quarta-feira, 4 de maio de 2011

Eventos no AIQ

                                                               Bolsista: Ana Lúcia Miranda
    
     Caros colegas como estamos comemorando o ano internacional da química, este ano está repleto de acontecimentos, eventos interessantes sobre química.
        E um dos eventos muito importante que teve inicio no dia 1º de maio, foi a Exposição Fotográfica Mãos de Césio no Rio de Janeiro. Que se trata de exposições de fotografia sobre o maior acidente radioativo acontecido no nosso país,que ocorreu na capital do estado de Goiás,a cidade de Goiânia,que ficou conhecido como o acidente do césio 137. Um prédio do Instituto Goiano de Radioterapia destruído e abandonado com um aparelho de radioterapia desativado dentro foi à causa deste "Chernobyl do Brasil", que foi classificado como nível cinco na Escala Internacional de Acidentes nucleares.
    Um aparelho construído nos anos 50 usado no tratamento de câncer que havia sido abandonado e encontrado por dois catadores de ferro velho,sem ter nenhum conhecimento do perigo que eles estavam correndo,foi retirado cerca de dois gramas do césio 137 uma substancia radioativa. Centenas de pessoas foram contaminadas sendo que as partes do corpo mais afetados foram as mãos,porque foram as primeiras a terem contato com o elemento radioativo.
      Essa exposição tem um dos objetivos homenagearem centenas de pessoas que eram trabalhadores tanto civis como militares que ajudaram as primeiras vitimas. Enfermeiros, médicos, bombeiros, policiais militares, pedreiros e motoristas, em muitos casos também perderam a sua saúde e suas vidas por causa da radioatividade do Césio, chamado de o brilho da morte.
       A exposição mãos de césio traz um acervo da Associação das Vítimas do Césio 137 de Goiânia (AVCÉSIO), do Programa Memória Roberto Pires e do Centro de Pesquisa e Documentação do Jornal do Brasil (CPDOC JB). Não pode deixar de mencionar que muitas das pessoas contaminadas que estão vivas lutam por alguns direitos que não foram dados a eles.
       Esta exposição conta com apoio da Fundação Heinrich Boell, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro e da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch.
A exposição teve inicio dia 1º e ira até o dia 29 de maio no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, Rua Monte Alegre, 306.

Nenhum comentário:

Postar um comentário