terça-feira, 3 de maio de 2011

Sacolas plásticas, solução ou um risco ao meio ambiente?

Bolsista: Monika

Uma reportagem do jornal hoje da emissora globo, que foi ao ar dia 27/04/2011, relatou que em São Paulo capital e cidades do interior a distribuição de sacolas plásticas pode estar com os dias contados, dia nove de maio os supermercados assinam um acordo com o governo do estado para tentar abolir o uso de sacolas plásticas. Os ambientalistas comemoram, mas os consumidores estão divididos.




O consumidor terá a opção das sacolas retornáveis a R$ 1,99, ou a biodegradável de amido de milho a R$ 0,19 cada.Você sabia que os sacos e sacolas plásticas levam mais de 100 anos para se decompor na natureza, enquanto que a biodegradável leva apenas três meses para se desfazer, porem, um professor de engenharia ambiental diz que a sacola biodegradável também devem ser evitadas segundo ele, “ elas são um produto orgânico que vai gerar gás metano. Que e um gás muito agressivo a camada de ozônio. Então o problema não desaparece, troca-se de problema”, diz Ernesto Paulela, professor de engenharia ambiental.

A luta por um planeta sustentável cada dia se torna uma necessidade de sobrevivência, e aqui, caro amigo da cidade de Uruaçu e região ou ate mesmo no estado de Goias, o que você considera que seja feito para que o meio ambiente seja protegido qual atitude você daria para tal? Deixe seu recado, pequenas atitudes podem ajudar a conservar melhor o nosso planeta.

            Veja uma tabela do tempo de decomposição de vários materiais:

Material
Tempo de Degradação
Latas de Aço
10 anos
Alumínio
200 a 500 anos
Cerâmica
Indeterminado
Chicletes
5 anos
Cordas de nylon
30 anos
Embalagens Longa Vida
Até 100 anos (alumínio)
Embalagens PET
Mais de 100 anos
Esponjas
Indeterminado
Filtros de cigarros
5 anos
Isopor
Indeterminado
Louças
Indeterminado
Luvas de borracha
Indeterminado
Metais (componentes de equipamentos)
Cerca de 450 anos
Papel e papelão
Cerca de 6 meses
Plásticos (embalagens, equipamentos)
Até 450 anos
Pneus
Indeterminado
Sacos e sacolas plásticas
Mais de 100 anos
Vidros
indeterminado






























Fonte: Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário