quinta-feira, 21 de abril de 2011

Preparando sorvete

                         Adaptação Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis

MATERIAL UTILIZADO
         ·            Suco de frutas de sua preferência
         ·            Leite condensado
         ·            Gelo moído
         ·            Sal de cozinha
         ·            2 sacos plásticos de tamanhos diferentes, com fecho ou que tenham tamanho suficiente para se dar um nó bem apertado.
         ·            Luvas de borracha (opcional)

PROCEDIMENTO
         ·            Comece misturando quantidades iguais do suco de frutas e do leite condensado. Em seguida coloque a mistura no saco plástico de tamanho menor. Reserve.
         ·            No saco plástico de tamanho maior, coloque um ou dois copos de gelo moído e meio copo de sal de sozinha e feche bem o saco, cuidando para que não fique ar no seu interior. Usando as luvas para proteger as mãos, amasse o saco plástico para misturar bastante o gelo e o sal.
         ·            Pegue o saco menor com os ingredientes e o coloque dentro do saco maior, ajustando para que o saco menor fique totalmente mergulhado no gelo. Feche o saco maior, retirando todo o ar do seu interior. Permaneça durante um tempo, amassando constantemente o saco plástico, para que os ingredientes do saco pequeno se misturem. Quando os ingredientes do saco pequeno começarem a adquirir consistência de sorvete, retire o saco pequeno e lave a parte de fora. Retire o sorvete e experimente.

Obs.: Observe que, para o sorvete ser consumido, tem que ser feito tomando-se todos os cuidados com relação à higiene.

O QUE ACONTECE NO EXPERIMENTO
         ·            Quando misturamos sal no gelo, a temperatura da mistura desce para abaixo de 0° C, causando assim o congelamento da água dos ingredientes. Isso ocorre porque o sal em contato com a água tende a se dissolver. Essa dissolução é um processo endotérmico, ou seja, exige uma quantidade maior de energia para acontecer. Então, ao entrar em contato com o gelo, o sal não tem outra opção senão puxar calor das pedras de gelo, o que as faz se tornarem mais frias. O segredo para se obter um sorvete bem cremoso, é conseguir que os cristais de gelo formados sejam os menores possíveis, por isso deve-se misturar bastante os ingredientes durante o congelamento.


REFERÊNCIAS

         ·            MATEUS, Alfredo Luis. Química na cabeça – Experiências espetaculares para você fazer em casa ou na escola. 4ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001, p. 30.


Nenhum comentário:

Postar um comentário