quarta-feira, 18 de junho de 2014

Sobre o Omeprazol...

                                                                                                         Bolsistas: Jeisa Tainara
Tatiane dos Santos 

Olá amigos do blog!   

Devido à correria do dia a dia estamos acostumados a comer  mal é isso nos leva a desenvolver uma serie de doenças,principalmente as doenças estomacais.Para resolver alguns desses problemas temos o Omeprazol.                                                                                                                                                        
                                                         Sobre o omeprazol...
 Inicialmente com o nome de Peprazol,este medicamento foi vendido pela primeira vez nos Estados Unidos em 1989 pela Astra AB (que veio se tornar a AstraZeneca), sob os nomes de Losec e Prilosec. Em 1990, o nome foi mudado para Prilosec para evitar confusões com o diurético Lasix. A partir daí, foi vendido desde então no mundo todo.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Amoxicilina

                                                                                                                                  Bolsistas: Jeisa Tainara e Tatiane dos Santos

Olá amigos do blog...
Hoje vamos falar de algo que todos nós estamos sujeitos:as infecções em geral.Normalmente,a infecção é caracterizada pela invasão do organismo por microrganismos desconhecidos, que ao invadir o corpo, se reproduzem e aumentam a área infectada rapidamente. Isto traz consequências muito negativas para o hospedeiro, que vê seu mecanismo de funcionamento afetado pela presença destes agentes destruidores, os quais podem provocar inúmeras enfermidades. A partir deste momento, a parte atingida responde com um processo inflamatório.
Um dos medicamentos mais utilizados no tratamento das infecções, principalmente à de garganta, é a amoxicilina, antes chamado de penicilina. Ela foi descoberta de forma acidental pelo médico e bacteriologista Alexander Fleming (figura 1) em 1928. Na época, Fleming estava pesquisando substâncias capazes de combater bactérias em feridas, esqueceu seu material de estudo sobre a mesa enquanto saía de férias. Ao retornar, observou que suas culturas de Staphylococcus aureus estavam contaminadas por mofo e que, nos locais onde havia o fungo, existiam halos transparentes em torno deles, indicando que este poderia conter alguma substância bactericida. Ao estudar as propriedades deste bolor, identificado como pertencente ao gênero Penicillium, Fleming percebeu que ele fornecia uma substância capaz de eliminar diversas bactérias, como os estafilococos.Assim, hoje a amoxicilina é o antibiótico mais amplamente utilizado no tratamento de doenças bacterianas.


                                  Figura 1: fotografia de Alexander Fleming.


Dicas para Vestibular

Bolsista: Maria Aparecida
 Olá Oi vestibulandos do blog Quipibid!
 A partir de uma análise das provas de química da UFG dos últimos três anos, foi possível contabilizar os assuntos mais cobrados neste vestibular. O gráfico abaixo traz o número de questões por assunto:

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Limão

Bolsista: Darlyane Ribeiro



Uma imagem do limão está representada na Figura 01, no qual tem o nome científico “citruslimoniun” foi trazido para o Brasil pelos árabes. Brasil o segundo maior produtor de limão. Durante a gripe espanhola em 1928, foi que o limão popularizou de vez nosso país, o limão traz consigo componentes como, ácido ascórbico ou vitamina C, que promoveu um real combate à epidemia.É um alcalinizante de distúrbios ácidos do estômago. É necessário o consumo do limão diariamente, para benefício da nossa saúde, combate de forma natural a hipertensão. Temos que ter cuidado ao manusear o limão, ele estando em contato com a pele e expor a pele ao sol, pode ocasionar queimaduras de primeiro e terceiro grau, formando manchas.

Figura01: Imagem do limão

Carbono (C)

Bolsista:Ricardo Paraguai

Estou aqui mais uma vez para trazer-lhes uma matéria bem interessante, que vai nutrir a fome de conhecimento que eu e todos os bolsistas do blog sabemos que vocês têm.
Bem, essa semana na nossa coluna “CineQuímica” falaremos do Carbono (C), um elemento muito presente em nossas vidas, literalmente falando, 18% do nosso corpo é composto por Carbono. Dando seguimento à semana passada, falaremos da citação de uma propriedade do Carbono citada no anime FullmetalAchemist.
                                 
Em um episódio, Edward Elric acaba por enfrentar Greed (Ganância), um homúnculo muito poderoso, que tem como principal habilidade um tipo de escudo, esse formado por átomos de carbono. Após tomar muitos golpes de Greed, Edward percebe que não adianta continuar a golpea-lo da mesma forma, então analisa a informação dada pelo inimigo durante o combate, que diz que seu corpo é normal, exatamente como o de um humano, porémcom recuperação rápida.

Concentração de Soluções


Nomenclatura dos Alcanos


sexta-feira, 6 de junho de 2014

PROTEÍNAS - Sua importância no rendimento do Atleta

Bolsista: Jane Souza Silva
Olá seguidores do Quipibid!Com a chegada da copa, resolvi falar para vocês um pouco sobre as proteínas e como ela influência no rendimento do atleta... Vocês já devem ter visto que ela está presente em vários alimentos, alguns exemplificados na a figura 1.
Figura 1- Alimentos que possuem maior concentração de proteínas. Fonte:http://www.fazerdietadaproteina.com.br/alimentos-ricos-em-proteina/