Bolsista: Alessandro Barbosa
Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje, em nossa coluna de Química do Dia-a-dia, vamos falar de um fenômeno que ocorre em nossas casas: Chegamos de algum lugar com muita sede e logo preparamos um delicioso suco de laranja natural, de repente você se lembra que tem que resolver um probleminha e deixa o suco, já preparado, por alguns minutos, quando você retorna, vê que o seu delicioso suco está com um gosto não muito bom. O que aconteceu? O que fazer?
Como em tudo a nossa volta, a Química está presente:
O gosto ruim, após alguns minutos é devido à vitamina C presente na laranja. A vitamina C é uma substância bastante instável. Assim que entra em contato com o oxigênio do ar, começam a ocorrer reações químicas que a destroem. Se o suco estiver exposto à luz, a reação será mais rápida ainda. Na primeira meia hora, a perda chega a 75%, explica o bioquímico Julio Tirapegui, da Universidade de São Paulo. E não adianta nada colocar o suco na geladeira para conservá-lo; isso serve apenas para protegê-lo da luz, além de gelar. É preciso também prestar atenção para não se comprar frutos danificados, com um pedaço da casca faltando. A reação com o oxigênio já pode estar ocorrendo e deteriorando a laranja.
Da próxima vez que prepararmos um suco de laranja lembremos-nos deste post.Ok? Até mais amigos.
Vitamina C (Ácido ascórbico) |
eu adoro laranja suco então nem se fala aki em casa tem laranja todo dia aki ñ falta e faz tão bem pra saúde tbm
ResponderExcluirOi, adorei a matéria!
ResponderExcluirEu sou fã demais de suco de laranja, tomo quase sempre, pelo menos umas 3x por semana depois de acordar. Ainda mais agora que estou seguindo uma dieta a base de líquidos e muito suco.
Peguei um monte de receita legal nessa páginaaqui.
Vale a pena dar uma olhada depois.