quinta-feira, 5 de maio de 2016

Tabela periódica







                                                                      Bolsista: Loys Laynne Rodrigues Sousa

Olá, pessoal. Hoje iremos saber um pouco sobre a tabela periódica dos elementos químicos.
Ao longo do tempo vários pesquisadores tentaram “montar” a tabela dos elementos. Um importante passo foi dado no ano de 1869 quando o professor da Universidade de São Petersburgo (Rússia) Dimitri Mendeleev, que através de vários estudos, conseguiu organizar cerca de 63 elementos disponíveis naquela época. Ele organizou todos em função da massa atômica de seus átomos, deixando espaços para os elementos ainda não encontrados, estabelecendo assim as famílias e grupos.
O trabalho de Mendeleev foi muito importante, a prova disso é que a base da tabela periódica atual é a tabela de Mendeleev, a única alteração que foi feita é que as propriedades dos elementos variam periodicamente com seus números atômicos e não com as massas atômicas, como eram classificados pelo cientista. 
Atualmente a tabela periódica é organizada em ordem crescente de números atômicos, onde as linhas verticais são denominadas famílias ou grupos e as linhas horizontais são denominadas períodos ou níveis, pode-se observar a tabela na imagem abaixo. 
                                          
                                       Figura 1. Imagem da Tabela Periódica atual.


            Fonte: <http://alunosonline.uol.com.br/quimica/organizacao-tabela-periodica-atual.html>

As linhas horizontais totalizam sete, numerados de cima para baixo. A quantidade de elementos em cada período varia, pois, no primeiro possui apenas dois elementos que são o Hidrogênio e o Hélio, enquanto o sexto possui 32 elementos. Isso porque nele são contados os 14 elementos da série dos lantanídeos, embora essa série esteja representada abaixo da tabela, como um bloco destacado. O mesmo acontece com o sétimo período, que tem 32 elementos, 14 deles representados abaixo da tabela, na série dos actinídeos.

As linhas verticais que são as famílias, já foram designadas por algarismos romanos e letras, mas hoje a IUPAC recomenda que sejam numeradas simplesmente de 1 a 18, da esquerda para a direita. A primeira família (1A) é nomeada de metais alcalinos, em árabe, a palavra “alkali" significa cinzas de plantas, pois os primeiros elementos que foram descobertos foram encontrados nas cinzas de vegetais. A segunda (2A) de metais alcalinos terrosos, terrosos por seus óxidos serem por muito tempo chamados de terra.
 A família (B) são os metais de transição, os lantanídeos e os actinídeos são denominados elementos de transição interna. Os elementos de transição possuem características que os diferenciam de qualquer outro conjunto de grupos de elementos da Tabela Periódica. 
A família (3A) é a família do Boro, (4A) família do Carbono, (5A) família do Nitrogênio, a família (6A) são nomeados de Calcogênios, esse nome vem do grego “khalkos”, que significa cobre, e “genos”, uma família de origem nobre. A junção dos nomes gera “calcogênios”, que quer dizer “originário do cobre” ou “que vem do cobre”.  
A família (7A) são os Halogênios, o nome deriva do grego que quer dizer “formador de sais”. A última família é a do Gases Nobres (8A), ganharam esse nome devido à dificuldade de reagirem os elementos dessa família com os demais da tabela periódica, pois são poucos reativos. Os números atômicos dos elementos estão em cima do símbolo do elemento como se pode ver na legenda da tabela da foto acima. De acordo com o que está escrito tente responder as seguintes questões:

Exercícios:

Suponha que um elemento químico esteja localizado na família 15 ou 5A da Tabela Periódica e no 3º período. Responda:

Qual é o seu número atômico?
Qual o nome do elemento?

2. Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na Tabela Periódica como:
a) metal alcalino 
b) metal alcalino-terroso 
c) ametal 
d) gás nobre
3. Faça a associação correta com respeito às famílias ou grupos da Tabela Periódica:
1. Metais Alcalinos A. Grupo 18 ou 8A
2. Metais Alcalino-terrosos B. Grupo 15 ou 5A
3. Família do Carbono C. Grupo 14 ou 4A   
4. Família do Nitrogênio D. Grupo 1 ou 1A
5. Gases Nobres E. Grupo 2 ou 2A

Respostas:
A) Seu número atômico é 15
B) O símbolo do elemento é P e seu nome é Fósforo.
2. O átomo com número atômico 18 está localizado na família 18 ou 8A que é a família dos gases nobres, o nome do elemento é Argônio. Resposta certa letra “D”. 
3. 
1. Metais Alcalinos → D. Grupo 1 ou 1A
2. Metais Alcalino-terrosos → E. Grupo 2 ou 2A
3. Família do Carbono → C. Grupo 14 ou 4A       
4. Família do Nitrogênio → B. Grupo 15 ou 5A
5. Gases Nobres → A. Grupo 18 ou 8ª

Referências:
FELTRE, Ricardo. Química. 6. ed. – São Paulo: Moderna, 2004
FONSECA, Martha. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1. ed – São Paulo: FTD, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário