segunda-feira, 13 de junho de 2011

Aprendendo a fazer "lasanha"

                                                                                     Voluntária: Nara Alinne Nobre da Silva      
       Olá amigos, no nosso post de hoje trago uma receita desejada por muitos, a famosa “Lasanha”.

Ingredientes:


 500g de massa de lasanha                                                                500g do recheio (ex: carne moída, frango desfiado, etc.)
2 caixas de creme de leite            
 3 colheres de manteiga
3 colheres de farinha de trigo       
500g de presunto
500g de mussarela                          
sal agosto   1,5 copos de leite   
1 cebola ralada    3 colheres de óleo  
 500g de molho de tomate  1 pacote de queijo ralado

Modo de preparo:
        Refogue a cebola com a carne moída acrescentando também o molho de tomate. Deixe cozinhar por aproximadamente três minutos.
Molho a bolonhesa: refogue a carne moída acrescentando o molho de tomate, deixe cozinhar  por aproximadamente três minutos.
        Para fazer o molho branco basta derreter a margarina com três colheres de farinha de trigo, mexendo e colocando o leite aos poucos, ao se tornar uma massa monocromática adicione também o creme de leite, mexa mais um pouco e desligue
        Para montar sua lasanha, coloque a metade de todos os ingredientes em uma assadeira nessa seqüência: Um pouco de molho a bolonhesa, a metade da massa, a metade do presunto, a metade da mussarela e todo o molho branco. Em seguida o restante da massa, o restante do presunto, da mussarela e o molho a bolonhesa, salpiquem com queijo ralado. Depois leve ao forno para gratinar, não se esqueça de cobrir com papel alumínio. Depois é só degustar.
     Só faço uma recomendação: caso vocês forem guardar as sobras da lasanha e cobri-las com papel alumínio a preferência é que o recipiente seja de alumínio, vidro ou plástico.
      Você imagina o porquê desta recomendação?
     Quando guardamos as sobras de lasanha em um recipiente que não seja de aço inoxidável, vidro ou plástico e cobrimos com papel alumínio estamos inadvertidamente construindo uma pilha.    
       Como assim?
O metal alumínio quando em contato simultâneo com um metal diferente (o do recipiente) e um condutor elétrico (molho de tomate), constitui uma verdadeira pilha. Uma pilha é caracterizada pela movimentação de elétrons.
     Observe o que acontece: o recipiente feito de um material de aço não inoxidável é composto principalmente por ferro (aço inoxidável é uma liga metálica, ou seja, é constituído de vários metais entre eles o crómio e o níquel, de alta resistência a oxidação). Os átomos de ferro agarram-se aos seus elétrons com muito mais força que os átomos de alumínio ao dele. Então surgindo uma oportunidade, os átomos de ferro do recipiente vão roubar elétrons dos átomos de alumínio do papel laminado. O molhe oferece essa oportunidade, pois oferece uma via condutiva pelos quais os elétrons conseguem ir do alumínio para o ferro. Assim sendo um átomo de alumínio que tenha perdido elétrons não será mais um átomo de alumínio metálico. Será um íon de alumínio capaz de dissolver-se no molho, lembrando que um íon é um átomo ou molécula eletricamente carregado. Pode ser denominado de cátion quando carregado positivamente, exemplo, Na+ ou de ânion quando carregado negativamente, por exemplo, Cl-.
         É por isso que às vezes guardamos as sobras de lasanha coberta por papel alumínio e quando vamos pegar há buraquinhos no papel aluminio.

Espero que tenham gostado pessoal. Sugestões deixem um comentário ou envie para quipibid@hotmail.com.

Fontes:
Wolke, Robert L. O que Einstein disse a seu cozinheiro, Rio de Janeiro Jorge Zahar, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário