quarta-feira, 18 de maio de 2011

                                                       Bolsista: Alessandro Barbosa


Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do jornal O GLOBO, sobre pesquisa que comprovou que observar obras de arte proporciona mesmo prazer de estar apaixonado.
Tela de Romero Brito
            Uma pesquisa realizada na Inglaterra, que mostra que a mesma parte do cérebro que é estimulada quando uma pessoa se apaixona reage quando olhamos uma grande obra de arte. O resultado se assemelha ao que as pessoas sentem com o amor romântico ou quando estão sob efeito de determinadas drogas. Numa série de experimentos de mapeamento do cérebro, o professor Semir Zeki, neurobiologista da University College London, escaneou os cérebros de voluntários conforme eles olhavam para 28 figuras.
            Na pesquisa, foram incluídas obras como o Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli; e os Banhistas na Grenouillière, de Claude Monet. Zeki percebeu que o fluxo de sangue aumentou em áreas do cérebro geralmente associadas ao amor.
- Houve avanços significativos em nossa compreensão do que acontece no nosso cérebro quando olhamos trabalhos de arte - ele disse. - Recentemente, descobrimos que quando observamos coisas que consideramos bonitas, há aumento da atividade nos centros de compensação de prazer do cérebro.
          O estudo está sendo revisado e será publicado ainda este ano. A pesquisa sugere que a arte poderia ser usada para aumentar o bem-estar e a saúde mental do público em geral. Pesquisas realizadas anteriormente mostraram que a arte pode reduzir o sofrimento de pacientes em hospitais e conduzir a recuperação rápida de problemas de saúde.
Mas porque isso acontece? E como isso acontece?
       A mesma parte do cérebro que é estimulada quando uma pessoa se apaixona reage quando olhamos uma grande obra de arte. A observação da arte pelo homem provoca um aumento de uma substância química associada ao bem-estar, a dopamina, no córtex órbito-frontal do cérebro, resultando em sensações de intenso prazer. A dopamina é um importante neurotransmissor no cérebro, produzido por um grupo de células nervosas, chamadas de Neurônios Pré-Sinápticos, que atuam no cérebro promovendo, entre outros efeitos, a sensação de prazer e a sensação de motivação.




Até mais!


Fontes:
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/05/10/observar-obras-de-arte-proporciona-mesmo-prazer-de-estar-apaixonado-revela-pesquisa-924423905.asp#ixzz1MWyHGRzZ
http://www.brasilescola.com/quimica/a-quimica-amor.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário