). O Brasil conseguiu formar um ciclo permanente de reciclagem e reaproveitamento do alumínio contido nas latinhas.

Bóhrio (Bh)

Bolsista: Leonice Paraguai

Olha turma do blog! Vamos conhecer algumas características do Elemento Químico Bóhrio (Bh).  O bóhrio é um elemento produzido artificialmente, o quarto dos transactinídeo e pertence ao grupo 7 da tabela periódica. Este elemento foi descoberto há pouco tempo em 1981, o bóhrio foi claramente sintetizado e identificado, usando o Acelerador Linear Universal (UNILAC) com essa descoberta a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) deu seis meses aos cientistas para encontrar um nome para o novo elemento. Então os cientistas tiveram que pensar no nome o mais rápido possível, com isso os cientistas começaram sugerir o nome de Niels Bohr para em homenagem ao físico dinamarquês (1885-1962).
A IUPAC ficou satisfeita com o nome do físico, mas sugeriu o nome de Bóhrio com o símbolo (Bh).
A equipe que descobriu o elemento 107 era chefiada por Armbruster e Muzenberg em um laboratório na Alemanha. A reação que produziu o elemento foi proposta e aplicada anteriormente, por um grupo de Cientistas Soviéticos do Nuclear Institute em Dubna ex.URSS. A reação nuclear consistia do bombardeamento do Bismuto – 209 com Cr -54. Não houve provas cientificas sobre a obtenção do elemento neste trabalho.