sexta-feira, 11 de março de 2016

Premio Nobel de Química


Bolsista: Karla Soares Matias

Olá queridos, hoje estou trazendo mais alguns Cientistas ganhadores do prêmio Nobel de química, mostrando suas trajetórias.

Jacobus Henricus

Jacobus Henricus, foi um químico holandês, nascido em Rotterdam, fundador da estereoquímica. Estudou matemática, filosofia e ciências naturais. Aos quinze anos matriculou-se no Hoogere Burgershool, onde foi atraído para o mundo da química. Entrou para a Escola Politécnica de Delft (1869) e depois estudou em Leiden. Em seguida, foi para Bonn e depois, com Kekulé, para Paris trabalhar no laboratório de Wurtz e terminou sua tese de doutorado na Universidade de Utrech. Com o francês Joseph Achille Le Bel, criou a estereoquímica (1874). Ganhou o Prêmio Nobel de Química (1901) pelos enunciados das leis da dinâmica química e da  pressão osmótica e morreu em Stiglitz, próximo à Berlim.

 Emil Hermann Fischer


Emil Hermann Fischer foi um químico alemão nascido em Euskirchen, Prússia, que ganhou o Prêmio Nobel de Química (1902) por seus trabalhos na estrutura e sínteses de açúcares e outras substâncias orgânicas como a purina. Estudou em Bonn e Estrasburgo, tendo sido assistente de Adolf von Bayer, onde descobriu ainda os principais derivados orgânicos da hidrazina e estabeleceu sua relação com os compostos diazo, descobrindo a fenilhidrazina e suas combinações com os açúcares simples, como a glucose (1875). Realizou ainda estudos sobre as propriedades do ácido úrico, a cafeína, a teobromina e derivados da purina (1881). Foi professor de Química nas universidades de Erlangen (1882), Würzburg (1885-1892) e Berlim (1892-1919). Conhecido pela descoberta da síntese dos açúcares (1887) e por seus ensaios a respeito das substâncias corantes desenvolveu ainda importantes pesquisas sobre os polipeptídeos e sobre a química das proteínas, cujas estruturas químicas analisou e demonstrou a possibilidade de suas sínteses in vitro, criando a química das enzimas (1907).

Henri Moissan

Henri Moissan foi um químico francês nascido em Paris. Foi professor da Universidade de Sorbonne (1900-1907) e desenvolveu o forno elétrico para uso em laboratório, o forno de Moisson, simplificou a produção de gás acetileno, isolou o flúor e descobriu o carborundum (1891) e, por estas descobertas, ganhou o Prêmio Nobel de Química (1906).

                                                       Eduard Buchner

Eduard Buchner foi um químico alemão, nascido em Munique, grande estudioso do fenômeno da fermentação. Filho do famoso médico e professor de medicina, Dr. Ernst Buchner. Com a morte do pai (1872) resolveu também ser médico. Mudou-se para Mombach on Mainz (1884) onde estudou química pura com Adolf von Bayer e botânica com o professor C. von Naegeli, no Instituto de Botânica de Munique. Sob orientação de seu irmão, o bacteriologista Hans, publicou seu primeiro paper Der Einfluss des Sauerstoffs auf Gärungen (A influência do oxigênio na fermentação, 1885). Ensinou no Colégio Agrícola de Berlim e em várias universidades, por último na de Wurzburg (1911-1917). Demonstrou que os fenômenos orgânicos agem mesmo na ausência de células vivas e são, pois, substâncias químicas identificáveis. Ganhou o Prêmio Nobel de Química (1907) por suas descobertas sobre fermentação não-celular, pela ação de enzimas.

Alfred Werner

Alfred Werner foi um químico suíço nascido na cidade alsaciana de Mülhausen, França, que formulou uma hipótese sobre a estrutura dos compostos que, levemente modificada nas décadas seguintes, foi fundamental para o progresso da química inorgânica moderna e para a compreensão do fenômeno das ligações químicas. Recebeu o Prêmio Nobel de Química (1913) pelo estudo das ligações dos átomos em moléculas e faleceu em Zurique, um mês antes de completar 63 anos.
Então, é isso pessoal, encerro essa matéria com esses grandes nomes da química, lembrando é claro que existem outros ganhadores do Premio Nobel.
Espero ter ajudado, abraços e até a próxima.

Referencias:
Uol Educação. Biografias. Disponível em: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/ SvanteAA.html. Acessado no dia 26 de Fevereiro de 2016.

Nobelprize.org, The Official Web Site Of The Nobel Prize. Disponível em: http://www.nobelprize.org/ Acessado no dia 26 de Fevereiro de 2016.



Um comentário:

  1. Estou muito satisfeito com esse blog, essa matéria me ajudou bastante. Parabéns.

    ResponderExcluir