Adaptação Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis
MATERIAIS UTILIZADOS
· Frasco grande ou copo de boca larga
· Tesoura
· Fita cola
· Papel de filtro
· Canetas de feltro (canetinhas)
· Sal
· Água
· Colher
PROCEDIMENTO
· Corte um retângulo de papel filtro com tamanho suficiente que, ao ser enrolado sem que as beiradas se sobreponham, caiba no frasco ou copo que será usado.
· Trace uma linha na horizontal a 4 cm da parte inferior do papel filtro e sobre essa linha faça pequenas manchas de diferentes cores (incluir de preferência algumas cores escuras).
· Coloque água no frasco até aproximadamente 3 cm de altura, adicione meia colher de sal e mexa bem.
· Faça um tubo com o papel, fixando-o com a fita cola, tomando cuidado para não sobrepor as beiradas, coloque-o no frasco ou copo, tampe e aguarde até que a água suba cerca de 4 cm da parte superior do papel filtro.
· Retire o papel e deixe secar.
O QUE ACONTECEU?
· Observam-se manchas de várias cores a diferentes alturas do papel. O que é isso? É a separação dos vários pigmentos presentes na composição das tintas.
· Os pigmentos são pós ou partículas sólidas finamente divididas e insolúveis. São utilizados para dar cor, opacidade, certas características de resistência e outros efeitos. Podem ser: ativos, que conferem cor/opacidade ou inertes, que conferem certas propriedades como diminuição de brilho e resistência.
· Esses pigmentos são compostos diferentes que tem diferentes afinidades pela água e pelo papel, então à medida que a água sobe dissolve esses pigmentos e os leva com ela. Mas devida a diferenças de afinidades, eles são arrastados a
velocidades diferentes, por isso ficam separados.
REFERÊNCIAS
· Umaquimicairresistivel.blogspot.com/2011/01/separação-de-pigmentos-de-tintas.html (23/04/2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário