terça-feira, 24 de maio de 2011

Dicas para uma alimentação saúdavel

                                                  Bolsista: Nara Alinne Nobre da Silva

        Olá amigos do blog "Pibid e o Ensino de Química", hoje venho falar de um assunto bastante interessante e comum. Acredito que todos  já saibam que os alimentos são fontes de nutrientes, que por sua vez são fontes de energia para o nosso organismo. Entretanto muitas vezes não sabemos como ter uma alimentação saúdavel. Então vai aqui uma dica...
       Uma alimentação saúdavel deve atender as necessidades do nosso corpo, por isso deve:
-Incluir vários grupos alimentares, por exemplo, cereais, frutas, hortaliças;
-Ser equilibrada. Respeitando o consumo adequado de cada tipo de alimento;
-Suficiente: quantidades que atendam e respeitem a necessidade de cada pessoa;
-Colorida: uma alimentação colorida e rica em termos de nutrientes;
-Segura: os alimentos não devem apresentar contaminações.
          Além disso, devemos nos preocupar com a qualidade. Quando digo qualidade, me refiro levar em consideração a ausência de contaminação e a composição nutricional de cada alimento, ou seja, quais os nutrientes que o alimento pode oferecer.
          Os nutrientes são compostos químicos que estão presentes nos alimentos e que podem ser aproveitados pelo nosso organismo, para a sua manutenção e crescimento.  Os nutrientes que fornecem energia ao nosso corpo são chamados de macro nutrientes, são os carboidratos, as proteínas e os lipídios.
         Os carboidratos, também conhecidos como açúcares ou glicídios, são utilizados pelos músculos para realização de movimentos e são armazenados no fígado para manutenção da glicemia. São encontrados em maior quantidade nos alimentos de origem vegetal, por exemplo, beterraba, banana, arroz, pão, milho, fubá, biscoitos, aveia, batata, mandioca, entre outros. Contudo são encontrados também em alimentos de origem animal, como o leite.
         O carboidrato presente no leite é a lactose, um dissacarídeo formado por uma molécula de glicose e uma de galactose. Esses são a fonte de produção de ácido láctico pelos microorganismos. (Veja o que é um acido no link conteúdos extras).
       A galactose é classificada como uma molécula saturada, pois possui apenas ligações simples entre os átomos, heterogenia, visto que possui um átomo diferente do carbono na cadeia principal, que é o átomo de oxigênio, ramificada, porque contém um átomo de carbono terciário e cíclica, pois sua cadeia forma um anel. Sua formula molecular é C6H12O6, e massa igual a 180,156 g.mol-1. Possui duas disposições alfa e beta. Observe a figura acima.
       A molécula da glicose pode ser aberta ou fechada (cíclica). Quando ela é cíclica apresenta 2 disposições, alfa e beta, é ramificada, saturada e heterogênia. Possui massa molar e formula molecular igual a da galactose. E solúvel em água, e é o principal carboidrato.


glicose alfa
glicose beta



                


cadeia aberta



     E aí gostaram??? Deixe seu comentário ou envie para quipibid@hotmail.com. Até a semana que vem.

Fontes: 
-Livro: Alimentação saúdavel e sustentavel. Eliane Said Dutra et.al.
http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab99/galctosemia/galactose.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Galactose
http://www.brasilescola.com/saude/glicose.htm







Nenhum comentário:

Postar um comentário