sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Matemática no Mundo da Química

Bolsista: Caroline Ferreira

Olá Caros Leitores, hoje vamos falar sobre um assunto bem interessante, a relação da Química com a Matemática.
Em primeiro lugar vamos deixar claro que a matemática é essencial para todas as ciências. Dentre os vários conhecimentos que adquirimos durante nossa formação, a matemática ocupa um lugar de “destaque” em nossas vidas, tanto na escola quanto no dia a dia. Pitágoras já dizia séculos atrás que: “Os números governam o mundo”. A matemática esta presente nas mais diversas situações do nosso cotidiano. (BRASIL, 2002; WALVY, 2008).
E qual a importância de estudarmos matemática na matéria de química?
Bom, vejamos!
A Matemática é amplamente utilizada em química, bem como em todas as outras ciências. Cálculos matemáticos são absolutamente necessários para explorar conceitos importantes em química, pois os conceitos de matemáticos são bases para a resolução de problemas em química (BRASIL, 2002; CLEMENTINA, 2011; WALVY, 2008).
Matemática é uma ferramenta muito importante na química, e você ser químico e não gostar de matemática é como se você fosse um mecânico e não gostasse de chave de fenda. Para se tornar um bom mecânico você sempre utilizara a chave de fenda. A mesma coisa com a Química e a Matemática.

Figura 1 – Matemática, Química, Física
Fonte: http://www.custojusto.pt/faro/explicacoes/explicacoes-fisica-quimica-matematica-17932035

Você não precisa ser um craque na matemática, mais precisa dominar alguns aspectos básicos e fundamentais voltado para a química.
·                    Conjuntos numéricos
·                    Álgebra, operações fundamentais;
·                    Equações de 1° e 2° grau em equilíbrio químico;
·                    Regra de três ou Analise Dimensional;
·                    Conversão de unidades
·                    Porcentagem;
·                    Logaritmos.

Regra de três ou cálculo estequiométrico é um dos conceitos matemáticos mais utilizados em química. Do ponto de vista matemático, o cálculo estequiométrico exige apenas as quatros operações fundamentais: soma, subtração, multiplicação e divisão. Cálculo estequiométrico é o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas feito com base nas leis das reações e executando, em geral, com o auxílio das equações químicas correspondente. (FELTRE, 2004).
Generalizando, o cálculo estequiométrico (ou seja, a regra de três) poderá ser feito em outras unidades – gramas, quilogramas, toneladas, número de moléculas etc. Bastará “traduzir” a quantidade de mols que aparece na equação química para a unidade que for mais conveniente à resolução do problema.(FELTRE, 2004).
Por exemplo, se fosse perguntado quantos mols de NH3 são produzidos a partir de 10 mols de N2? Esse cálculo é traduzido matematicamente pela seguinte regra de três: (FELTRE, 2004)

       N2 + 3H2 ------------ 2NH3

                               1 mol de N2 -------------- 2 mol de NH3
10 mol de N2 --------------- X
X =  2 * 10
     1
X = 20 mols de NH3

Agora vocês conseguem perceber como a matemática é essencial para o mundo cientifico? Ela não tem apenas papel formativo, mas também deve ser reconhecida como ciência, com suas características estruturais e especificas.
Com as informações explanadas nessa matéria, espero que tenham obtido um aprendizado significativo.
Até a próxima! 

Referências:

RICARDO, F. Química Geral. 6 ed. São Paulo: Editora Moderna, 2014.
LEONARDO, F. M. Conexões com a Matemática. 2 ed. São Paulo: Editora Moderna, 2013.
UNILA, Monografia, Disponível em <https://dspace.unila.edu.br/bitstream/handle/123456789/1758/Monografia%20final_Anne.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em 10 de setembro de 2017 
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ensino Médio e Tecnológico. Brasília: MEC/SEMT, 2002. 
CLEMENTINA, C.M. A importância do ensino da química no cotidiano dos alunos do Colégio Estadual São Carlos do Ivaí de São Carlos do Ivaí-PR. Paraná, 2011. 
WALVY, O.W.C. Construindo saber docente Interdisciplinar: a termogravimetria em um laboratório didático. Tese de doutorado, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.
  

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