terça-feira, 10 de março de 2015

Efeito Tyndall

Bolsista: Marielle Toledo Silva

Olá galerinha, dessa vez iremos conhecer um pouco sobre o mundo dos colóides, você pode não saber, mas eles estão por toda parte!


Materiais:
·         2 Béqueres (ou copo descartável transparente)
·         1 Laser
·         Xampu
·         Água
 
Procedimentos:
Em um béquer adicione somente um pouco de água (aproximadamente meio copo), no outro coloque a mistura água com um pouco de xampu (mais ou menos a mesma quantidade do outro recipiente).
Insira um feixe de luz nos dois recipientes, pode ser inserido um de cada vez ou simultaneamente.




O que acontece?


Você irá perceber que no primeiro caso, béquer somente com água, a luz entra e sai, sendo possível observar somente o ponto de entrada e saída, já no segundo caso, solução de água e xampu, iremos ver a luz atravessando a solução.

Explicando o procedimento:

Esse fenômeno ocorre porque a solução em questão é um colóide. Você deve estar se perguntando o que seria um colóide? Colóides são misturas heterogêneas de pelo menos duas fases diferentes, com a matéria de uma das fases na forma finamente dividida (sólido, líquido ou gás, denominada fase dispersa, misturada com a fase contínua (sólido, líquido ou gás), denominada meio de dispersão.3  essas dispersões se encontram em nosso cotidiano  desde a alimentação até a higiene pessoal.
Na fase dispersa encontra-se partículas que possuem diâmetro médio entre 1 e 100 nm (nanômetros), o que as caracterizam muito pequenas. Quando a luz entra é possível visualizar o trajeto da luz, pois estas partículas têm a capacidade de dispersar os raios luminosos.

Referências:

1.        Efeito Tyndall, Alunos Online, disponível em: <http://www.alunosonline.com.br/quimica/efeito-tyndall.html> acessado me 27/02/15

2.        FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas, Efeito Tyndall, disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/quimica/efeito-tyndall.htm> acessado em 27/02/15

3.        JAFECILLI Jr, Miguel; VARANDA, Laudemir Carlos. O mundo dos colóides. Química nova na escola, n° 9, V1, 199.


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