terça-feira, 5 de julho de 2011

Bolsista: Eliana


Vamos lembrar amigos do blog que se não andamos fedendo é graças a Química.

Hoje estarei falando do desodorante. Entre as descoberta dos motivos que causam o odor desagradável da transpiração esta a descoberta de que ácidos carboxílicos são as substâncias que causam o mau cheiro. Um dos principais é  o ácido 3-meil-hex-2-enóico:
Os desodorantes muitas das vezes tentam utilizar um perfume para minimizar o mau cheiro da transpiração. Outros incluem em sua composição substâncias que inibem a atuação dos microorganismos. Ex: triclosan que é um anti-séptico, bactericida e vermicida, é uma preparação a base de fenol. Pouco solúvel em água e boa solubilidade na maioria dos solventes.
Existem também desodorantes com substâncias capazes de neutralizar os ácidos responsáveis pelos maus cheiros. EX: desodorante com bicarbonato de sódio. A função dessa substancia é diminuir o odor por meio da reação com  ácidos carboxílicos transformando-os  no sal correspondente.
           Estas descobertas tiveram bastante êxito, porque pessoas passaram a terem menos problemas relacionados ao odores nas axilas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário