sábado, 22 de outubro de 2011

ENTREVISTA

Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis
Olá leitores do blog, fiquei responsável por postar a entrevista dessa semana. Após muito pensar sobre quem entrevistar, notei que, desde o início dessa coluna, foram vários os entrevistados e todos com um grau de importância para nosso projeto. Mas, senti falta de uma pessoa, que é a grande responsável pela grandeza do nosso projeto.
Sendo assim, eu a escolhi!!!
Entrevistarei hoje Fabiana Gomes, professora no Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu e coordenadora do subprojeto de Química III, dentro do PIBID, que é o projeto que nos levou a desenvolver esse blog.
Ela fez bacharelado em Química, na UFRGS, licenciatura em Química, na ULBRA e mestrado em Química Analítica, na UFRGS.
Após sua graduação, ela iniciou seus trabalhos como professora substituta na UFRGS. Trabalhou também na Escola Pitágoras ministrando aulas de Química e Biologia para o ensino médio; no Colégio Coerente com aulas de Química também para o ensino médio; na UEG no Curso de Mineração em Niquelândia; Na UVA com a disciplina de Química Analítica e por fim se encontra hoje trabalhando no IFG – Campus Uruaçu com os cargos de professora e coordenadora das áreas acadêmicas.
Mas, vamos então à entrevista!!!!
1. Como foi pra você receber o convite para ser a coordenadora do PIBID – subprojeto de Química III, e o que te levou a aceitá-lo?
Foi assustador de início, achei que eu não seria capaz de levar um projeto dessa dimensão. Mas o que me levou a aceitar mesmo assim, foi a possibilidade do aprendizado que viria com ele e o quanto isso seria bom para o meu currículo.

2. Como você vê a realidade das licenciaturas hoje no Brasil? Na sua opinião, esse tipo de projeto pode ajudar a preparar melhor os futuros professores?
Na verdade, está uma bagunça. Eu acho que as licenciaturas deveriam ter uma isonomia, exigirem um mesmo tipo de currículo, serem iguais, ou seja, os currículos serem unificados.
Já o nosso projeto é de grande ajuda, pois ele dá aos alunos a oportunidade de adquirirem confiança na futura profissão e perceberem se é isso mesmo que eles querem seguir no futuro.

3. Nesse um ano e meio de projeto, quais foram os maiores desafios enfrentados durante seu desenvolvimento?
Sempre me preocupei com o fato de tentar não deixar os alunos ociosos e muito menos insatisfeitos com o projeto.

4.  Qual o seu ponto de vista, com relação ao crescimento dos bolsistas, desde o início do projeto até o presente momento.
Os bolsistas melhoraram bastante, não só em termos de comunicação e aprendizado na área da química, como também nas relações interpessoais.

5. Deixe uma mensagem a todos os alunos que pretendem fazer o curso de licenciatura e no caso da nossa instituição, a licenciatura em Química.
Ser professor é uma profissão extremamente prazerosa, principalmente quando percebemos que o aluno consegue aprender o que nós ensinamos. Então para aos que querem ser professores de Química, o meu conselho é estudar e ser perseverante, que a realização pessoal e profissional, com certeza chegará mais rápido. E, amem seus professores...

MENSAGEM AOS BOLSISTAS.:
Aos meus pibidianos, se é que posso chamá-los de meus, o prazer de ser professora aumenta a cada dia.

Espero que tenham gostado da entrevista, tanto quanto eu gostei de fazê-la. E quero aproveitar a oportunidade para agradecer a disponibilidade da professora Fabiana Gomes em me concedê-la e dizer que realmente é um prazer poder trabalhar com ela e com os demais integrantes do PIBID – subprojeto Química III.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário