sábado, 28 de maio de 2011

Modelos Atômicos

Bolsista: Litton Jr.
Olá seguidores do QUIPIBID! Como eu disse na semana passada, essa semana estaremos dando continuidade ao conteúdo sobre os modelos atômicos, já vimos os primeiros modelos proposto por Dalton e Thomson, essa semana veremos os modelos propostos por Rutherford e Born, então vamos lá....

Em 1911, Lord Rutherford e colaboradores bombardearam uma lâmina metálica delgada com um feixe de partículas alfa atravessava a lâmina metálica sem sofrer desvio na sua trajetória (para cada 10.000 partículas alfa que atravessam sem desviar, uma era desviada).
Para explicar a experiência, Rutherford concluiu que o átomo não era uma bolinha maciça. Admitiu uma parte central positiva muito pequena mas de grande massa ("o núcleo") e uma parte envolvente negativa e relativamente enorme ("a eletrosfera ou coroa"). Se o átomo tivesse o tamanho do Estádio do Maracanã, o núcleo seria o tamanho de uma azeitona.
Surgiu assim o modelo nuclear do átomo. 


Pórem pelo modelo proposto por Rutherford nota-se duas falhas:
  • uma carga negativa, colocada em movimento ao redor de uma carga positiva estacionária, adquire movimento espiralado em direção à carga positiva acabando por colidir com ela;
  • uma carga negativa em movimento irradia (perde) energia constantemente, emitindo radiação. Porém, sabe-se que o átomo em seu estado normal não emite radiação.
Equívocos que mais tarde seriam solucionados por um cientista dinamarquês chamando Niels Born que se baseou na seguinte idéia:

Um elétron num átomo adquire apenas certas energias, e cada energia é representada por uma órbita definida, particular. Se o elétron recebe energia ele pula para uma outra órbita mais afastada do núcleo. Pode ocorrer no elétron a perda de energia por irradiação, e sendo assim, o elétron cai para uma órbita mais próxima do núcleo. Todavia o elétron não pode ficar entre duas órbitas definidas, específicas, pois essa não seria uma órbita estável.

Em outras palavras: um elétron só pode estar em movimento ao redor do núcleo se estiver em órbitas específicas, definidas, e não se encontra em movimento ao redor do núcleo em quaisquer órbitas.
As órbitas permitidas constituem os níveis de energia do átomo ( camadas K L M N ... ).


Bom blogueiros, nosso conteúdo sobre os modelos atômicos se encerram por aqui, espero que tenha ficado claro e objetivo a matéria. Qualquer duvida ou sugestão podem entrar em contato conosco deixando um comentário ou através do nosso email: quipibid@hotmail.com

Até a próxima!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário