segunda-feira, 26 de agosto de 2013

COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO

Bolsista: Walmira Gomes

     Olá turma do Pibid!
       Nosso assunto será sobre os Compostos de Coordenação (ou Complexos), que é definido por átomo ou íon (cátion) metálico central rodeado por uma série de ligantes. Sua primeira foi teoria publicada em 1893, por Alfred Werner, onde forneceu as bases para toda a química de coordenação moderna. Para que se possa ter uma idéia da perspicácia do trabalho de Werner, vamos nos lembrar que o elétron, responsável por todas as ligações químicas, só foi descoberto e aceito com o constituinte universal da matéria em 1901.
       Portando à época de Werner, não existia qualquer conceito moderno de ligação química. Os resultados obtidos por ele foram repetidos e confirmados por muitos outros cientistas por inúmeras vezes. A partir daquele momento, este campo da química não parou mais de ser investigado e de evoluir.

A ERA DOS PLÁSTICOS

Bolsista: Gisléia Chaves
            Olá pessoal do Quipibid! Estamos de volta com nossa coluna de química no dia a dia. Hoje iremos abordar a composição química presente nos plásticos, afinal de contas, a nossa sociedade está vinculada a esses materiais, ou seja, estamos vivendo na era dos plásticos.
Atualmente, os plásticos estão constantemente presentes no nosso dia a dia, pois eles substituem com sucesso as mais diversas matérias- primas na fabricação de utensílios domésticos.

Prioridade para a reciclagem

Bolsista: Andressa Guimarães
Olá galerinha do Quipibid ai está mais uma matéria sobre a reciclagem do lixo, espero que gostem.A expectativa, daqui em diante, é de que a legislação em vigor possa impor limites e coibir abusos, imprimindo maior racionalidade na gestão do lixo e de rejeitos do processo produtivo. A Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), adota os princípios da prevenção e da precaução, impondo uma visão sistêmica baseada na gestão integrada dos resíduos, que passam a ser tratados como bem econômico com potencial para geração de empregos e renda, a partir de sua reciclagem e reutilização, preferencialmente por meio de catadores.
O novo marco jurídico do setor reconhece as figuras do poluidor-pagador e do protetor-recebedor, indicando mecanismos para impor ônus e obrigações a quem polui e caminhos para premiar aqueles que adotam práticas sustentáveis–embora esses caminhos ainda não pareçam muito claros. Como metas, a legislação persegue a eliminação ou redução na geração de resíduos, o que exigirá a adoção de políticas de gestão com foco no combate a desperdícios em todas as áreas, e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos, com ênfase nas possibilidades da reciclagem.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Truco Eletronegativo

Bolsista:Glaucia Oliveira
Olá pessoal ai vai mais uma dica sobre como aprender química de maneira divertida.
E um jogo prazeroso e bem competitivo, e tem um papel de fundamental importância para o ensino de conteúdo químico como uma atividade lúdica.
O objetivo do jogo e de instigar o aluno a ter um bom relacionamento com os conteúdos abordado, além de trazer conhecimento despertar  um maior interesse para com o conteúdo aplicado.
Como jogar:
O truco eletronegativo segue as regras do jogo convencional, o que mudas são as cartas, que segue a ordem de eletronegatividade dos elementos.
F, O, N, Cl, Br,I,S,C,P,H,Se,At,B,Si, As
Como mostra a figura abaixo:

Teoria química do jogo: