Bolsista: Karla Nara Da Costa Abrantes
Olá
caro leitores!
Nessa semana iremos falar sobre um
jogo de tabuleiro que tem como principal objetivo a discursão sobre as
propriedades físicas e químicas da água. Vivendo a Água é um jogo de tabuleiro
(Figura 1) com perguntas e questionamentos sobre o tema água.
Figura 1:
Jogo de tabuleiro Vivendo a Água
Fonte: http://sec.sbq.org.br/cdrom/33ra/resumos/T1375-2.pdf
CRIAÇÃO DO JOGO
A realização desse jogo é necessária
o tabuleiro, um dado, dois objetos marcadores e as questões de cada nível
elaboradas por um professor. A turma pode ser dividida em dois grupos, no qual
os grupos escolhem um representante. No inicio do jogo sorteia qual o grupo
começa e posteriormente o vencedor lança o dado e percorre as casas. Durante o
jogo existem alguns obstáculos como: volte ao inicio.
As perguntas são confeccionadas abordando
os mais variados assuntos relacionados com a água, sendo eles: utilização
inadequada da água, tratamento de água, água no meio ambiente, misturas e
separações de misturas, solubilidade, reações químicas e entre outras. As
perguntas e questionários tem um grau de dificuldade dependendo em qual casa o
grupo percorrer. Exemplo de uma pergunta:
Figura 2:
Modelo de uma possível Questão
Obs.: Este jogo foi
proposto por SANTOS, 2014.
SUGESTÃO DE APLICAÇÃO
Esse
jogo didático é um suporte para o professor expor o conteúdo e é um importante
meio de motivação para os alunos que os aproveitem como recurso didático lúdico
para sua aprendizagem.
O
jogo “Vivendo a Água” pode ser aplicado na 3° etapa do ensino nas turmas
Educação Jovens e Adultos (EJA) ou em turmas no ensino médio, sendo proposto, como
um vinculo de revisão e/ou avaliação. O jogo favorece uma atividade em grupo,
no qual haverá comunicação entre os alunos, reforçando o trabalho em grupo.
Além disso, promove uma construção do conhecimento de forma diferente e
apreciada por muitos.
TEORIA ENVOLVIDA NO JOGO
A
água é a única encontrada naturalmente nos três estados de agregação: sólido,
liquido e gasoso. As moléculas de água têm estruturas simples: dois átomos de
hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio e as mesmas possuem geometria
angular, ou seja, com ângulo de 104040 ’entre os
hidrogênios.
A
água possui a propriedade de dissolver uma variação de substancias e materiais,
por isso é conhecida como solvente universal. Porém essa facilidade faz com que
a água seja facilmente poluída. A poluição da água pode ocorre por poluição
biológica (contaminação por micro-organismos patogênicos), poluição química
(contaminação por produtos químicos), poluição sedimentar (contaminação por
partículas de solos ou orgânicos ou inorgânicos) e entre outros.
REFERÊNCIAS
SANTOS,
D. Oliveira. Vivendo a Água: Um jogo didático aplicado na Educação de Jovens e
Adultos. In: Reunião Anual Sociedade
Brasileira de Química, 33° ed, 2010. São Paulo. Disponível em:
<http://sec.sbq.org.br/cdrom/33ra/resumos/T1375-2.pdf>. Acessado em 25 de
setembro de 2015.
SANTOS,
W.L. Pereira. SOUZA, Gerson. Química
Cidadã: volume 2. 2° ed. São Paulo: editora AJS, 2013. p 107 a 131.
PERUZZO,
F. Miragaia. Química na abordagem do
cotidiano. 4° ed. São Paulo: Moderna, 2006. p 20 a 21.
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