Bolsista: Karla Nara Da Costa Abrantes
Olá caro leitores!
O
jogo Bingo Orgânico tem como objetivo
proporcionar ao aluno o ensino de funções orgânicas. Trata-se de uma ferramenta
de ensino, no qual o aluno desperta um grande interesse em aprender química de
forma eficaz e interativa. Bingo Orgânico é um jogo baseado no jogo de bingo
tradicional (ilustrado na Figura 1).
Figura 1: Jogo Bingo Orgânico
Fonte: http://www.abq.org.br/simpequi/2012/trabalhos/51-12993.html
CRIAÇÃO DO JOGO
A elaboração desse jogo foi baseada nas regras do jogo
bingo tradicional. O Bingo Orgânico
possui 50 cartelas contendo a
fórmula estrutural de uma das funções orgânicas que se enquadram os:
hidrocarboneto, álcool, fenol, aldeído, cetona, ácido carboxílico, éster, éter,
haleto orgânico, amina, amida, nitrocomposto e compostos sulfurados e sua
aplicação no cotidiano, um globo, 39 bolinhas com nomes de funções orgânicas e
uma folha de isopor para organizar a ordem de saída das bolinhas.
As cartas são distribuídas de acordo
com os números de alunos presentes em sala. O professor é o responsável para
retirar as bolinhas do globo contendo os grupos funcionais e pronunciar o nome
de cada função orgânica. O aluno vencedor é aquele que consegue preencher toda
a cartela primeira.
Figura 2:
Exemplo de cartela
Fonte: Fonte: http://www.abq.org.br/simpequi/2012/trabalhos/51-12993.html
Obs:. Este
jogo foi proposto por QUEIROZ.
TEORIA ENVOLVIDA NO JOGO
Segundo
Peruzzo (2006), compostos orgânicos são os compostos que contêm carbono, sejam
ou não produzidos por organismos vivos. Ou seja, a química orgânica é um ramo
da química, com vastas aplicações no cotidiano. Por exemplo: os combustíveis,
medicamentos, plásticos e entre outros.
Para
um melhor aprendizado, os compostos orgânicos são divididos em classes ou
grupos funcionais, de acordo com suas propriedades. Por exemplo, os
hidrocarbonetos correspondem á mais simples dela e sua propriedade é que os
compostos são formados somente por Carbono e Hidrogênio (ANTUNES, 2013).
REFERÊNCIAS
Ventura de Queiroz, B.; Aquino Lima Brandão, E.; Basílio
Almeida Fechine, P. Uma
proposta lúdica para o aprendizado de Funções Orgânicas no ensino médio. Disponível
em: < http://www.abq.org.br/simpequi/2012/trabalhos/51-12993.html>
Acessado em 02 de dezembro de 2015.
Miragaia Peruzzo, F. Química na abordagem do cotidiano. 4° ed. São Paulo: Moderna, 2006.
p 09 a 12.
Tissoni
Antunes, M. Ser protagonista: química, 3°ano: ensino médio. 2° ed. São Paulo:
SM, 2013. p 12 a 24.
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