segunda-feira, 6 de junho de 2011

Bolsista: Ana lucia
Oi blogueiros, estou hoje trazendo mais um acontecimento do AIQ,para comemorar esse acontecimento que venho postando ,foi desenvolvido os 365 dias de química.
Onde cada dia durante todo o ano, está sendo postadas entrevistas com especialistas em diversas áreas de química, esses entrevistados são mestres, doutores que se especializaram em uma área da química, entre elas estão química orgânica, química analítica e outras.
Esta coluna tem  o nome de molécula do dia,cada molécula apresentada nessa pagina são escolhidas pelo entrevistado.São entrevista muito interessantes e a parti da próxima postagem vou falar sobre algumas moléculas discutido no dia.
Desde o dia 01 de janeiro de 2011 que todos os dias têm uma entrevista com algum professor de química. A primeira entrevista foi sobre a Progesterona, à entrevistada foi a doutora em química Núbia Moura Ribeiro que atualmente e professora no Instituto Federal da Bahia.
Na entrevista ela relata o seguinte:
A progesterona tema formula estrutural C21H30O2 ela é um hormônio feminino, que é produzido no ovário na puberdade. A progesterona possui muitos benefícios para a saúde da mulher com: estimular as células responsáveis pela formação ossos, diminuindo assim os riscos de osteoporose, sendo também muito eficaz no tratamento de depressão pós- parto, ajuda também no tratamento das TPM (Tensão pré menstrual )retendo líquidos, cólicas, irritabilidade e dores de cabeça. O estresse, um fator que muito contribui na TPM, força um aumento dos níveis de cortisol, dificultando a chegada da progesterona aos seus receptores. Um reforço nos níveis de progesterona ajuda a reverter o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário