quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Entrevista como medico veterinário Dr. Alexandre Luiz Bailona Lira

Bolsista: Wanderley Almeida Pinheiro

Olá moçada!

 Nesta segunda entrevista a profissionais de varias áreas, vejam as opiniões sobre a importância da educação e do conhecimento mínimo dos conceitos químicos.
Vamos entrevistar o medico veterinário: Dr. Alexandre Luiz Bailona Lira

Alexandre, você se sente realizado com a carreira profissional à qual escolheu?
Sinto-me profundamente satisfeito. Pois, está é minha vocação, e sinto-me realizado quando o trabalho tem respostas positivas.

A Química está relacionada com sua profissão? De que forma?

Fritando ovo sem usar fogo

Bolsista: Marielle Toledo


Galerinha o experimento de hoje nos ensina como fritar ovos sem utilizar calor, ou seja, sem ir ao fogo ou qualquer substância aquecida, é rápido, fácil e divertido, pena que não pode ser ingerido!

Materiais:
Álcool Etílico
Frigideira
Ovo
Espátula

Procedimento:
Primeiramente você irá quebrar o ovo dentro da frigideira e ir acrescentando o álcool aos poucos sob o ovo, com a ajuda da espátula vai espalhando o álcool por cima de todo o ovo. Resultado: O ovo fica frito! Como mostra a Figura 1.

O que acontece?

Íons

Bolsista: Loys Laynne Rodrigues Sousa

Olá galerinha, hoje vamos falar sobre os íons. Espero que já saibam um pouco sobre o assunto, afinal os íons são muito importantes.
É importante saber diferenciar átomos de íons e essa definição é muito simples, os átomos em seu estado normal possuem a mesma quantidade de prótons e elétrons e já nos íons há perda ou ganho de elétrons.
Vamos para a definição. Íons são espécies carregadas eletricamente, formadas quando átomos perdem ou ganham elétrons. Os íons com carga elétrica negativa são denominados ânions, e os com carga elétrica positiva são denominados cátions.
Um exemplo muito comum de íon é o cátion Na+. O sinal positivo indica que ele está perdendo elétrons e já o Cl- está ganhando elétrons, e a junção dos dois formam o Cloreto de sódio que é mais conhecido como nosso sal de cozinha.


Agora vamos fazer alguns exercícios para compreender melhor a idéia de íons.

Sal de cozinha: Cloreto de sódio (NaCl)

Bolsista: Darlyane Ribeiro


Utilizado desde dez mil anos atrás, era utilizado como moeda, poder e motivo de muitas brigas. Motivo de superstição, que se derramado dava azar, quem derramasse deveria jogar um pouco dele para traz, por cima do ombro. Utilizado para fazer conservas de alimentos, principalmente carnes, pois o sal desidrata o alimento retirando toda água evitando que alimento estrague. O sal era dado em parte do pagamento dos soldados do Império Romano, que foi de onde surgiu a palavra salário [( Do lat. Salariu, ‘ração de sal’)].

Como ocorrem as ligações para a formação do sal (NaCl)? Através de uma reação química, onde o Sódio (Na) que está no grupo 1 da tabela periódica,  metais alcalinos, no qual tem um elétron para ser doado, e o Cloro (Cl) do grupo 17 da tabela periódica, dos halogênios, tem sete elétrons, o que será mais difícil de ser doados, pois é mais fácil perder um elétron do que sete, o (Na) doa este elétron para o (Cl) e a ligação fica estável, seguindo a regra do octeto comparada ao gás nobre, veja figura 01. Esta ligação é chamada de ligação Iônica, onde o Na (sódio) doa um elétron para o Cl (cloro), como podemos ver na Figura 01. 

