Bolsista: Alessandro R. Barbosa
Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre estudo que diz que uso diário do fogão à lenha pode prejudicar os pulmões.
NOTÍCIA:
Cozinhar alimentos dentro de casa usando madeira ou carvão para fazer fogo provoca cerca de 2 milhões de mortos por ano, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira (13) pela revista Science.
Cerca de 3 bilhões de pessoas, quase metade da população mundial, usa esses combustíveis para preparar alimentos. Porém, pouco se sabe sobre o que a Organização Mundial de Saúde (OMS) descreve como a principal causa de morte global de origem ambiental.
A fumaça emitida por essas formas de cozimento primitivas enche os espaços sem ventilação das moradias, provocando pneumonia e doença pulmonar crônica e afetando especialmente mulheres e crianças, que passam mais tempo dentro de casa.
Bem meus caros amigos e seguidores do Quipibid, como vocês puderam observar aquele almoço de domingo na casa da vovó, feito no tradicionalíssimo fogão à lenha, que ela mantém a anos no fundo do quintal ou até mesmo no sítio, e até mesmo aquele churrasco assado com carvão, podem trazer riscos à nossa saúde. Mas, vocês sabem o motivo destas preocupações? Se não sabem, a Química responde. Vamos lá?
Bem meus caros amigos, o motivo principal da grande quantidade de mortes de pessoas que possuem fogões a lenha em casa e usam carvão para produzirem fogo, é a fumaça produzida pela queima da madeira durante o processo de cozimento dos alimentos.
A fumaça da queima da madeira se apresenta como perigosa a saúde pelo fato de ser constituída por uma mistura de substâncias químicas, entre elas o monóxido de carbono, proveniente da queima incompleta de combustíveis orgânicos, alguns gases orgânicos e partículas inorgânicas.
A presença de monóxido de carbono (CO) na fumaça já é algo preocupante, pois é um gás extremamente perigoso à saúde humana, já que ao respirarmos o ar que contém o monóxido de carbono começa no sangue uma “competição” entre CO e O2 (gás oxigênio) pelas moléculas de hemoglobina. O problema causado por essa competição é o fato dos íons Fe2+ (ferro) se ligarem mais fortemente ao CO do que ao O2. Com isso, as moléculas de hemoglobina que reagem com CO, dificilmente tornam-se livres, perdendo assim sua função transportadora de oxigênio – costuma-se dizer que a hemoglobina fica desativada e conseqüentemente a respiração fica prejudicada podendo o indivíduo intoxicado morrer por asfixia.
Se por acaso o monóxido de carbono “não for o suficiente” para causar dano à saúde, entra em cena o benzopireno que é um dos compostos cancerígenos mais potentes que se conhecem. Esse composto é liberado na queima do cigarro, podendo produzir o câncer de pulmão. O benzopireno forma-se também sobre a carne assada na brasa e em carnes e peixes defumados.
O benzopireno é tão carcinogênico que pode provocar câncer em cobaias (ratos) pelo simples contato de uma região do corpo do animal, sem pelo, com uma camada desse composto.
Contudo algumas providências podem ser tomadas para evitar o contato prolongado com a fumaça proveniente da queima de madeira e carvão, entre elas, não cozinhar em fogão a lenha todos os dias, instalar chaminé e construir o fogão à lenha fora de casa em local separado.
Espero que tenham gostado e aguardo comentários para que a nossa coluna seja cada vez melhor. Conto com vocês.
Fontes:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/10/uso-diario-do-fogao-lenha-pode-prejudicar-os-pulmoes-diz-estudo.html
http://www.eletrodomesticosforum.com/downloads/fogao_a_lenha/Fogao_a_lenha_limpa.pdf
http://www.eufumo.com.br/polemica/lareiras-e-fogoes-a-lenha.asp
http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-ambiental/a-toxicidade-do-monoxido-de-carbono
Nenhum comentário:
Postar um comentário