segunda-feira, 16 de maio de 2011

Césio


Mineral que contém césio, polucita

   Bolsista: Leonice Paraguai

         O césio (do latim "caesium”, que significa "céu azul") foi descoberto em 1860 por Robert Wilhelm Bunsen e Gustav Kirchhott. É um elemento químico de símbolo Cs, de número atômico 55 (prótons e elétrons) com massa atômica 132,9 u localizado na família dos alcalinos, grupo 1 da classificação periódica. Seus isótopos mais relevantes são o Cs-133 usado para definir os segundos no tempo e o radioisótopo Cs-137 para a cura do cancro.

          O césio existe na natureza na forma de minerais como a lepidolita e a polucita. Uma das fontes mundiais mais significativas deste metal é encontrada no Lago Bernic em Manitoba (Canadá). São estimados nesta região depósitos de 300.000 toneladas de polucita com uma média de 20% de césio. Além desta região pode-se encontrar césio nos Estados Unidos (Dakota do Sul e Maine), África Austral (Karib) e em Zimbábue (Bikita).
        Se a temperatura ambiente for maior que 28,5 oC o césio pode ser encontrado na forma líquida com coloração ouro prateada. Além desta propriedade pode ser dúctil e muito reativo, característica dos metais. Na presença de água fria ou gelo pode ocorrer uma reação explosiva. Para se ter uma ideia, o hidróxido de césio (CsOH) é a base mais forte que existe, capaz de, inclusive, atacar o vidro! Os compostos mais importantes de césio são seus cloretos e seus nitratos.
césio na forma líquida
       De acordo com as propriedades periódicas, o césio é o elemento mais eletropositivo, o mais alcalino e o de menor potencial de ionização entre todos os elementos, com exceção do frâncio. O césio é o menos abundante dos cinco metais alcalinos radioativos. Tecnicamente o frâncio é o metal alcalino menos comum (menos de trinta gramas na terra inteira) e, sendo altamente radioativo, sua abundância pode ser considerada como zero em termos práticos.

Aplicações



Nenhum comentário:

Postar um comentário