                                                Figura 01: Na (sódio) doa um elétron para Cl (Cloro)

Entrevista com o Professor Eder Carlos da Silva

Bolsista: Wanderley Almeida Pinheiro



Olá! Pessoal, dando continuidade a nossas entrevistas vamos realizar uma serie de entrevistas com profissionais de varias áreas, sobre a importância da educação e o conhecimento pelo menos empírico dos conceitos químicos.
Como primeira entrevista nessa temática das profissões, entrevistamos o Professor Eder Carlos da Silva. Mestrando em Ciências de Materiais pela UNB (universidade federal de Brasília), Pós-graduado em Gestão e Docência Universitária pela FASEM (Faculdade Serra da Mesa), Graduado em História pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), Graduado também em Física pela UFG (Universidade Federal de Goiás). Exerce atualmente a função de professor substituto no IFG (instituto Federal de Goiás) campus-Uruaçu, trabalhando com as disciplinas de Física Geral, Física Experimental III e Física Aplicada para os cursos de Licenciatura em Química, Engenharia Civil e Técnico Integrado em Edificações.

Professor Eder Carlos, você se sente realizado com a profissão que escolheu?
Completamente.

O que é mais gratificante no exercício da sua profissão?

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

QUÍMICA DAS FRALDAS DESCARTÁVEIS

Bolsista: Jane Souza Silva
Olá seguidores do Quipibid!Hoje vamos falar sobre POLÍMEROS... Grande parte dos polímeros está presente em nosso cotidiano: colas, tintas, embalagens, canos, panelas antiaderentes, entre outros.
Polímeros são macromoléculas de alta massa molar,formadas por unidades de moléculas menores, chamados monômeros. Estes reagem por adição ou condensação produzindo polímeros com diferentes propriedades físico-químicas e mecânicas.Na polimerização por adição, a macromolécula final é formada pela junção de monômeros todos idênticos entre si. Nesse grupo, o monômero apresenta no mínimo obrigatoriamente, uma ligação dupla entre carbonos. Já na polimerização por condensação, o polímero é composto pela combinação de dois ou mais monômeros distintos entre si, ocorrendo a eliminação de moléculas mais simples, como, por exemplo, a água, nitrito (-NO2), ou ácido clorídrico(HCl). Nesse tipo de polimerização, os monômeros não apresentam necessariamente duplas ligações entre os carbonos, no entanto, é preciso apresentar dois tipos diferentes de grupos funcionais (USBERCO e SALVADOR, 2002).Essas propriedades variam de acordo coma sua composição ou método de preparação tecnológico(MANO e MENDES, 1999).

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Modelo atômico de Bohr

Bolsista: Loys Laynne Rodrigues Sousa

           Olá galerinha, hoje vamos falar sobre o modelo atômico de Bohr. Mas quem foi Bohr?

       Niels Henrik David Bohr nasceu em Copenhague Dinamarca, em 1885. Estudou na Dinamarca e na Inglaterra, foi professor diretor do Instituto de Física Teórica de Copenhague. Em 1922 recebeu o Prêmio Nobel de Física por seus trabalhos sobre estrutura atômica. Ele faleceu em 1962 e em sua homenagem o elemento químico 107 recebeu o nome Bóhrio (Bh).
        Um dos seus grandes feitos foi aprimorar em 1913 o modelo atômico de Rutherford. Bohr propôs que as leis da Física vigentes naquela época, não se aplicavam ao elétron, pois sua massa era muito pequena. Propôs que o elétron giraria em torno do núcleo em órbita circular, sem absorver ou emitir energia (sendo assim o elétron não se precipitaria para o núcleo). Explicando então o que o modelo de Rutherford não explicava que era como os elétrons sendo negativos podiam girar em torno de um núcleo positivo sem perder energia e colidir com ele.
      Segundo a explicação de Bohr quando era fornecida energia para os elétrons ele saltaria de uma orbita mais interna para outra mais externa, a quantidade de energia recebida é, porém, bem definida (um quantum de energia). Pelo contrário, ao voltar de uma órbita mais externa para outra mais interna, o elétron emite um quantum de energia, na forma de luz de cor bem definida ou outra radiação eletromagnética, como ultravioleta ou raios X (Daí o nome de fóton, que é dado para esse quantum de energia).
     Esses saltos se repetem milhões de vezes por segundo, produzindo assim uma onda eletromagnética, que nada mais é do que uma sucessão de fótons (ou quanta) de energia.
     Surgindo assim o modelo dos níveis de energia, isto é, os elétrons de um átomo não estariam todos na mesma orbita e sim distribuídos em órbitas ou camadas (K,L,M,N,O,P,Q).
      O modelo de Bohr inclui uma série de postulados (Postulado é uma afirmação aceita como verdadeira, sem demonstração). Sendo eles:

