terça-feira, 19 de abril de 2011

2011 ano Internacional da química

Bolsista: Ana Lucia


O ano de 2010 foi considerado o ano internacional da Biodiversidade. Com uma iniciativa da UNESCO (Organizações das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura) e da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) o ano de 2011 será o ano Internacional da Química, que foi aprovada na 63ª Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de celebrar as grandes conquistas da Química e sua enorme contribuição para o bem-estar da humanidade. A idéia é uma comemoração global, que aproxime crianças, jovens e adultos através de atividades educativas e de divulgação da Química.
È preciso criar uma nova maneira que seja mais interessante, com linguagem mais aceitável, curiosa, o quanto a química é importante e está presentes em nosso dia a dia, na vida dos seres vivos, no planeta os benefícios que traz pra saúde, na agricultura.
Um fato muito importante de se comemorar o ano Internacional de Química em 2011, e que também está completando 100º aniversário do prêmio Nobel em Química concedido a Marie Curie (1867-1934), pela descoberta dos elementos rádio (Ra), ela também descobriu o polônio (Po), no qual foi dado esse nome em comemoração ao nome da sua terra natal, Marie Curie e seu marido Pierre e Henri Becquerel oito anos antes haviam recebido o premio Nobel de Física pela descoberta da radioatividade.
Está comemoração também é uma oportunidade de celebrar as participações e contribuições das mulheres para o progresso da ciência.
Este ano teremos muitos motivos pra comemorar, pois também será o 100º aniversário da fundação da Associação Internacional das Sociedades de Química, proporcionando uma oportunidade para destacar a importância da colaboração científica internacional. Sem deixar de mencionar que o SBQ empenhou muito na campanha mundial pra que a data acontecesse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário