segunda-feira, 16 de maio de 2011

E se te perguntarem: por que o sal conserva a carne?

                                                       Bolsista: Nara Alinne Nobre da Silva

           Olá amigos do blog Pibid e o Ensino de Química, estamos dando inicio a coluna QUÍMICA DOS ALIMENTOS. Através dela estaremos discutindo assuntos como conservação de alimentos, alimentos industrializados, aditivos químicos, entre outros. O objetivo e entendermos a relação da QUÍMICA com os ALIMENTOS. O assunto de hoje será conservação.

VOCÊ SABE COMO SURGIRAM AS PRIMEIRAS TÉCNICAS DE CONSERVAÇÃO?

       Desde a antiguidade os povos egípcios e mesopotâmicos já se preocupavam em desenvolver técnicas para a conservação de alimentos. Uma das primeiras técnicas desenvolvida foi a salga, e surgiu da necessidade de preservar os peixes que seriam comercializados. Ainda hoje países como Noruega, Islândia e o Canadá utilizam essa técnica para conservação de peixes como bacalhau e sardinha. Aqui no Brasil a salga é bem comum na conservação de carnes.
         Contudo qual o processo que ocorre para que ele seja capaz de conservar os alimentos?
         O sal é constituído por uma substância composta denominada Cloreto de Sódio (NaCl), essa substância é higroscópica, ou seja, tem a capacidade de absorver umidade. Assim quando em contato com a carne o sal retira a umidade da mesma, desidratando-a, e logo inibindo o crescimento de microorganismos. O NaCl possui também ação bacteriostática e bactericida, que causa a morte de bactérias. Impedindo assim a deterioração do alimento.
       A penetração de sal e a saída de água é um exemplo de osmose. Que é o processo de transferência da água ou outro solvente por uma membrana semipermeável. Como assim? A carne possui uma membrana semipermeável que a reveste, quando adicionado sal, a água da carne ultrapassa esta membrana, é e absorvido pelo sal. Dessa forma há a transferência de água de um local menos concentrado para um mais concentrado, até que cheguem a um equilíbrio. O tempo necessário para esse equilíbrio é denominado tempo de salga.
 
  Espero que tenham gostado. Na próxima segunda teremos um novo post nesta coluna. Não percam!!! Dúvidas ou sugestões deixem um comentário ou enviem para quipibid@hotmail.com.

fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14492

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Ficamos felizes em ter auxiliado em seus estudos Jessica Oliveira,continue nos seguido.Obrigada

      Excluir
  2. Eu li em uma prova que o sal forma uma barreira protetora que diminui a oxidação do alimento pela ação do O2. É verdade?

    ResponderExcluir
  3. Ola boa noite existe o sal de cura nitrato de sódio que faz a carne durar muito mais tempo até ser consumida

    ResponderExcluir
  4. Ola boa noite existe o sal de cura nitrato de sódio que faz a carne durar muito mais tempo até ser consumida

    ResponderExcluir
  5. thancks for your help

    ResponderExcluir