quinta-feira, 5 de maio de 2016

OSMOSE REVERSA: Um Novo Método de Purificação da Água










 Bolsista: Wanderley Almeida Pinheiro


Ao longo dos últimos anos muito se tem falado sobre escassez de água, e, muitos se perguntam: “com tanta água no planeta, como assim escassez?” de fato, a quantidade de água existente em nosso planeta tem se mantido constante nos últimos 500 milhões de anos. Mas o que preocupa os especialistas é que apenas 0.3% dessa água estão a nossa disposição. (FELIX e CARDOSO, 2005). 
A velocidade que nós seres humanos poluímos o meio ambiente é espantosa, sendo esta a principal causa da possível escassez de água na Terra. Veja a figura 1.

                                    FIGURA 1: Rio Tietê – São Paulo – Brasil.

Fonte: http://futuro-da-natureza.blogspot.com.br/

  Azevedo (1999) sugere que poluição é a degradação do meio ambiente pala ação do homem.
Caso a poluição do meio ambiente, rios e lagos continuem nesse ritmo frenético, logo, não teremos água doce o suficiente para satisfazer nossas necessidades. Diante dessa realidade e do advento do aquecimento global, se torna necessário cada vez mais o desenvolvimento de técnicas de purificação de água.
O sistema de purificação de água conhecido como Osmose Reversa é uma excelente alternativa, tanto na purificação, quanto na dessalinização da água. Mas para aprofundarmos mais nesse assunto precisamos primeiro entender melhor o conceito de osmose e osmose reversa, vamos lá!
Segundo Peruzzo e Canto (2006), osmose é a passagem do solvente de uma região com menor concentração de soluto para outra região com maior concentração, através de uma membrana semipermeável. Peruzzo e Canto (2006) destacam ainda, que membranas semipermeáveis são compostas por minúsculos orifícios, grandes o suficiente para a passagem do solvente e pequeno o suficiente que impeça a passagem do soluto.
A osmose reversa é o caminho contrário, onde o solvente passa da região mais concentrada para uma região com menor concentração, sendo necessária a existência de uma pressão externa (LISBOA, 2010).
No caso da Osmose Reversa, como tratamento e purificação da água, a função da membrana semipermeável é permitir a passagem da molécula de água que é composta por apenas três átomos, sendo dois átomos de Hidrogênio (H) e um de Oxigênio (O), além de impedir a passagens de íons solvatados e outras moléculas, como mostra a figura 2.

       
           FIGURA 2: Íons de Cloro (Cl-) e sódio (Na+), solvatados por moléculas de água.

                               Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/


Como você deve ter percebido, a molécula de água é realmente pequena, enquanto a grande maioria de íons e moléculas são maiores. Além da diferença em relação ao tamanho, a própria água solvata estes íons aumentando ainda mais seu tamanho, o que impede a passagem pela membrana.
  A osmose reversa vem sendo vista como uma saída para o processo de escassez de água em regiões com grande quantidade de água salgada e baixa quantidade de água doce. Mas com a crescente escassez de água doce no planeta, devido à ação direta do homem como: a poluição dos rios e de todo o meio ambiente, essa técnica logo assumirá lugar de destaque em todo o mundo (JIVAGO, 2014).

                 FIGURA 3: Processo de osmose reversa aplicado em purificadores residenciais
Fonte: Topfiltros.com. br.

A osmose reversa ainda possui aplicações na indústria, na agropecuária, na biotecnia e até na produção de energia.

REFERÊNCIAS

AZEVEDO, Eduardo Bessa – Poluição vs Tratamento de Água: As duas faces da mesma moeda. Química Nova na Escola, v. 10, p. 21-25, 1999.

FELIX, Erika Pereira / CARDOSO, Arnaldo Alves. Fatores Ambientais que afetam a precipitação úmida. Química Nova na Escola, v. 21, p. 47-50, 2004.

LISBOA, Júlio Cesar Foschini- Química 1: Ser Protagonista / organizador. .1 ed. São Paulo: Edições SM.

PERUZZO, Francisco Miragaia / CANTO, Eduardo Leite - Química na Abordagem do Cotidiano. 4.ed. São Paulo. Moderna, 2006

JIVAGO, Douglas - Osmose reversa. Disponível em <http://www.infoescola.com/fisico-quimica/osmose-reversa/>, acessado dia 25/10/2015 às 16h25min.


Nenhum comentário:

Postar um comentário