Voluntária: Nara Alinne Nobre da Silva
Olá pessoal, no nosso post de hoje vou falar sobre um assunto bastante interessante: alimentos diet e light. Vocês sabem qual a diferença entre eles? Muitas pessoas acham que tanto faz consumir light ou diet, mas não é bem assim. Então vamos esclarecer essa questão...
Os alimentos diet são aqueles que apresentam ausência de algum nutriente (carboidrato, lactose, gordura entre outros). Esses alimentos podem ou não apresentar baixas calorias, são indicados para pessoas que precisam manter uma dieta restrita de alguns nutrientes, por exemplo, para pessoas diabéticas.
Já alimentos light são aqueles que apresentam redução de no mínimo 25% do valor calórico quando comparado com o alimento tradicional. Ou ainda, aqueles que reduzem, no mínimo, 25% de determinados nutrientes, por exemplo, açúcar, gordura saturada, gordura total, colesterol entre outros. São indicados para pessoas que precisam perder peso, pois essas podem optar por alimentos com redução de gorduras e açúcares. Contudo vale lembrar que essa redução não precisa ser necessariamente de gordura.
É muito importante estarmos sempre atentos a tabela nutricional dos alimentos. Abaixo se encontra a tabela nutricional de um alimento light, que possui redução do sódio. Observe:
Amigos vamos aproveitar a oportunidade e falar um pouco sobre o sódio.
O sódio é um elemento químico que juntamente com o cloro forma o cloreto de sódio, ou seja, o sal de cozinha. Seu consumo deve ser moderado de forma a evitar o aumento da pressão arterial.
Vai aí uma pergunta: Como o sódio (Na) se une ao cloro (Cl) para formar o cloreto de sódio (NaCl)?
As substancias são formadas por agrupamentos de átomos. Cada agrupamento diferente resulta em propriedades diferentes. Esse agrupamento ocorre através das ligações químicas. Existem três tipos de ligações: iônica, molecular e metálica. A ligação entre o Na e o Cl é um ligação iônica.
A ligação iônica é caracterizada pela transferência de elétron de um metal (íon catiônico) para um ametal (íon aniônico), essa transferência ocorre devido a uma forte atração entre os átomos.
O Na possui 1 elétron na camada de valência e transfere este para o Cl que possui 7 elétrons na camada de valência, formando uma ligação iônica. Observe:
As principais características das substâncias iônicas são:
· Temperatura de fusão e ebulição elevadas (lembrando que temperatura de fusão é a temperatura que a substância passa do estado sólido para líquido, e temperatura de ebulição do líquido para gasoso);
· Em geral solúvel em água e insolúvel em solventes orgânicos;
· Não conduzem corrente elétrica no estado sólido, mas conduzem em meio aquoso ou quando fundidos;
· Em geral todas as substâncias iônicas são sólidas.
Espero que tenham gostado. Dúvidas ou sugestões envie para quipibid@hotmail.com
Fontes:
Hummmmmmm, aprendeu direitinho na Oficina "A utilização de rótulos de alimentos em sala de aula". Muito bem. Quando eu crescer quero ser como você... Parabéns e muito sucesso sempre!!!!
ResponderExcluir