quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Vivendo a Água

Bolsista: Karla Nara Da Costa Abrantes
                
              Olá caro leitores!
            Nessa semana iremos falar sobre um jogo de tabuleiro que tem como principal objetivo a discursão sobre as propriedades físicas e químicas da água. Vivendo a Água é um jogo de tabuleiro (Figura 1) com perguntas e questionamentos sobre o tema água.

Figura 1: Jogo de tabuleiro Vivendo a Água
Fonte: http://sec.sbq.org.br/cdrom/33ra/resumos/T1375-2.pdf

CRIAÇÃO DO JOGO
            A realização desse jogo é necessária o tabuleiro, um dado, dois objetos marcadores e as questões de cada nível elaboradas por um professor. A turma pode ser dividida em dois grupos, no qual os grupos escolhem um representante. No inicio do jogo sorteia qual o grupo começa e posteriormente o vencedor lança o dado e percorre as casas. Durante o jogo existem alguns obstáculos como: volte ao inicio.

            As perguntas são confeccionadas abordando os mais variados assuntos relacionados com a água, sendo eles: utilização inadequada da água, tratamento de água, água no meio ambiente, misturas e separações de misturas, solubilidade, reações químicas e entre outras. As perguntas e questionários tem um grau de dificuldade dependendo em qual casa o grupo percorrer. Exemplo de uma pergunta:

Figura 2: Modelo de uma possível Questão

Obs.: Este jogo foi proposto por SANTOS, 2014.

SUGESTÃO DE APLICAÇÃO
Esse jogo didático é um suporte para o professor expor o conteúdo e é um importante meio de motivação para os alunos que os aproveitem como recurso didático lúdico para sua aprendizagem.
O jogo “Vivendo a Água” pode ser aplicado na 3° etapa do ensino nas turmas Educação Jovens e Adultos (EJA) ou em turmas no ensino médio, sendo proposto, como um vinculo de revisão e/ou avaliação. O jogo favorece uma atividade em grupo, no qual haverá comunicação entre os alunos, reforçando o trabalho em grupo. Além disso, promove uma construção do conhecimento de forma diferente e apreciada por muitos.

TEORIA ENVOLVIDA NO JOGO
A água é a única encontrada naturalmente nos três estados de agregação: sólido, liquido e gasoso. As moléculas de água têm estruturas simples: dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio e as mesmas possuem geometria angular, ou seja, com ângulo de 104040 entre os hidrogênios.
A água possui a propriedade de dissolver uma variação de substancias e materiais, por isso é conhecida como solvente universal. Porém essa facilidade faz com que a água seja facilmente poluída. A poluição da água pode ocorre por poluição biológica (contaminação por micro-organismos patogênicos), poluição química (contaminação por produtos químicos), poluição sedimentar (contaminação por partículas de solos ou orgânicos ou inorgânicos) e entre outros.

REFERÊNCIAS

SANTOS, D. Oliveira. Vivendo a Água: Um jogo didático aplicado na Educação de Jovens e Adultos. In: Reunião Anual Sociedade Brasileira de Química, 33° ed, 2010. São Paulo. Disponível em: <http://sec.sbq.org.br/cdrom/33ra/resumos/T1375-2.pdf>. Acessado em 25 de setembro de 2015.
SANTOS, W.L. Pereira. SOUZA, Gerson. Química Cidadã: volume 2. 2° ed. São Paulo: editora AJS, 2013. p 107 a 131.
PERUZZO, F. Miragaia. Química na abordagem do cotidiano. 4° ed. São Paulo: Moderna, 2006. p 20 a 21.  

            

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