Mandioca: Farinha de mandioca

Bolsista: Darlyane Ribeiro

A mandioca como é conhecida no Sul, Sudeste e Centro-oeste, no norte e nordeste como macaxeira ou aipim, no Rio de Janeiro também se encontra como aipim, è uma raiz, seu nome científico é Manihot esculenta Crantz, pode ser encontrada na coloração branca e amarela, conforme apresentado na Figura 1, contém um alto teor energético, e de grande consumo entre a população brasileira, o Brasil é o segundo maior produtor de mandioca do mundo, sendo a Nigéria o primeiro maior produtor. Uma das formas de aproveitamento de suas raízes é a fabricação da farinha de mesa sendo torrada, na figura: 2. O cultivo da mandioca teve início no Brasil, sendo levado a alguns países pelos portugueses.

                                                                  Figura 1:Raízes de mandiocas colhidas
                                                                    para o preparo da farinha de mesa.

                                                   Figura 2: Farinha de mesa sendo torrada.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Molaridade


O Menino Do Pijama Listrado

Ricardo Paraguai
Olá queridos leitores do blog QuiPibid, estamos aqui novamente para  trazer a vocês uma nova, interessante e informativa matéria sobre um filme com um pezinho na química, o filme de hoje é “O Menino Do Pijama Listrado”, um filme que além de bom nos deixa bem emocionados com sua história.

                                                         Figura 1.Imagem da capa do filme

Sinopse: Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é  filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração.
Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com Bruno e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito que fazer para uma criança com a idade dele.
Os problemas começam quando Bruno decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado da cerca eletrificada dentro de um campo de concentração nazista. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visita-lo, tonando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Cobalto(Co)

Bolsista: Edlane Lucia
Oi amigos do QuiPIBID! Estamos de volta com mais uma matéria sobre o Elemento Químico, desta vez vamos falar sobre o Cobalto (Co). Um elemento muito utilizado desde a antiguidade nos artefatos egípcios, chineses e outros.
Descoberto pelo químico sueco Georg Brandt (1694-1768), o cobalto é um metal de número atômico 27 e massa atômica 59, possui cor branco azulado e brilhante, geralmente encontrado em  minérios tais como: a Cobaltita (mineral de enxofre e arsênico), a esmaltita (um arsenieto de cobalto que contém quantidades variáveis de níquel e ferro) além de estar associado ao Níquel (Ni), ao Cobre (Cu) e às vezes ao Chumbo (Pb). Foi isolado pela primeira vez em 1735 a partir de uma amostra de esmaltita, elemento este utilizada para extrair a coloração azul de cobalto para pinturas de vasos e cerâmicas no Egito antigo.





Figura 1 Pote fabricado durante a dinastia Ming (1368-1644), com figuras gravadas utilizando pigmento azul, derivado de minérios de cobalto. (QUÍMICA NOVA NA ESCOLA)
                                                                                                        

VITAMINAS: Vitamina A (Retinol)

JeisaSchaefer
&

Tatiane Santos
Olá seguidores do blog.
Nas próximas edições vamos saber um pouco mais sobre as vitaminas, que são substâncias que pertencem a um grupo de nutrientes orgânicos, importantes para o funcionamento de nosso corpo. Apesar disso, nosso organismo não tem a capacidade de produzi-las de forma espontânea, sendo necessária sua ingestão pela alimentação ou medicamentos. Devem ser ingeridas diariamente em quantidades adequadas e são também responsáveis pelo bem-estar físico e mental dos seres humanos. As vitaminas são indispensáveis para o crescimento, reparação dos tecidos, funcionamentos orgânicos e essenciais para reações metabólicas específicas no meio celular e vital para o funcionamento dos órgãos.
Na edição de hoje vamos conhecer a vitamina A, termo genérico dos retinóides que apresentam atividades biológicas do retinol, como o ácido retinóíco, palmitato de retinol e etc. Uma de suas principais funções é prevenir a acuidade visual, e é encontrada em alimentos de origem vegetal e animal (figura 1).




Figura 1: Verduras e legumes
Fonte: <http://www.mundodastribos.com/dicas-de-alimentos-ricos-em-vitamina-a.html>