sexta-feira, 29 de julho de 2011

E o modelo da "Bola de bilhar" você conhece?

Bolsista: Leidiane Rosa

Falamos em elementos químicos, moléculas, átomos, elétrons, mas você sabe o que é o átomo e quem foi que o descobriu?
 Dalton, em 1808, foi o primeiro a reconhecer que cada elemento é composto de grande número de partículas, minúsculas, porém iguais; deu a cada uma dessas partículas o nome de átomo.
Químico e físico inglês, fundador da teoria atômica moderna, John Dalton nasceu em Eagles Field, Cumberland, em 6 de setembro de 1766, Dalton dedicou a vida ao ensino e à pesquisa. Com apenas 12 anos, substituiu seu professor John Fletcher, na Quaker’s School de Eagles Field, e em 1781 transferiu-se para Kendall, onde lecionou numa escola. Partiu para Manchester em 1793, estabelecendo-se definitivamente, onde faleceu em 27 de julho de 1844.
John Dalton é um dos mais famosos químicos. Suas realizações incluem a descoberta dos átomos, trabalhos sobre as propriedades dos gases, (lei da mistura dos gases) e o desenvolvimento da teoria atômica de Dalton, além de desenvolver trabalhos significativos em vários campos: meteorologia, química, física, gramática e lingüística. 
O nome de Dalton, na ciência, é ligado à chamada teoria atômica, onde afirma que a matéria é composta de partículas tão pequenas que são invisíveis, que os átomos de um elemento são semelhantes entre si, mas diferente dos de outros elementos, acreditava que deviam ser como bolinhas minúsculas, como chumbo miúdo de caça. Ficou então conhecido como o modelo da "Bola de bilhar".
Idéia que prevaleceu até a descoberta dos isótopos (1921), quando foram descobertos átomos de um mesmo elemento com massas diferentes. Explicava as reações químicas como resultado da separação ou da união entre átomos e usou o termo átomos compostos para designar as ligações entre essas partículas.
Dalton, estabeleceu que cada elemento tem peso próprio. Tomou o elemento mais leve, o hidrogênio, como base unitária - valendo 1 - e mediu os outros em comparação com o peso deste.  Sua teoria sobre os átomos tornou possível explicar o modo como os átomos se combinam para a formação de moléculas. Mostrou que as combinações químicas ocorrem apenas quando há uma relação entre as substâncias.
Partindo, das investigações sobre a composição dos diferentes óxidos de nitrogênio, Dalton estabeleceu a lei das proporções múltiplas, conhecida também como lei de Dalton. A lei de Dalton pode ser assim enunciada: Se a massa m de uma substância química S pode combinar-se com as massas m’1, m’2, m’3 etc. de uma substância S’, dando origem a compostos distintos, as massas da substância S’ estarão entre si numa relação de números inteiros e simples.
 Na época em que ele estabeleceu essa lei não eram ainda conhecidas as fórmulas moleculares dos compostos, determinavam-se, experimentalmente, com aproximação, as proporções ponderais dos elementos constituintes dos compostos.
Em 21 de outubro de 1803, Dalton apresentou suas observações sobre o aumento da pressão dos gases com a elevação da temperatura e a descoberta de que todos os gases apresentam o mesmo coeficiente de expansão, Dalton estabeleceu que "a pressão total de uma mistura de gases é igual à soma das pressões parciais dos gases que a constituem". Considera-se pressão parcial a pressão que cada gás, isoladamente e à mesma temperatura. Esse princípio só se aplica aos gases ideais.
Seu nome esta ligado à história da ciência tanto por suas teorias químicas quanto pela descoberta e descrição de uma anomalia congênita da visão das cores: o daltonismo, de que ele próprio sofria, e pesquisou o fenômeno em outras pessoas, observando que a anomalia mais comum era a impossibilidade de distinguir o vermelho e o verde. Dedicou-se também à meteorologia, onde desenvolveu interessantes trabalhos sobre fenômenos atmosféricos, como a aurora boreal, e contribuiu com numerosos trabalhos originais, à física, à química, à gramática e à lingüística.
Dalton contribui significadamente com seus estudos, pesquisas e teorias, que perduram até os dias de hoje, suas teorias são de fundamental importância principalmente para os estudos da química, que se fundamentam em suas teorias para aplicação dos conceitos, Dalton deixou estudos interpretativos que se não atingiram grau elevado de precisão, mas sua metodologia trouxe grandes inovações para o estudo das ciências.
Referencias
http://www.brasilescola.com/quimica/teoria-atomica-dalton.htm
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JohnDalt.html
http://allchemy.iq.usp.br/metabolizando/beta/01/jdalton.htm
http://profmarialuiza.vilabol.uol.com.br/dalton.htm
http://www.consciencia.org/o-mundo-maravilhoso-da-quimica

Nenhum comentário:

Postar um comentário