Bolsista: Leonice Paraguai
Numero atômico → Z=4
Ponto de Ebulição → 2970ºC(a 5mmHg)
Ponto de fusão → (1 278+-5)º
Berílio, assim denominado por ter sido obtido a partir de um mineral conhecido como berilo. O berílio foi descoberto por Vauquelin em 1798, ao analisar amostras de dois minerais, berilo e esmeralda. Ao novo elemento encontrado, Vauquelin deu o nome de glucínio, uma vez que seus sais conhecidos na época tinham um sabor mais doce. Mais tarde, tomou-se berílio como o nome aceito. O abade Hauy chamara a atenção para o fato de o berílio e a esmeralda serem muito semelhantes quanto á estrutura cristalina, dureza e densidade e que, portanto era provável que fossem idênticos quimicamente. Vauquelin demonstrou de fato os dois minerais eram idênticos. Hoje, sabe-se que tanto o berilo como a esmeralda são silicatos duplos de berílio e alumínio, Be3Al2(SiO3)6;a diferença básica entre o berílio e a esmeralda é que esta contém cerca de 2% de Cr, conferindo-lhe uma cor verde.
Apesar do trabalho pioneiro de Vauquelin, o Be só foi obtido 30 anos mais tarde, em 1828, por dois pesquisadores, F.Wohler e A, -A,-B. Bussy, independentemente um do outro, fazendo reagir a quente potássio com cloreto de berílio, BeCl2.(Cuidado! Reação violenta!!)
Na terra existe um isótopo natural do Be, no entanto são conhecidos seis isótopos. Na crosta terrestre, o teor médio de Be é dê2ppm. Isto é, cerca de 2g em cada 1000 000 g(ou 1 t).O Be é cerca de 3,5 vezes mais denso que o lítio; seu ponto de fusão é cerca de 1000ºC acima do ponto de fusão do Li. Ao contrário dos metais alcalinos, como Li, K, o Be não reage com a água `a temperatura ambiente. É o único dos metais leves que tem ponto de fusão significativamente alto. Pode ser usinado com precisão para o fabrico de giroscópios e guias inerciais de mísseis e foguetes. O principal uso do Be e na fabricação de ligas de cobre - berílio (Bronzes com berílio etc.). Essas ligas de cobre – berílio são empregadas em reatores nucleares, como moderadores e refletores de nêutrons, e no fabrico de ferramentas que não produzem faíscas. Uma mistura de radio e berílio produz nêutron, isto e, as partículas alfa (a ou He++) emitidas pelo radio provocam a desintegração dos núcleos de Be, produzindo nêutron. Foi desta forma que, em 1932, James Chadwick descobriu os nêutrons, e essa reação foi usada pro Enrico Fermi para fabricar o primeiro reator nuclear que deu origem a esse grande problema da humanidade.
O berílio é altamente tóxico: o envenenamento agudo por inspiração de seus sais produz calafrios, febre, tosse dolorosa e acúmulo de fluídos nos pulmões, podendo levar à morte. A inalação de compostos insolúveis pode levar à beriliose, quando os pulmões são lesados (Formam-se granulomas). Esta doença è também conhecida como granulomatose pulmonar crônica: seus sintomas às vezes aparecem somente 15 anos após a exposição a certos compostos de Be, como aqueles usados no revestimento interno de lâmpadas fluorescentes. A toxidade dos compostos Be(II) deve-se provavelmente a sua capacidade de deslocar o Mg(II) em enzimas que contêm magnésio.Por estas razões, garimpeiros e lapidadores de águas-marinhas, berilo e esmeralda devem tomar precauções especiais.No Brasil, nos estados de Minas Gerais e Bahia, podemos encontrar águas-marinhas, berilo e esmeraldas, todos como um silicato duplo e alumínio e berílio, além dos crisoberilos, que são óxidos de alumínio e berílio, Al2BeO2 esse minerais são usados como pedras semipreciosas ou preciosas. Quase 200 anos de sua descoberta... E o berílio ainda não é produzido no Brasil.
Referência: QUÍMICA NOVA NA ESCOLA
Nenhum comentário:
Postar um comentário