quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ÁGUA MOLE E ÁGUA DURA


Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis
INGREDIENTES
  •          500 mL de água destilada
  •          5 mL (1 colher de chá) de sal de Epson
  •          2 garrafas PET de 2 litros
  •          Detergente líquido
 
PROCEDIMENTO
  •          O experimento será realizado de maneira que se possa verificar a diferença entre a água dura que iremos preparar e a água destilada que é denominada, água mole ou doce.
  •          Primeiro: Pegue uma das garrafas PET e coloque 250 mL de água destilada, reserve. Temos aí a “água mole”.
  •          Segundo: Na outra garrafa PET, adicione 5 mL de sal de Epson, feche com a tampa e agite-a até que o sal seja totalmente dissolvido. Temos a “água dura”.
  •          Agora pingue várias gotas de detergente líquido em ambas as garrafas e agite-as.
  •          O que aconteceu?
EXPLICAÇÃO
  •          A água com sal de Epson denominada “água dura” não obteve formação de espuma tão abundante quanto na “água mole”.
  •          As espumas formadas são bolhas minúsculas que são formadas quando o ar, que foi capturado por ocasião da agitação, é aprisionado em uma película de líquido. Essa película é formada por uma mistura de água e detergente, sendo que o detergente tem o papel de fazer um tipo de armação que segura as moléculas de água em seu devido lugar dentro da película.
  •          Mesmo sem detergente as bolhas se formam, mas se desfazem quase de imediato.
  •          A “água dura” encontrada comumente na natureza contém naturalmente cálcio e magnésio. Mas nesse experimento nós a preparamos acrescentando o sal de Epson que é o sulfato de magnésio à água destilada.
  •          Então a não produção de espuma na água com sal de Epson se deve ao fato do cálcio e do magnésio interferirem com a ação de limpeza do sabão, ou nesse caso, do detergente.
  •          Isso ocorre porque ao combinarmos cálcio ou magnésio com o sabão ou detergente, é formada imediatamente uma escória (borra) que não se dissolve na água.
  •          Ou seja, ao reagirem com o sabão e o detergente, o cálcio e o magnésio removem estes produtos do meio e com isso, reduzem a eficiência deles no processo de limpeza.
 
Até o próximo post, pessoal!!!!

REFERÊNCIAS



Um comentário:

  1. * Clara Luiza - clara_casini@hotmail.com
    Primeiramente parabéns pelo blog!
    Dia 15, agora, é dia do professor.
    Meu namorado está fazendo licenciatura em
    química na utfpr, e também particpa do Pibid!!!
    Estou procurando um livro para presenteá-lo,
    procuro um livro que possa ajudar a ser um professor diferente, fazer experiencias em sala de aula. Encontrei o Livro Química na Cabeça, mas é direcionado ao jovem, nao ao docente. Espero que possam me indicar algum. Muito obrigada, e mais uma vez parabéns pelo maravilhoso trabalho.

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