Bolsista: Erika Gusmão Rodrigues Batista
Olá Leitores, tudo bem?
Sempre ouvimos falar em óleos destinados à culinária, mas todos conhecem os tipos que existem? Sabemos que existem vários tipos de óleo para o consumo, como: Óleos industriais, Óleo natural e Óleos provenientes de animais. Diante de algumas pesquisas podem ser analisar que o óleo de coco utilizado de forma inadequada pode causar sim alguns problemas a saúde. Na maioria das receitas existe o consumo de óleos ou gorduras, entre o mesmo, os mais consumidos são os de espécie natural.
Hoje iremos produzir um óleo de espécie natural, que está sendo consumido principalmente pela maioria dos atletas da moda fitness. No decorrer da matéria iremos aprender como ocorre a extração do óleo de coco, o método de separação química utilizada para a extração e como de costume uma receita maravilhosa com o uso do óleo de coco.
Para a extração do óleo de coco, iremos precisar de um coco maduro com a casca marrom. Logo em seguida, parta o mesmo ao meio e raspe toda a castanha da casca. Em uma tábua de cozinha corte a castanha do coco em pequenos cubos, coloque no processador ou liquidificador para a trituração e, se necessário, adicione um pouco de água para facilitar a trituração do coco.
Logo após a trituração será necessário passar pelo processo de peneiração, que poderá ser feito por pano ou pelo filtro de café. O mesmo é necessário para que ocorra a separação dos flocos de coco com o leite. Ao escolher o recipiente onde será feito a filtração, dê preferência à jarra ou vasilha de vidro, para melhor visualização do processo. Para finalizar será necessário que o mesmo fique em descanso e descoberto por, em média, 24 horas para que ocorra a separação do leite e o óleo, que formará uma nata.
Depois que acontecer à separação do leite e o Óleo, melhor colocá-lo no freezer, geladeira ou em locais frescos para facilitar a retirada do leite da parte superior ao óleo formado na jarra. Poderá ser observado que o todo o Óleo extraído fica bem puro e saudável.
Fonte:< http://www.bolsademulher.com/cabelos/oleo-de-coco-hidrata-mas-nao-deve-ser-aplicado-puro-no-cabelo
Como o nosso costume, que tal uma receitinha?
Bolo de chocolate com Óleo de coco
Ingredientes
Massa:
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de farinha de trigo não branqueada
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 xícara (chá) de cacau em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 xícara de água
1/2 xícara (chá) de óleo de coco
1 xícara (chá) de xarope de agave ou 1 e 1/2 de melado de cana
1 colher (chá) de vinagre de cidra ou de maçã
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1/2 colher (chá) de sal marinho
Ganache de chocolate:
1/2 xícara (chá) de leite de coco
1 xícara (chá) de cacau em pó
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 a 2 colheres (sopa) de melado de cana a gosto
Modo de preparo:
Deixe o forno aquecendo em temperatura média de 180ºC e deixe a assadeira untada para facilitar. Passe na peneira todos os alimentos secos, menos o Cacau em pó. Logo em seguida dissolva o cacau em pó e a canela na água, mexendo sem parar até atingir o ponto de fervura, coloque em uma vasilha e reserve. Depois adicione os líquidos e o sal até tornar uma mistura homogênea. Misture os alimentos secos com a mistura liquida, o ponto certo da massa será uma mistura consistente e esponjosa. Logo após, coloque na assadeira e leve ao forno por em média 30 a 45 minutos. Com o bolo assado, deixe esfriar em temperatura ambiente e nesse intervalo iremos preparar o delicioso Ganache de chocolate. Segue a receita abaixo.
Em uma panela, ferva o leite de coco, em seguida desligue e acrescente o cacau em pó mexendo até dissolver. Logo após adicione a baunilha e o melado mexendo sem parar. Em seguida despeje sobre o bolo.
Caros leitores, o próximo passo é saborear. Até a próxima!
Obs: O óleo de cozinha mesmo sendo natural, consumido de forma inadequada, pode causar vários problemas à saúde, entre elas problemas cardiovasculares. Já o óleo de coco usado de maneira correta, pode melhorar a imunidade e até mesmo, nas dietas para emagrecimento.
Referencias bibliográficas:
http://gnt.globo.com/receitas/receitas/bolo-de-chocolate-com-oleo-de-coco.htm#guia=171, acesso em 19 de maio de 2016.
http://emagrecimentoacelerado.com/oleo-de-coco-beneficios-maleficios-e-verdades-reveladas/, acesso em 26 de maio de 2016.
Muito bom!!
ResponderExcluir