sexta-feira, 16 de março de 2012

O LADO QUÍMICO DA NAFTALINA


Bolsista: Gisléia Chaves
                Oi pessoal do Quipibid! A matéria de hoje nos mostra informações necessárias e interessantes sobre este produto que ainda se faz presente nos armários de algumas pessoas.

Fórmula estrutural da naftalina.
Fórmula molecular: C10H8

 









As traças são insetos que a maioria das pessoas conhece, pois elas aparecem em quase todos os lugares. Apesar de serem tão pequenos, os estragos causados por elas são irreversíveis, pois elas são inimigas número1 de roupas feitas com fibras naturais (lã, algodão). Mas existe uma velha solução para este problema: a naftalina. A principal função desta substância é matar as traças e suas larvas com os vapores que exala.
Observando o lado químico da naftalina, notamos que sua estrutura é formada por dois anéis benzênicos, o que a torna pertencente ao grupo dos aromáticos. Ela possui a propriedade de sublimação (passagem do estado sólido para o gasoso de forma direta) e é por esta razão que se torna eficiente no combate as traças. Mas, assim como o vapor exalado é toxico para os micro-organismos ,também o é para todos os que o inalam.
 Para que o uso da naftalina seja eficiente e ao mesmo tempo seguro, coloque-a junto com as roupas em embalagem lacrada, dessa forma não oferece perigo. Os vapores tóxicos ficam contidos e apenas as traças serão afetadas com a quantidade mínima do produto e não vista imediatamente as roupas após retirá-las do armário, deixe-as expostas em local arejado um dia antes de usá-las. 
Os sintomas e as consequências que podem surgir da intoxicação com a naftalina são:
- Irritação nos olhos, na pele e no aparelho respiratório.
- Fortes dores de cabeça, confusão mental e lesões no fígado e nos rins.
- A exposição prolongada ao produto pode aumentar o risco de cataratas.
É preciso tomar muito cuidado com as crianças, pois elas podem confundir as bolinhas brancas de naftalina com balas comestíveis. A ingestão pode provocar vômitos, diarreia e convulsões. Não é bom que você respire este produto químico regularmente, mas se ao contato com o produto sentir qualquer um desses sintomas, procure imediatamente por cuidados médicos.

Até a próxima!!!!!!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário