quarta-feira, 1 de junho de 2011

Novidade!!!

                                            Bolsista: Solange Batista Anacleto Reis

      Olá galera do blog... A partir dessa postagem, a nossa coluna de “experimentos com materiais do cotidiano” terá uma pequena mudança temporária.

     Como vocês já devem estar sabendo, desde segunda-feira, os bolsistas do projeto PIBID, estão oferecendo minicursos para os alunos do CEAN, no IFG. Foram oferecidas também algumas vagas excepcionais aos alunos do curso integrado de Química do próprio IFG. Esses minicursos visam proporcionar aos alunos bolsistas um contato maior com o ambiente escolar e com técnicas que poderão ser aproveitadas após o término de sua formação, e aos alunos participantes, uma experiência diferente daquela que estão acostumados em sala de aula e a oportunidade de descobrir o papel da Química no mundo.
O primeiro minicurso “Todo dia com a Química” foi realizado pela bolsista Gisléia, na segunda-feira dia 30 de maio às 15h00min, compareceram 15 alunos, dentre eles uma professora aposentada, que se interessou após ser informada por alguns alunos. Este teve como enfoque mostrar a importância da Química para a existência da vida humana e o quanto ela está presente em todas as atividades desempenhadas durante todo o dia. A bolsista Gisléia teve a iniciativa de montar um ambiente fictício semelhante ao real, para mostrar passo a passo o quanto nossa vida está relacionada à química, desde o momento em que acordamos, até a hora em que voltamos para a cama.
Uma das atividades desenvolvidas dentro do minicurso foi a execução de um experimento. E é por isso que estou aqui... Estarei, daqui em diante, todas as quartas-feiras postando os experimentos feitos durante os minicursos.   

                                SABÃO COM ÓLEO DE COZINHA


Materiais utilizados

·         100 mL de óleo de soja
·         10 g de NaOH (hidróxido de sódio), mais popularmente chamado soda cáustica
·         20 mL de água
·         6 mL de detergente
·         10 mL de álcool

Procedimento

·         Coloque o óleo de cozinha em um recipiente e acrescente o detergente sempre mexendo bem.
·         Em seguida, adicione a soda cáustica previamente diluída nos 20 mL de água, mexa bem
·         Comece a acrescentar lentamente o álcool e continue mexendo até dar o ponto, que é uma consistência firme.
·         E então o sabão estará pronto para o consumo
Obs.: Para que o sabão fique branquinho, terá que ser deixado em repouso e ao abrigo da luz por alguns dias.


                                              EXPLICANDO O EXPERIMENTO
·         O que ocorre é a saponificação que é uma reação química que ocorre entre o ácido graxo que existe no óleo com uma base forte, nesse caso o hidróxido de sódio durante o aquecimento. A reação básica da saponificação é representada pela seguinte equação:

·         Durante o aquecimento o hidróxido de sódio ataca os ésteres, deslocando a glicerina e formando os radicais ácidos, ou seja, sais sódicos. Esses sais são os sabões, que ao passar por um processo de purificação e adição de alguns outros ingredientes, se tornaram os sabões industrializados.

·         Então o sabão é um sal de ácido carboxílico que possui uma longa cadeia carbônica em sua estrutura molecular, sendo então capaz de se solubilizar tanto em meios polares como apolares. Além do mais, ele é um tensoativo, que reduz assim a tensão superficial da água, o que permite um maior contato dos corpos com os líquidos, fazendo com que ocorra a limpeza. 

REFERÊNCIAS

·         Minicurso Todo dia com a Química, Bolsista Gisléia Chaves. Projeto PIBID.

·         www.maonaterra.blogspot.com (01/06/2011 – às 10:30hs.



v  Espero que tenham gostado e até semana com vem, com relatos de mais um minicurso e seu respectivo experimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário